Para acertar em cheio nas estratégias e ações que visam impactar o mercado e alcançar ainda mais espaço é fundamental coletar dados e estudar comportamentos, tanto da concorrência quanto do consumidor.
Na leitura de hoje, vamos falar sobre o que é uma pesquisa de marketing, para que serve e como sua empresa pode fazê-la de maneira efetiva.
Vamos nessa?
O que é pesquisa de marketing, afinal?
A Pesquisa de Marketing pode ser definida como a coleta de dados que irão se transformar em informações concretas e nortear as tomadas de decisões da equipe de marketing de uma empresa.
Aprofundando um pouco mais, a Sociedade Americana de Marketing (AMA) define pesquisa de marketing como um conjunto de ações que interligam consumidores e potenciais clientes ao profissional de marketing que direcionará as estratégias da empresa neste setor.
Ou seja, a coleta funciona como uma base de dados quanto ao cenário real do mercado em que a sua empresa faz parte ou pretende ingressar.
Confira mais algumas vantagens que a pesquisa de marketing pode trazer para a sua empresa:
- • Reconhecer e estabelecer oportunidades no nicho de atuação;
- • Identificar, reconhecer e corrigir ações no marketing da empresa;
- • Aplicar medidas preventivas ou corretivas;
- • Monitorar o desempenho e aprimorar os resultados;
- • Otimizar tempo e recursos no processo.
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Motivos para as empresas fazerem pesquisa de marketing periodicamente
Realizar pesquisas de marketing constantemente faz com que o processo estratégico tenha bases de dados sempre atualizadas quanto ao nicho do mercado, público-alvo, comportamento do consumidor e análise de concorrência.
A sequência para a realização de uma boa pesquisa de marketing é: definição do problema – desenvolvimento do plano de pesquisa – coleta de informações – análise de dados – apresentação da pesquisa.
Ao seguir essa ordem, o profissional de marketing terá maior facilidade quando precisar planejar ações para identificar oportunidades de negócios, aprimorar estratégias e gerar leads.
Passo a passo para fazer uma pesquisa de marketing
Toda pesquisa deve ser formulada estrategicamente, com objetivos definidos e foco total na obtenção de dados importantes para a sua atuação no mercado.
Veja como fazer.
Formular o problema
Essa é a etapa inicial onde a finalidade do projeto é “desenhada”, para isso algumas perguntas devem ser respondidas:
Por que fazer a pesquisa de marketing? O que observar no projeto? Quais respostas são esperadas? Quais decisões tomar após a pesquisa?
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Planejar a pesquisa
Você já identificou a situação-problema, agora é hora de organizar um plano para solucionar a questão.
A definição de quais as ferramentas ou estratégias serão utilizadas para a obtenção das informações é o foco nesta fase da pesquisa.
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Coletar dados
Nesta terceira etapa, você definirá qual técnica utilizar para coletar os dados necessários.
Pode ser através de e-mail, links, plataformas específicas ou ligações, o importante é colocar em prática todo planejamento estratégico estruturado na etapa anterior.
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Analisar dados
Com todo o material já recolhido, agora a ação principal será interpretar e pontuar as soluções percebidas como necessárias.
Estruture visualmente as métricas obtidas, elaborando resumos, gráficos e conclusões, organizando o material para que ele direcione as próximas decisões.
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Concluir a pesquisa
Por fim, chegamos à etapa final, hora de colocar o plano em ação.
Apresente os resultados obtidos, mostre como deverão ser os próximos movimentos e como realizá-los.
Tudo que foi gerado desde a identificação do problema ou necessidade da empresa até a solução deve ser exposto e esclarecido, para que não se tenham dúvidas sobre quais passos efetuar.
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Se você chegou até aqui, provavelmente já percebeu que a pesquisa de marketing é algo fundamental para toda e qualquer empresa, independente de seu tamanho. Agora, que tal ler um artigo sobre Branding para aprofundar seus conhecimentos sobre estratégias de marketing para empresas?