Criar formas de captar mais clientes faz parte da gestão de qualquer empresa, mas isso não quer dizer que seja um processo simples. A efetividade de uma estratégia para trazer mais clientes varia de acordo com fatores externos à empresa (concorrentes, período do ano, fatores econômicos etc.) e conforme o conhecimento que o empresário tem de qual é o perfil do seu cliente.
O perfil do consumidor é extremamente importante para criar planos efetivos, que reduzem os custos e o tempo necessário para aplicar estratégias de marketing. Quer descobrir o que é o perfil do consumidor e por que entendê-lo? Continue a leitura do artigo e descubra!
O que é perfil do consumidor?
O perfil do consumidor pode ser entendido como um conjunto de particularidades das pessoas que têm uma grande tendência a consumir os produtos da empresa. Essas características agregam comportamentos de compra e os valores do público que definem quais produtos e o porquê de sua aquisição.
Por que entender o perfil do consumidor?
Entender o perfil do consumidor tem vários benefícios para o negócio. O primeiro deles é ter estratégias de marketing, de vendas e de tudo que é relacionado à captação de clientes muito mais eficientes.
Isso ocorre porque, por exemplo, em vez de investir em publicidade nas redes sociais para um grande público — que, muitas vezes, não tem interesse no produto da empresa —, o empresário pode direcionar seus investimentos a um número menor de pessoas, mas que têm muito mais probabilidade de entrar em contato.
Além disso, conhecer as preferências do público possibilita proporcionar uma experiência única para essas pessoas, atendendo-as de forma mais personalizada e aumentando as chances de ter clientes promotores e fidelizados.
Quem é o consumidor da região Norte?
Algumas características gerais constroem o perfil do consumidor de cada empresa, mas esses aspectos também podem variar de acordo com a área de atuação de cada negócio e são muito influenciados pela região de localidade. Em geral, é importante conhecer os seguintes dados:
- idade;
- localização;
- gênero;
- estado civil;
- renda média mensal;
- escolaridade.
Entendendo o que é o perfil do consumidor e de quais traços ele é formado, agora, é hora de começar a delimitar esses atributos de acordo com a região.
A região Norte, começando pela faixa etária, tem uma pirâmide etária bastante jovem. Segundo dados da Geofusion, a maior parte da população (entre 45% e 51%) se enquadra na faixa abaixo de 25 anos.
A renda média dos estados ao Norte do Brasil oscila por volta de R$ 1.000,00 a R$ 4.000,00. No caso do Pará, uma média mais específica é de até R$ 3.000,00, com dados recentes apontando a redução dessa renda de -0,5% a -6,04%.
Para ter uma visão geral da escolaridade da população, até 8% das pessoas da região Norte têm ensino superior completo, com o Pará tendo uma média menor, de até 5% da população com graduação completa.
Como descobrir quem é seu consumidor?
Por fim, depois de conhecer o perfil geral dos consumidores de uma determinada região, é importante que a empresa também possa identificar características mais específicas, como é o caso de:
- dores, desejos e necessidades;
- nível de afinidade com a marca;
- assuntos de maior interesse;
- principais fontes de informação;
- redes sociais favoritas;
- hobbies;
- principais influenciadores nas decisões de compra.
Para ter acesso a esses detalhes mais específicos, o empresário pode recorrer a dados do próprio sistema de gestão da empresa, a fim de entender quem são as pessoas que já consomem seu produto.
Outra opção é utilizar pesquisas de mercado e coletar dados de clientes na própria fonte, o que vai proporcionar informações bastante precisas e confiáveis. No entanto, coletar esses dados pode exigir bastante tempo dedicado, que nem todos os empreendedores têm.
Para obter todas as características do perfil de consumidor da sua empresa, procurando gastar o mínimo de tempo possível, uma opção bastante confiável é procurar agências de marketing locais, que podem fazer o levantamento das informações necessárias e aplicar o conhecimento próprio de profissionais de marketing para gerar um perfil bem detalhado.
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