Empresas encontram nas soluções tecnológicas meios bastante efetivos de se comunicar com o público. Desde nutri-lo com conteúdos relevantes até abordagens de venda, o uso estratégico de ferramentas como o QR Code pode trazer resultados não só em termos de receitas, mas também na fidelização dos consumidores.
Certamente você já se deparou com esse termo em algum lugar ou até já o utilizou, não é mesmo? Neste artigo vamos explorar o potencial do QR Code, explicando como ele pode ser usado em estratégias de marketing e ressaltando suas principais vantagens. Boa leitura!
O que é QR Code?
O QR Code (Quick Response Code) é um código bidimensional capaz de armazenar até cem informações a mais do que um código de barras tradicional. Para acessar esses dados basta o consumidor ter em mãos um smartphone conectado à Internet e apontar a câmera em direção a esse código.
Existem aparelhos que já vêm de fábrica com o leitor de QR Code, mas caso não tenha, é possível encontrar um aplicativo na loja do Google ou da Apple. Entre as informações que podem ser inseridas no QR Code podemos citar:
- e-mail de uma empresa;
- link para o blog ou site institucional;
- perfil das redes sociais.
Como o QR Code é usado em estratégias de marketing?
O consumidor atual está em busca de interatividade e experiências diferenciadas. Dito isso, a empresa que adota o QR Code para integrar a publicidade online e offline tem grandes chances de promover essa diferenciação que o público procura. Na hora de obter leads, por exemplo, o QR Code pode direcionar o potencial cliente a uma landing page, de modo que ele faça o download de algum material rico e com alto valor agregado.
O QR Code pode ser adotado em toda a jornada do cliente, trazendo interatividade e identificação com a marca. O uso estratégico dessa ferramenta pode proporcionar muitas vantagens, sendo que as principais delas você pode conferir nas subseções a seguir!
Informações detalhadas de um produto
Em um cardápio de restaurante ou cartão de visita, por exemplo, geralmente não é possível inserir todas as informações sobre o negócio. Nesse sentido, o QR Code é usado caso o cliente queira apontar a câmera do celular para ele e ter acesso a detalhes daquela empresa, bem como perfis em redes sociais. Isso permite também obter dados sobre esse consumidor, de modo a aprimorar continuamente a sua experiência com a marca.
Facilidade de pagamento
Com o passar do tempo, o QR Code passou a ser adotado para facilitar pagamentos, diminuindo o uso de cartão de crédito e dinheiro físico. Isso também permite enxugar custos referentes a taxas que eram pagas em compras pelo cartão, aumentando o lucro do negócio e trazendo simplicidade e economia aos clientes.
Aumento da fidelização
Considerando que o QR Code permite inserir o cliente em uma jornada e facilitar o pagamento pelo produto ou serviço, isso poderá contribuir no aumento da fidelização. Clientes fiéis implicam também na diminuição dos custos de prospecção de leads, aumentando as margens de lucro da empresa.
O QR Code alinhado a uma boa estratégia pode trazer excelentes resultados ao negócio, em termos de receita e fidelização dos clientes. Para extrair o máximo do potencial dessa solução é fundamental contratar uma agência de marketing com autoridade no mercado. Nós, por exemplo, podemos maximizar os seus resultados, por meio de serviços como gestão de mídias sociais, tráfego pago e desenvolvimento de landing pages.
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