Precisa criar logotipo e logomarca para sua empresa? Nada de recorrer a sites gratuitos e sem apoio profissional, ok? Neste artigo aqui, você vai descobrir o motivo desse aviso. Confira!
Sempre que mencionamos as palavras “logotipo” e “logomarca” aqui na agência, os clientes pensam que estamos nos referindo exatamente à mesma coisa. Mas você sabia que esses dois termos são completamente distintos, e que cada um precisa ser construído de uma forma?
Decidimos escrever o artigo de hoje para esclarecer exatamente isso: a diferença entre esses dois conceitos, e mostrar todos os riscos que sua empresa pode estar correndo ao utilizar serviços gratuitos ou amadores para criar logotipo e logomarca.
Vamos lá?
O que são logotipo e logomarca
Quando vamos trabalhar a identidade visual de uma marca, geralmente realizamos esse trabalho em cima de dois elementos: a parte escrita e a parte gráfica (que pode ser um símbolo, imagem ou até mesmo um ícone).
A parte escrita é o que chamamos de logotipo, e ela será responsável por levar o nome da nossa empresa. Já a logomarca será o desenho, que representará graficamente a nossa marca.
Sabe os símbolos memoráveis da Nike, Apple, McDonald’s e Lacoste? Esses são alguns exemplos que representam muito bem a logomarca. Já os nomes Google, Disney, Coca-Cola e até o nome dos próprios Correios são exemplos de logotipos.
Exemplos de logomarca
Exemplos de logotipo
Uma empresa pode compor os dois elementos na sua identidade visual, caso queira, mas isso não é necessariamente uma obrigatoriedade.
Se o empresário e o time de marketing entenderem que a logomarca ou logotipo transmite bem a proposta do negócio, eles podem, juntos, construir a identidade visual em cima de apenas um desses elementos.
Por que a criação de logotipo e logomarca requer auxílio profissional?
Com a expansão da internet, vimos muitos sites gratuitos oferecendo a possibilidade de criar logomarca e logotipo online.
Isso passou a ser visto como um “facilitador” para as empresas criarem esses elementos, porém, o que ninguém conta (nem está prestando atenção) são os problemas que isso pode desencadear para a empresa no futuro.
A criação de identidade visual em sites gratuitos e sem auxílio de profissionais leva a riscos como:
1. Fazer com que a marca tenha uma identidade visual fraca
Quando optamos por utilizar sites gratuitos para criar logotipo ou logomarca, muitas vezes acabamos nos limitando a templates e designs pré-fabricados que, embora possam parecer atraentes à primeira vista, não oferecem a exclusividade que sua marca realmente merece.
A identidade visual será o cartão de visitas da sua empresa e, portanto, deve refletir a essência, os valores e a proposta única do seu negócio. Sem o auxílio de profissionais, corremos o sério risco de construir uma identidade visual genérica e pouco impactante, que pode não se destacar no mercado e nem comunicar de forma efetiva com o público.
Além disso, é importante que consideremos que uma identidade visual fraca não apenas afeta a percepção externa da nossa marca, mas também a forma como a própria equipe interna enxerga a empresa. Um logotipo ou logomarca que não desperta orgulho ou não transmite a mensagem certa pode desmotivar colaboradores e enfraquecer o sentimento de pertencimento à marca.
2. Gerar processos judiciais, caso seja comprovada a violação de direito autoral
Outro grande perigo de utilizar sites gratuitos para criar logotipo ou logomarca é a possibilidade da sua empresa infringir direitos autorais. Muitos desses sites oferecem elementos gráficos que até podem ser livres para uso, mas que não são totalmente originais ou devidamente licenciados.
Se por acaso a sua empresa criar logomarca ou logotipo nessas plataformas e o resultado contiver elementos que são protegidos por direitos autorais, a sua empresa pode enfrentar processos futuros que além de dar bastante dor de cabeça podem se tornar “beeeem” onerosos.
Ah, precisamos também considerar o impacto negativo que esses processos podem causar na reputação da empresa, ok? Ser associado a uma violação de direitos autorais é algo que pode afastar clientes, parceiros e investidores, comprometendo o crescimento e a escalabilidade do seu negócio.
3. Ocasionar uma impressão negativa ao cliente e mercado
Já ouviu aquela frase: “É a primeira impressão que fica”? Então, ela se encaixa bem ao que estamos falando aqui.
Um logotipo ou logomarca que não é elaborado por profissionais, pode transmitir uma imagem totalmente amadora e pouco confiável, fazendo com que o mercado e até o próprio cliente enxergue o nosso negócio de forma negativa.
A criação de identidade visual mal executada ou genérica pode fazer com que questionem:
- – Se existe qualidade dos nossos produtos ou serviços;
- – Se temos capacidade real de atuar no mercado.
Não queremos que isso aconteça, queremos?
4. Fazer com que a empresa perca oportunidades de negócio
Quando a identidade visual da empresa não transmite o profissionalismo e o valor da marca, a tendência é que os clientes e potenciais parceiros optem por outros modelos de negócio que possuem uma imagem mais confiável.
Você certamente é assim no momento de tomar uma decisão, priorizando as marcas que transmitem uma imagem forte, não é? Nesse caso, porque seria diferente com o restante do mundo?
A identidade visual não é apenas um detalhe estético e só. Ela é uma importante ferramenta que vai nos ajudar a atrair e reter nossos clientes, e transmitir confiança para que investidores e parceiros comerciais queiram se juntar à nossa empresa.
5. Limitar o potencial de ação da marca por não ter versatilidade
Um bom logotipo ou logomarca precisa ser versátil para podermos aplicar a vários contextos, desde pequenos materiais promocionais até grandes painéis publicitários.
Quando criamos esses elementos utilizando ferramentas online, sem o auxílio de um designer profissional, corremos o risco de desenvolver algo de baixíssima qualidade que não se adapta bem a diferentes mídias e formatos, limitando o potencial de ação da nossa marca.
Um logotipo que perde legibilidade quando reduzido, por exemplo, pode comprometer a consistência da identidade visual nas diferentes plataformas. Isso prejudica a percepção das outras pessoas sobre a marca, e também gera custos adicionais, caso precisemos redesenhar ou ajustar os elementos visuais para corrigir essas limitações.
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Jokerman Belém: sua parceira para criar logotipo e logomarca de SUCESSO
A Jokerman Belém é especializada em marketing digital e trabalha há mais de 15 anos com a criação de logotipo e logomarca, gestão de mídias sociais, criação e desenvolvimento de sites, dentre outros serviços.
Para criar um logotipo ou logomarca que realmente contribua para uma identidade visual forte, trabalhamos lado a lado com nossos clientes, estudando todas as características, valores, missão e demais elementos que tornam a marca e o modelo de negócio único!
Confira algumas empresas que criaram a Identidade Visual com a Jokerman
A criação de identidade visual em sites gratuitos e sem apoio de especialistas é uma opção? Pode ser que sim, mas é arriscado e pode desencadear uma série de problemas. Não corra esse risco! Conte com profissionais experientes e que dominem o processo de criação de logotipo e logomarca. Entre em contato com nosso time e saiba mais!