Mas afinal, quanto custa um planejamento de marketing? Se você é gestor de empresa e tem essa dúvida, fique tranquilo. Bastam algumas dicas práticas sobre o assunto para que as ideias se tornem bem mais claras, sempre envolvendo preparação e estratégia.
Um serviço de planejamento de marketing bem estruturado mostra quem é seu público. Isso facilita muito para desenvolver ações voltadas a atingi-lo com eficiência, a partir de campanhas estratégicas buscando divulgar conteúdos e reforçar a autoridade. Tudo deve levar em conta, claro, os objetivos específicos do negócio para aumentar a assertividade.
Continue conosco e entenda os principais aspectos que definem o custo de um plano de marketing!
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Objetivos do negócio
O primeiro passo é identificar as metas da empresa. Se isso não estiver claro, todas as etapas da estratégia perdem impacto. A compreensão do que a marca oferece e, sobretudo, no que ela acredita, cumpre papel essencial para a elaboração do plano.
A respeito do marketing em si, os objetivos podem ser inúmeros. Desde o ganho de reconhecimento até a conquista de novos clientes, passando pela fidelização constante da base atual de consumidores, por exemplo.
Isso sem falar em metas comuns como ampliação da presença digital, aumento de determinadas porcentagens no número exato de vendas, no faturamento etc.
Vale a pena usar o princípio de meta SMART, sigla em inglês que, traduzida, indica que o objetivo deve ser específico, mensurável, alcançável, relevante e temporal. A intenção consiste em facilitar o desenvolvimento e o posterior acompanhamento das ações. Quanto maior a especificidade da meta, melhor.
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Concorrência
A avaliação das estratégias aplicadas pelos principais concorrentes é fundamental para agregar uma nova perspectiva às suas próprias campanhas e ações. Afinal, de que maneira eles atuam? Em que aspectos mais se destacam? E onde parecem ser inferiores?
Traçar essa análise de comparação ajuda a corrigir um ou outro erro, otimizando processos capazes de impactar diretamente nos resultados. Por outro lado, é possível fortalecer as vantagens que sua empresa apresenta em relação às demais do segmento.
Aqui também entra em cena uma importante sigla em inglês a matriz SWOT. Traduzida ao português ela vira matriz FOFA: Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças. Ao identificar esses quatro pontos, uma marca ganha competência suficiente para dar os passos corretos rumo a um plano de marketing eficiente.
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Público-alvo
Para saber quanto custa um planejamento de marketing, outro elemento relevante é o público-alvo. Trata-se de uma definição envolvendo fatores sociais, econômicos e demográficos dos indivíduos que consomem produtos ou serviços.
Em qualquer estratégia, esse conceito deve aparecer com a devida importância. A identificação do público-alvo é um processo vital para entender padrões de perfil dos consumidores, como profissão, formação, local de residência, gênero, idade, estado civil e principais hábitos de compra, por exemplo.
O investimento em pesquisas para entender seu público-alvo é essencial, por mais que, recentemente, o termo persona não pare de ganhar espaço no cenário do marketing digital. A ideia dessa transformação consiste em dar mais detalhe a esse público, possibilitando que a marca compreenda cada vez melhor suas dores e necessidades específicas.
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Ações definidas
Outro aspecto bastante decisivo no valor de um plano eficaz de marketing são as ações propriamente ditas, já integrando a prática das campanhas. Em geral, investimentos específicos para fazer parte de metodologias planejadas são necessários.
No ambiente online, as principais ações de marketing estão na lista abaixo:
- • produção de conteúdo (cards em redes sociais, blog posts etc.);
- • campanhas de mídia paga (Google Ads, redes sociais etc.);
- • estratégias de automação de marketing;
- • elaboração de listas de contatos;
- • presença nas principais redes sociais.
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E os canais offline não podem ficar de fora, com práticas eficientes como:
- • desenvolvimento de materiais gráficos (flyers, folders, banners etc.);
- • anúncios em meios de comunicação;
- • parcerias;
- • organização de eventos.
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Conforme observamos, existem diversos fatores que influenciam em uma estratégia. É impossível delimitar um número exato sobre esse investimento, mas se você quer ao menos uma noção de quanto custa um planejamento de marketing, saiba que o valor costuma ficar a partir dos R$ 2.000,00 por mês.
Nós, da Agência Jokerman, estamos dispostos a te ajudar. Quer fazer um orçamento personalizado? Aproveite e entre em contato conosco!