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Será que preciso de um planejamento de conteúdos para as redes sociais?

Planejamento de conteúdos para as redes sociais: descubra se é o momento de começar a se dedicar à sua presença nessas mídias!
planejamento de conteúdos para as redes sociais

De forma simplificada, planejamento de conteúdos para as redes sociais é um conjunto de estratégias e ações voltadas para melhorar a imagem de uma empresa nas plataformas de comunicação mais utilizadas por seu público. Com isso, consequentemente aumentar os resultados de vendas e a popularidade no ambiente virtual.

Se você ainda não investe em produção de conteúdo para essas mídias, mas já tem notado que há um déficit a ser corrigido nesse sentido, continue a leitura deste artigo especial que preparamos para sanar todas as suas principais dúvidas sobre o assunto!

Você acha que todas as redes sociais funcionam da mesma forma?

Nas últimas décadas, as redes sociais se popularizaram tanto que, hoje, é difícil encontrar alguém que não tenha pelo menos uma conta no Facebook, por mais leiga que essa pessoa seja no assunto.

Contudo, quando se trata de planejamento de conteúdo para as redes sociais, o pensamento de que todas as plataformas funcionam da mesma forma é um equívoco. Isso pode fazer com que você direcione tempo e recursos investidos em marketing na direção oposta à que se encontram os seus clientes.

O LinkedIn, por exemplo, é considerado uma rede social, mas seu foco é no universo corporativo. Isso significa que, majoritariamente, seu público é composto por empresas, profissionais autônomos e pessoas em busca de posicionamento no mercado de trabalho. Ou seja, a não ser que você esteja à procura de parcerias comerciais ou contratando novos talentos, não há sentido em produzir conteúdos para essa plataforma.

O mesmo conceito se aplica a qualquer outra rede social, isto é, o Instagram, o YouTube, o Twitter e assim por diante. E se você está se perguntando qual é o critério para saber em quais mídias direcionar o seu marketing, a dica é conhecer profundamente o seu público-alvo.

Você dedica pouco tempo à produção de conteúdo para as redes sociais?

Não é preciso ser especialista em Tecnologia da Informação para notar que o mundo está passando por um nítido processo de transformação digital, especialmente no decorrer da última década. Isso quer dizer que, nos próximos anos, a tendência é que cada vez mais consumidores migrem para o ambiente virtual e deixem de usar os meios tradicionais para se comunicar, se informar e, é claro, comprar.

Dado o contexto, não é por coincidência que tantas empresas têm feitos investimentos significativos para consolidarem os seus mais diversos canais de comunicação na internet. Você notou que todos os seus concorrentes já têm um blog no qual artigos com dicas, novidades e materiais informativos são produzidos e compartilhados periodicamente? Pois bem, eles já entenderam a importância do planejamento de conteúdos para as redes sociais e estão fazendo a “lição de casa”.

Os resultados da sua empresa não melhoram?

Por fim, mas não menos importante, se você tem percebido que, independentemente de quanto a sua empresa se esforce, os resultados parecem estar estagnados, pode ser que esse seja o momento crucial para começar a repensar as suas estratégias de marketing.

Um dos motivos pelos quais a produção de conteúdo é considerada um dos fundamentos do marketing digital se deve ao conceito de SEO. Resumidamente, SEO são todos os parâmetros utilizados pelos sites de busca, como o Google, para posicionar as empresas nos resultados das pesquisas feitas pelos usuários.

Nesse sentido, o planejamento de conteúdos para as redes sociais têm uma grande importância devido ao fato de melhorar o SEO do site, deixando-o muito mais competitivo em seu meio de atuação. Consequentemente, os resultados não apenas de vendas, mas também de posicionamento e credibilidade no mercado tendem a ser muito mais positivos.

Como você pôde contemplar, se todos os sinais indicam que você precisa de um planejamento de conteúdos para as redes sociais, talvez deva ser a hora exata de tomar uma decisão e não poupar esforços para que o seu negócio esteja presente no ambiente virtual.

Gostou deste conteúdo sobre por que é importante ter um bom planejamento para as redes sociais? Então aproveite para compartilhá-lo nas redes sociais para que seus contatos também tenham acesso a essas informações!

Psiu!

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