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Por que ter um blog e como isso ajuda a gerar experiências para os clientes?

Transmissão de conhecimento, fortalecimento da relação com o público e mais: acesse o post e confira os principais motivos para investir em um blog!
por que ter um blog

Se você é dono de uma empresa ou atua como gestor, certamente, já parou para avaliar alternativas de investimento em Marketing Digital. Nesse cenário, normalmente, surge a seguinte pergunta: “Afinal de contas, por que ter um blog?”.

Mesmo que esse seja um espaço voltado ao compartilhamento de conteúdos relevantes em diversos formatos, do texto à imagem, passando por áudio e vídeo, o blog pode ir muito além da mera geração de materiais.

Trata-se de uma opção capaz de, em conjunto com essas outras vantagens, criar experiências voltadas ao público. Isso ajuda a gerar leads, captar clientes e incentivar a fidelização de consumidores. Continue lendo e entenda mais motivos para ter um blog!

Transmissão de conhecimento

A partir da abordagem dos benefícios de um produto ou serviço, mas sem a necessidade de citá-lo ao longo do conteúdo, a marca consegue transmitir conhecimento à audiência no blog.

Essa é uma prática também chamada de educação do público. Afinal de contas, as pessoas aprendem algo novo na visita à página. Tudo se baseia em explorar os problemas mais comuns dos usuários que podem ser resolvidos pela empresa, mas fugindo de qualquer tipo de linguagem publicitária. Lembre-se: a intenção é compartilhar conhecimento.

Fortalecimento da relação com o público

A fidelização de clientes, conforme ressaltamos no começo do post, cumpre um papel fundamental para qualquer empresa. Por isso, mesmo que já exista uma ampla base de consumidores, é importante investir em estratégias para estreitar os laços — caso do blog.

Enquanto navega por um blog, o usuário fortalece, mesmo que inconscientemente, a imagem da marca em sua mente. É um processo não imediato, ou seja, quando chegar a hora de decidir sobre a compra de determinado produto ou serviço, haverá uma chance bem maior de que ele se lembre da empresa que o auxiliou de alguma forma.

Mais engajamento

Comentários, compartilhamentos, cliques em links internos, assinatura de newsletter etc. — existem muitas opções de interação em um blog. De maneira geral, um visitante que engaja é aquele que, independentemente do modo, continua ativo por lá.

Investir em um blog garante o crescimento do número de usuários engajados com a marca. Como se não bastasse o fato de cada um deles se tornar um potencial cliente, ainda há o benefício da classificação nos mecanismos de busca: quanto mais acessada e interativa for a página, melhor os algoritmos de pesquisa a posicionam, gerando novos acessos.

Facilidade de consumo

Se você administra uma loja online, por exemplo, que tem uma página específica para vendas, por que ter um blog voltado a essa etapa de concretização de negócios? Simples: o conteúdo lá disponibilizado pode fazer toda a diferença na decisão do consumidor.

É o famoso “empurrãozinho final”. Na verdade, o último estágio só acontece por conta de todo o processo de contato do usuário com a marca, o que gera uma conquista gradual. Lembra-se do que falamos sobre ficar na cabeça do cliente? Pois conteúdos enriquecedores aumentam a possibilidade de conversão.

Resolução de problemas dos clientes

Gerar valor para uma audiência específica não é uma tarefa fácil. No Marketing Digital, empresas precisam se diferenciar dos concorrentes justamente a partir do oferecimento de conteúdos únicos, capazes realmente de tirar uma dúvida ou de sanar um problema.

Nesse sentido, é essencial conhecer as dores do seu público para, então, desenvolver materiais úteis. Aplicando boas estratégias de SEO e estimulando uma mentalidade de médio e longo prazo, cada vez mais visitantes acessarão a página e, baseados no auxílio da marca, terão os seus problemas resolvidos. No fim das contas, isso rende mais clientes.

“Por que ter um blog?” — ficou fácil de responder agora, verdade? São muitas as vantagens à disposição da marca quando se faz o investimento nesse formato de conteúdo. Antes de criar o seu, porém, fortaleça a ideia de que tudo gira em torno da experiência do consumidor, ou seja, é fundamental pensar em cada detalhe considerando as demandas dele.

Se gostou do post, aproveite a visita e veja por que você deveria ter um blog corporativo!

Psiu!

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