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Como fazer um planejamento de conteúdo realmente eficiente?

Conheça neste conteúdo algumas dicas que te ajudarão a fazer um planejamento de conteúdo para o seu negócio vender mais!
planejamento de conteúdo

Um bom planejamento de conteúdo traz excelentes resultados ao negócio, tanto em termos de vendas quanto em reconhecimento da marca. Para isso, é preciso considerar vários elementos que auxiliam na elaboração de materiais com foco desde a atração até a conquista de um cliente. Além disso, a busca pela diferenciação é fundamental, pois há muitas pessoas atuando nesse mercado — logo, investir em materiais valiosos e relevantes à audiência ajuda a empresa a se destacar.

Ao longo deste texto você entenderá melhor porque é tão importante fazer um planejamento de conteúdo, bem como os impactos que isso causa em seu negócio. Falaremos também sobre algumas dicas que o ajudarão a produzir materiais que engajem e convertam a sua audiência. Ficou interessado no tema? Então continue a leitura do nosso artigo até o final.

Importância de fazer um planejamento de conteúdo eficiente

Reforçando o que já falamos, existem muitas empresas que estão o tempo todo tentando conquistar a atenção do consumidor. Um bom conteúdo alinhado às necessidades do público transforma um visitante do blog em um cliente fiel no futuro. Além disso, ser consistente na produção de um material com qualidade ajuda a fortalecer a marca, que fica mais nítida no imaginário das pessoas, o que influencia de forma direta a decisão de compra.

Dicas de como fazer o planejamento de conteúdo

Agora que você entendeu melhor a importância de planejar conteúdo, acompanhe algumas dicas de como fazer esse planejamento, a seguir.

Considerar a persona

Quando se conhece bem a persona fica muito mais fácil elaborar materiais direcionados às suas dores e necessidades. Quando não se tem o conhecimento sobre quais pessoas devem ser impactadas pelo negócio, é fundamental levantar dados sobre elas nas redes sociais ou no blog da empresa, por exemplo. Em plataformas como o Facebook e Instagram é possível ter uma ideia do público a ser atingido, qual o sexo e idade predominante e localização, entre outras informações.

Atentar-se à jornada de compra

No marketing digital existe o chamado funil de vendas, composto pelas fases de atração (topo do funil), consideração (meio) e decisão (fundo de funil). Com base nisso, deve-se criar os conteúdos de acordo com cada etapa, ajudando a persona a saber por conta própria que aquela solução será, de fato, a que atenderá aos seus anseios.

Escolher os formatos de postagens

Apostar em um único formato não costuma trazer os resultados esperados. Nesse sentido, a diversificação de conteúdo é muito mais interessante, uma vez que, entre as opções disponíveis, é possível produzir materiais nos formatos de:

  • artigo de blog;
  • ebook;
  • vídeo;
  • podcast;
  • postagem em redes sociais.

Otimizar os conteúdos

De nada adianta produzir ótimos conteúdos se a sua audiência não os encontra. Por isso, as estratégias de otimização — também conhecidas por SEO — são fundamentais, pois ajudam as pessoas a encontrarem a sua empresa por meio das palavras-chave. Para isso, existem diversas técnicas, como inserir links internos e externos à página e otimização para dispositivos móveis.

Métricas a serem acompanhadas no planejamento de conteúdo

As métricas ajudam a saber o que pode ser melhorado, aumentando o engajamento do público. Para isso, é preciso escolher, entre as muitas opções disponíveis, quais métricas fazem mais sentido para o negócio. O CAC (Custo de Aquisição de Cliente), por exemplo, é um dos indicadores mais importantes, pois indica o quanto a empresa está gastando para obter um cliente. Se o valor estiver muito alto, é sinal de que algo precisa ser repensado na estratégia. Outras métricas de grande importância são:

  • número de visitas no blog da empresa;
  • tempo de permanência nas páginas;
  • vendas geradas ou influenciada pelo funil de vendas;
  • ROI, ou retorno sobre investimento.

O planejamento de conteúdo ajuda a trazer excelentes resultados ao negócio. Além disso, contribui no fortalecimento da marca no médio e longo prazo, o que significa vendas recorrentes, aumento das margens de lucro e possibilidade de o negócio crescer de forma escalável e se consolidar no segmento em que atua. Por isso, não deixe de considerar contratar uma consultoria para a criação do seu planejamento de conteúdo.

Viu a importância de planejar um conteúdo para conquistar cada vez mais clientes? Aproveite para compartilhar este artigo nas redes sociais.

Psiu!

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