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Planejamento de conteúdo: como criar uma linha editorial?

Você tem dificuldade em publicar com constância nas redes sociais? Então é de um planejamento de conteúdo e linha editorial que você precisa! Entenda mais aqui.
Equipe de planejamento de conteúdo elaborando estrategias para criar linha editorial da empresa

Você tem dificuldade com planejamento de conteúdo para o seu perfil nas redes sociais? Então você chegou no lugar certo, pois o nosso assunto hoje é como criar uma linha editorial eficiente para pôr um fim na falta de ideias.

É fundamental seguir algumas etapas para atrair novos clientes e fidelizar os antigos por meio de uma produção de conteúdo assertiva e direcionada para cada tipo de  público.

Mas chega de conversa e vamos ao que interessa! Vem com a Jokerman nessa leitura e descubra agora mesmo sobre como criar uma linha editorial e fazer planejamento de conteúdo. Boa leitura!

O que é uma linha editorial?

A linha editorial nada mais é que o planejamento de conteúdo para as mídias sociais e blogs — quando se trata de marketing digital. Nesse sentido, estão atreladas às temáticas, nichos e assuntos relacionados ao conteúdo que deve ser desenvolvido.

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Considere o seguinte exemplo: sua empresa deseja desenvolver conteúdos para atrair novos clientes e fidelizar os atuais. Os dois públicos são diferentes, correto? Portanto, a cadência de conteúdo também deverá ser diferente.
Sabendo disso, é possível definir que ao criar linha editorial para produção de conteúdo da sua empresa, existe uma maior probabilidade de atingir a persona do negócio de forma assertiva, segmentando os temas para cada plataforma e cliente.⠀

Por que criar linha editorial?

Ao saber exatamente a quem se destina o seu produto, você tem como definir o que falar e como falar com a sua audiência, direcionando os tópicos de maneira a alimentar o interesse e a busca.

No marketing de conteúdo, após definir a estratégia para atrair e converter visitantes em clientes, utiliza-se a linha editorial. Por meio dela, criam-se listas com ideias de temas, e depois segmentam-se os assuntos relacionados ao perfil dos seus usuários.A linha editorial é que organiza e auxilia na hora de divulgar a identidade da empresa, além de funcionar como uma espécie de peneira que separa o que faz sentido e como encaixá-lo na estratégia de produção de conteúdo.

Como criar uma linha editorial assertiva?

Baseado em todo aquele material levantado lá no planejamento de conteúdo que já apontou os macro-temas a serem trabalhados, é o momento de lapidar possibilidades.

Sabendo exatamente a quem se destina o seu produto você saberá o que falar e como falar com a sua audiência, direcionando os tópicos de maneira a alimentar o interesse e a busca.

Faça uma lista com ideias de temas, e depois segmente os assuntos relacionados ao perfil dos seus usuários, numa espécie de peneira que vai separando o que faz sentido e como encaixá-lo na sua rotina de entrega de conteúdo.

1. Estudar a fundo o seu público-alvo

Na hora de criar linha editorial é necessário estudar quem é o público-alvo da empresa. Além disso, também é interessante definir a persona do negócio para direcionar os conteúdos de forma assertiva.

Nesse sentido, a persona é muito importante para a elaboração da linha editorial, pois é com base nela que o conteúdo será segmentado, atendendo a necessidade de cada etapa do funil de conteúdo.

2. Entender a solução que você oferece

Outra dica muito importante, mas que poucas pessoas consideram, é ter um bom conhecimento a respeito dos serviços da empresa. Quando a equipe não conhece bem os produtos ou serviços do negócio, fica difícil criar linha editorial eficaz.


Para isso, o indicado é realizar uma análise SWOT para identificar as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças do negócio. Assim, fica mais simples de adotar novas estratégias.

3. Identificar os assuntos mais interessantes

Além das dicas anteriores, é essencial que se identifique quais são os temas, os nichos, palavras-chave e estabeleça-se uma cadência de conteúdo para as redes sociais e blog do negócio. 

Para isso, deve-se estar atento às tendências midiáticas e assuntos mais comentados. Além disso, é possível utilizar ferramentas de palavras-chave para estabelecer pautas de conteúdo.

4. Fazer planejamento de conteúdo

Planejar conteúdo também é uma sugestão para criar linha editorial, pois é uma forma de programar temas a serem trabalhados pelo marketing de conteúdo para nutrir sua audiência com assuntos que realmente interessam a eles.

Todos esses passos resultarão em uma base de dados sobre o seu negócio e sobre o seu cliente ideal, incluindo interesses, características, dores e outros elementos que vão compor o seu calendário editorial. 

Por fim, esse é um material que se torna um “guia” para ajudar a discernir quais temas devem ser trabalhados e vinculados ao seu nicho de atuação.

Dica extra: como planejar conteúdo para redes sociais?

Com toda essa estruturação de planejamento de conteúdo, as chances de alcançar autoridade no mercado e se transformar em uma referência é muito maior do que ofertar somente conteúdos aleatórios.

Em relação às redes sociais, empregar uma linha editorial vai suprir a dificuldade de ter o que entregar aos seus seguidores. Além disso, ela é fundamental para a evolução do seu perfil nesses canais.

Tomemos como exemplo o Instagram, são assuntos que você vai trabalhar de forma constante e objetiva, para engajar o público desejado ao seu perfil e monetizar a partir disso, confira:

  • Tema principal – defina qual é o seu nicho de atuação e daí estabeleça seus macro-temas;
  • Temas secundários – relacionados ao tema principal e que abastece seu perfil de informações sobre o seu produto;
  • Temas terciários – tópicos interligados com as temáticas anteriores, só que trabalhados de forma mais descontraída para humanizar e conectar o seu perfil.

Inclusive, essas dicas para criar linha editorial, valem tanto para o Instagram quanto para as demais redes sociais também. Viu como o planejamento de conteúdo e a criação de linha editorial são ótimas estratégias para acabar com a falta de ideias? 

Primeiro você planeja e depois organiza para executar na linha editorial. 

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