Pular para o conteúdo

Qual a diferença entre mídias sociais e redes sociais? Neste artigo explicamos!

Descubra neste artigo quais as diferenças entre mídias sociais e redes sociais, no intuito de estabelecer melhores estratégias de marketing!
qual a diferença entre mídias sociais e redes sociais

Não é raro os termos mídia social e rede social serem tratados como sinônimos. No entanto, existem diferenças sensíveis entre eles, sendo crucial que o planejamento de conteúdo da marca considere essa distinção. O intuito disso não só está em esclarecer o público, mas também em demonstrar maior autoridade sobre o tema.

Ao longo do texto vamos explicar qual a diferença entre mídias sociais e redes sociais, facilitando o entendimento por meio de alguns exemplos. Dessa forma, haverá uma clareza maior de objetivos na hora de estabelecer estratégias de atração e retenção de clientes. Boa leitura!

O que diferencia uma mídia social de uma rede social?

A principal diferença entre os termos está no grau de abrangência. Uma mídia social é tudo aquilo usado na Internet para a disseminação de informação, o que pode englobar:

  • texto;
  • áudio;
  • vídeo;
  • imagem;
  • GIF;
  • infográfico, entre outros.

Portanto, uma mídia social é algo estritamente ligado ao meio digital. Já uma rede social pode tanto ser na Internet como fora dela. Como o nome sugere, diz respeito ao relacionamento entre pessoas, que podem ser físicas ou jurídicas, caso uma empresa use alguma plataforma para estreitar o relacionamento com o cliente. Vale salientar que toda rede social é uma mídia social, mas nem toda mídia é uma rede social. Se ainda está confuso, vamos esclarecer isso melhor com exemplos.

Por que é importante saber qual a diferença entre mídias sociais e redes sociais?

O YouTube, embora permita interação entre pessoas, principalmente nos comentários dos vídeos, é considerado uma mídia social. Já o Facebook e o Instagram, mesmo sendo plataformas de disseminação de mídias sociais, são consideradas redes sociais, visto que focam principalmente em conectar pessoas e marcas. Nota-se aqui uma linha tênue de diferenciação, por causa do fato de que as plataformas citadas lidam com ambos os conceitos, tendo um maior foco em mídia social ou rede social.

Dito isso, é sempre importante demonstrar conhecimento sobre determinado assunto. Além de transmitir autoridade, isso ajuda a marca a se diferenciar da concorrência, bem como eleva o nível de clareza quanto ao objetivo de uma estratégia. Em um blog, por exemplo, pode ser extremamente negativo tratar mídias sociais e redes sociais como sinônimos, exceto se for adotado um contexto específico, visto que toda rede social pode ser considerada uma mídia social.

Por que é importante marcar presença em ambos?

Empresas devem focar em produzir conteúdo relevante e em formatos que sejam da preferência do público. Da mesma forma, é crucial usar as redes sociais para estabelecer relacionamento e proximidade com aqueles que futuramente serão compradores e divulgadores da marca. É justamente essa integração entre mídias e redes sociais que possibilita a consolidação da empresa no imaginário das pessoas, indo além de uma simples relação de venda.

Viu como é importante entender qual a diferença entre mídias sociais e redes sociais? Vimos no texto que as empresas devem apostar em ambas, pois isso ajuda na construção de autoridade, diferencial competitivo e relacionamento duradouro com os clientes. Mídia social, portanto, é um conceito mais amplo e aplicado ao meio digital; já uma rede social pode ser estabelecida fora da Internet, mas se for no meio online, consiste em uma forma de mídia social.

Para se aprofundar no tema, confira este outro artigo onde falamos sobre asestratégias de marketing usadas para topo de funil nas mídias sociais!

Psiu!

Queres conteúdo gratuito?

Dicas, novidades e conteúdos exclusivos pra você. Deixe seu e-mail!

    Compartilhe esse conteúdo

    VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

    plugins premium WordPress