A otimização de conversão (ou CRO) é um meio de guiar o consumidor na sua jornada de compra por meio de ações específicas. A título de exemplo, imagine que o número de pessoas que se inscrevem na lista de e-mail da empresa é pequeno. Usando um conjunto de técnicas e práticas, é possível aumentar essa quantidade, de modo que esses potenciais clientes venham a amadurecer na sua decisão de compra futura.
Portanto, a otimização de conversão não significa necessariamente um aumento de tráfego. Com base no exemplo citado, ela aproveita a audiência que já visita as páginas do site da empresa e a induz a percorrer a jornada de compra. Continue a leitura até o final para entender melhor as vantagens da otimização de conversão e como melhorá-la no seu site!
Como a otimização de conversão impacta o negócio?
Precisamos deixar claro o seguinte: o CRO vai muito além de fazer alguém comprar os produtos e serviços de uma empresa. Em outras palavras, existem inúmeras ações em um site que não estão relacionadas diretamente ao fechamento do negócio, como assinar uma newsletter ou baixar um material rico. Dito isso, as principais vantagens de otimizar a conversão são as seguintes:
- Economia de tempo dos profissionais, o que impacta diretamente nos lucros;
- Aumenta os ganhos do negócio sem, necessariamente, elevar a carga de trabalho do time;
- Reduz o CAC (Custo de Aquisição do Cliente);
- Promove uma experiência do cliente mais sólida e memorável com a marca.
Como melhorar as taxas de conversão do site?
Existem várias formas de otimizar a conversão em um site. Uma delas é fazer o chamado teste A/B, que consiste em lançar duas versões de uma landing page, por exemplo, de forma simultânea. Fazendo a mensuração da performance em ambos, é possível verificar qual delas teve uma taxa de conversão maior entre os visitantes do site.
Outra maneira de melhorar a otimização é planejando e implementando um processo para qualificar leads. Existem visitantes de um site que já estão amadurecidos o suficiente e não precisam percorrer toda a jornada de compra. Logo, uma forma simples de “cortar caminho” é colocar botões que direcionam esse lead para conversar com um especialista, por exemplo.
Como a Jokerman pode auxiliar na otimização de conversão do seu site?
Nós da Jokerman somos uma agência de marketing digital, tendo em nosso portfólio o serviço de otimização de conversão. Nosso maior objetivo para com o cliente é conectar negócios com pessoas, de modo a transformar relacionamentos em oportunidades de vendas. Vamos auxiliar o seu site a converter mais, orientando os seus leads a percorrer toda a jornada de compra, aumentando, assim, a chance dele fechar negócios com maior recorrência.
A otimização de conversão é responsável por guiar o consumidor na sua jornada de compra por meio de ações específicas. Reforçamos que o objetivo do CRO é aumentar o nível de interação dos usuários com as páginas da empresa, de modo que elas amadureçam na decisão de compra, tornando-se, futuramente, fiéis à marca.
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