Pular para o conteúdo

Aprenda a fazer uma pesquisa de marketing para sua empresa

Saiba o que é pesquisa de marketing, qual a sua finalidade e quais são os principais passos para colocar em prática na sua empresa.
Funcionária da empresa sentada em sua mesa de trabalho elaborando uma pesquisa de marketing para o seu setor

Para acertar em cheio nas estratégias e ações que visam impactar o mercado e alcançar ainda mais espaço é fundamental coletar dados e estudar comportamentos, tanto da concorrência quanto do consumidor.

Na leitura de hoje, vamos falar sobre o que é uma pesquisa de marketing, para que serve e como sua empresa pode fazê-la de maneira efetiva.

Vamos nessa?

O que é pesquisa de marketing, afinal?

A Pesquisa de Marketing pode ser definida como a coleta de dados que irão se transformar em informações concretas e nortear as tomadas de decisões da equipe de marketing de uma empresa.

Aprofundando um pouco mais, a Sociedade Americana de Marketing (AMA) define pesquisa de marketing como um conjunto de ações que interligam consumidores e potenciais clientes ao profissional de marketing que direcionará as estratégias da empresa neste setor.

Ou seja, a coleta funciona como uma base de dados quanto ao cenário real do mercado em que a sua empresa faz parte ou pretende ingressar.

Confira mais algumas vantagens que a pesquisa de marketing pode trazer para a sua empresa:

  • • Reconhecer e estabelecer oportunidades no nicho de atuação;
  • • Identificar, reconhecer e corrigir ações no marketing da empresa;
  • • Aplicar medidas preventivas ou corretivas;
  • • Monitorar o desempenho e aprimorar os resultados;
  • • Otimizar tempo e recursos no processo.

Motivos para as empresas fazerem pesquisa de marketing periodicamente

Realizar pesquisas de marketing constantemente faz com que o processo estratégico tenha bases de dados sempre atualizadas quanto ao nicho do mercado, público-alvo, comportamento do consumidor e análise de concorrência.

A sequência para a realização de uma boa pesquisa de marketing é: definição do problema – desenvolvimento do plano de pesquisa – coleta de informações – análise de dados – apresentação da pesquisa.

Ao seguir essa ordem, o profissional de marketing terá maior facilidade quando precisar planejar ações para identificar oportunidades de negócios, aprimorar estratégias e gerar leads.

Passo a passo para fazer uma pesquisa de marketing

Toda pesquisa deve ser formulada estrategicamente, com objetivos definidos e foco total na obtenção de dados importantes para a sua atuação no mercado.

Veja como fazer.

Formular o problema

Essa é a etapa inicial onde a finalidade do projeto é “desenhada”, para isso algumas perguntas devem ser respondidas:

Por que fazer a pesquisa de marketing? O que observar no projeto? Quais respostas são esperadas? Quais decisões tomar após a pesquisa?

Planejar a pesquisa

Você já identificou a situação-problema, agora é hora de organizar um plano para solucionar a questão.

A definição de quais as ferramentas ou estratégias serão utilizadas para a obtenção das informações é o foco nesta fase da pesquisa.

Coletar dados

Nesta terceira etapa, você definirá qual técnica utilizar para coletar os dados necessários. 

Pode ser através de e-mail, links, plataformas específicas ou ligações, o importante é colocar em prática todo planejamento estratégico estruturado na etapa anterior.

Analisar dados

Com todo o material já recolhido, agora a ação principal será interpretar e pontuar as soluções percebidas como necessárias.

Estruture visualmente as métricas obtidas, elaborando resumos, gráficos e conclusões, organizando o material para que ele direcione as próximas decisões.

Concluir a pesquisa

Por fim, chegamos à etapa final, hora de colocar o plano em ação.

Apresente os resultados obtidos, mostre como deverão ser os próximos movimentos e como realizá-los.

Tudo que foi gerado desde a identificação do problema ou necessidade da empresa até a solução deve ser exposto e esclarecido, para que não se tenham dúvidas sobre quais passos efetuar.

Se você chegou até aqui, provavelmente já percebeu que a pesquisa de marketing é algo fundamental para toda e qualquer empresa, independente de seu tamanho. Agora, que tal ler um artigo sobre Branding para aprofundar seus conhecimentos sobre estratégias de marketing para empresas?

Psiu!

Queres conteúdo gratuito?

Dicas, novidades e conteúdos exclusivos pra você. Deixe seu e-mail!

    Compartilhe esse conteúdo

    VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

    plugins premium WordPress