Pular para o conteúdo

Posicionamento de marca: como ser visto por quem importa, na hora certa

Já percebeu que sua empresa precisa de branding e um posicionamento de marca estratégico para estar no lugar certo, na hora certa? Para atingir o público-alvo que você almeja, comece pelo posicionamento de marca. Confira do que estamos falando nas próximas linhas!

Atualmente, o grande número de canais digitais gerou um “bug” na cabeça dos empresários, fazendo-os acreditar que, para a sua marca ser relevante, ela deveria estar presente em todos esses ambientes ao mesmo tempo. Redes sociais, sites, aplicativos de mensagem instantânea, e-mail… (ufa, a lista é gigante).

Mas, por mais que muitos acreditem que esse é o único caminho estar em todos os lugares para ganhar notoriedade , nós aqui da Jokerman Belém pensamos diferente: a marca não precisa estar em todo lugar; precisa estar no lugar certo, com a estratégia certa.

Essa arte de decidir quais canais de aquisição usar, como se comportar neles e quando dar as caras, é chamado de branding, um termo já conhecido no universo do marketing, mas que pode soar um pouco estranho para os líderes que estão empreendendo. 

Vamos entender melhor como esse negócio de branding funciona e qual sua relação com o posicionamento de marca

Branding: do “quem somos” ao “por que escolher a gente?”

Branding é o conjunto de elementos que definem quem a marca é e como ela se apresenta. Pense nele como um processo de construção intencional da “personalidade” da sua empresa, que envolve desde a identidade visual da sua marca até o tom de voz e os valores transmitidos na sua logo.

Com o branding, uma marca deixa de ser só um nome e passa a ter uma presença marcante e diferente das demais, uma verdadeira “cara” e um jeito próprio de se comunicar com seu público. 

E vamos dizer uma coisa: quando isso é bem-feito, cada aparição da marca reforça essa identidade, criando uma impressão que vai muito além de um simples produto ou serviço — ela se torna a única escolha para os clientes.

Posicionamento da marca e branding são a mesma coisa?

A resposta é “nops”! Branding e posicionamento de marca andam de mãos dadas, mas são coisas bem distintas. 

Pense no branding como “o que a sua marca é”, e no posicionamento como “onde sua marca quer estar”

Ou seja, enquanto o branding constrói uma identidade completa e define o estilo da sua marca, o posicionamento cuida para que ela seja vista do jeito certo, nos canais de aquisição certos, pelas pessoas certas. 

É o que Philip Kotler define brilhantemente: “Posicionamento é o esforço de implantar o benefício chave e a diferenciação nas mentes dos clientes.”

Então, o que conecta esses dois termos? É simples: o posicionamento de marca se alimenta do branding para construir uma história. 

O branding oferece os elementos que diferenciam a marca das concorrentes, como o tom de voz, a identidade visual e os valores que ela representa, por exemplo, enquanto o posicionamento escolhe o como e o onde a marca deve aparecer para ser a primeira escolha na mente do cliente

Entendendo o ciclo do branding

Por se tratar de um processo que requer olhar atento aos detalhes, o branding é dividido em etapas: definição de identidade, desenvolvimento de valores, criação de experiências e comunicação.

1- Definição de identidade

O ponto de partida para qualquer marca é entender bem quem ela é e o que ela representa. É o famoso “conhece-te a ti mesmo”, só que em uma versão empresarial. 

Nessa parte, a empresa define a personalidade e os valores que vai comunicar em todas as suas interações com o seu público.

2- Desenvolvimento de valores

Depois de saber quem ela é, a marca precisa identificar os valores que são inegociáveis, como integridade, compromisso com o cliente, criatividade por exemplo. 

Esses valores é que vão guiá-la em todos os momentos, do atendimento ao cliente até a forma da empresa fazer a publicidade.

3- Criação de experiências

Nessa fase, o objetivo do branding é construir experiências consistentes e autênticas em todos os seus pontos de contato, sejam eles online ou offline. 

É essa experiência que fará a marca ser lembrada e preferida pelos consumidores, por isso a estratégia aqui precisa ser bem pensada para evitar ruídos ou mensagens confusas que façam o cliente repensar sua escolha.

4- Comunicação autêntica

O último passo envolve se comunicar de forma única. Cada mensagem, seja ela visual ou até mesmo a abordagem da marca, precisa refletir exatamente aquilo que ela é e acredita.

Qualquer falha nesse estágio pode prejudicar a empresa de criar uma conexão verdadeira com o seu público.

Por que a empresa precisa de um branding + posicionamento de marca

Para uma empresa se destacar das outras, ela precisa mais do que só uma comunicação bonita ou campanhas espalhadas por aí: ela precisa de uma presença que fique na mente e no coração de quem importa. 

É aí que o branding, aliado a um posicionamento de marca estratégico, entra em ação. Com um processo bem planejado, a empresa não só aparecerá ao público-alvo, mas se tornará memorável para quem importa, no momento certo e na hora certa.

Em outro artigo que preparamos, tratamos justamente desse novo ROI de marketing que é a memorabilidade. Vender é bom; mas ser inesquecível para um cliente e torná-lo fiel e propagador da marca, é melhor! 

Se quiser, você pode conferir esse conteúdo aqui: Memorabilidade: o novo ROI de marketing

“Quero melhorar o posicionamento da minha marca, mas sozinho(a) não sei se consigo”

Tudo bem se sentir dessa forma porque, sem ajuda, fazer um bom branding e melhorar o posicionamento da sua marca é realmente difícil.

Por isso, o recomendado é que, ao decidir investir na construção do seu posicionamento, você entre em contato com uma agência especialista, pois os profissionais de marketing digital estão preparados para fazer esse trabalho de estruturação da marca, e certificar que cada processo seja cumprido conforme o protocolo.

A Jokerman Belém atua há mais de 15 anos com branding, planejamento e outras soluções estratégicas para a marca conquistar o seu espaço e fidelizar — de verdade — os clientes. Entre em contato com o nosso time e bóra trocar uma ideia!

Psiu!

Queres conteúdo gratuito?

Dicas, novidades e conteúdos exclusivos pra você. Deixe seu e-mail!

    Compartilhe esse conteúdo

    VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

    plugins premium WordPress