Se você tem seu próprio negócio, quer se destacar da concorrência e fidelizar o seu público, é fundamental conhecer o que é branding e gestão de marca para construir uma boa imagem da empresa na mente (e no coração) do consumidor.
O conceito de branding apareceu antes da internet e, claro, com o surgimento das novas mídias, teve o campo de atuação ampliado. Hoje, é possível se comunicar em canais mais personalizados e com menores custos. No ambiente virtual, esse termo costuma ser chamado de digital branding.
Nosso tema do post de hoje é justamente esse. Falamos sobre o que é branding e por que se preocupar com a gestão da sua marca. Preparado? Boa leitura!
Afinal, o que é branding?
Podemos traduzir branding como a criação e a gestão de uma marca. Em outras palavras, é o que você pensa dela e como deseja que seja vista pelos consumidores. E tudo isso só pode ser feito com um bom planejamento e gerenciamento a longo prazo da estratégia de marca.
Assim, o branding engloba desde a identidade visual até o relacionamento de uma empresa com o seu público, passando por diversos processos que explicaremos a seguir.
Quais os principais pontos do branding?
Identidade visual
As representações visuais, como logotipo, cores, elementos gráficos, fontes e tipos de foto, contribuem para a criação de uma imagem do seu negócio na cabeça do cliente.
Por isso, desenvolva uma unidade de estilo também na web e, em tempos de smartphones e tablets, fique atento ao bom entendimento do conteúdo nas telas reduzidas.
Para uniformizar a utilização da identidade visual, é recomendável ter tudo reunido no manual da marca. Assim, a aplicação dos elementos seguirá sempre os mesmos padrões.
Tom de voz
Quando se sabe o que é branding, entende-se o quanto é essencial definir o tom de voz da marca, afinal, tão importante quanto a imagem é a personalidade da marca. Qual é o seu propósito? Se sua empresa fosse uma pessoa, seu estilo seria mais formal ou descontraído?
Lembre-se de que a linguagem deve estar adequada ao perfil do público que deseja alcançar, para, assim, gerar a sensação de identificação nele.
Posicionamento offline e online
Há uma variedade de canais online e offline em que sua marca pode (e deve) estar presente. No entanto, mais do que aparecer em todos eles, é preciso saber avaliar quais são, de fato, relevantes para o crescimento do negócio.
Para isso, é preciso ter um estudo sobre onde a sua persona ou cliente ideal está, quais canais de comunicação refletem a personalidade da empresa e como ela pode desenvolver uma comunicação nesses meios.
Afinal, cada um deles possui formatos e linguagens específicas, mas não se deve esquecer de deixar claro os valores da marca.
Ponto de venda
Caso sua empresa tenha pontos físicos de venda dos produtos ou serviços, é preciso que sigam a estratégia de branding. Cada detalhe deve ser pensado para transmitir as sensações desejadas ao consumidor, seja na decoração, no atendimento ou mesmo no aroma predominante no local.
Se a marca só atende pelo site, ou seja, de forma online, o visual e as funcionalidades da página também precisam seguir essa estratégia, proporcionando ao usuário uma boa experiência no contato com sua empresa.
Conteúdo
Um material bem trabalhado ajuda sua marca a ganhar mais visibilidade nos mecanismos de busca e autoridade na área de atuação. O conteúdo deve ser focado nos interesses do cliente ideal, mas sempre relacionado aos objetivos estratégicos da empresa.
Quando a empresa alimenta seus canais de comunicação com assuntos que podem agregar a vida da audiência, ela passa a ser percebida com mais empatia e identificação. Portanto, qualidade precisa estar sempre entre as prioridades.
Por que entender o que é branding e quais as suas vantagens?
É importante entender o que é branding, pois, como você viu, essa estratégia não se resume apenas à identidade visual. Ela é formada de vários componentes que, juntos, vão transmitir a personalidade e posicionamento da marca.
Quando não se tem ideia do que esse conceito significa, pode-se acabar contratando um serviço incompleto e que não trará os resultados esperados pela empresa.
Outro erro é esperar que os efeitos sejam imediatos, quando, na verdade, só devem ser percebidos a médio e longo prazo. Lembre, também, de que sem constância na aplicação do plano de branding, dificilmente você verá mudanças consistentes, pois a gestão de marca deve ser constante.
As vantagens de uma boa estratégia de branding são várias. Podemos listar algumas, como:
- Valores e posicionamento melhor percebidos pelo público;
- diferenciação em relação à concorrência;
- fidelização e maior conexão com os consumidores;
- colaboradores integrados e coesos aos valores da empresa;
- geração de valor para a marca.
Como fazer uma boa gestão de marca?
As estratégias determinadas no plano de branding podem variar em cada caso, mas certas dicas são unânimes. Aqui vão algumas:
Conte boas histórias
Seu negócio já tem uma identidade visual legal e um propósito bem definido? Então chegou a hora de contar a sua história de maneira atraente! Afinal, é mais fácil se envolver, se emocionar e se inspirar ouvindo ou lendo bons relatos, concorda?
Mostre seu propósito
Marcas humanizadas se conectam muito mais com a audiência e são melhores percebidas por ela.
Depois de definir o que a empresa deseja transmitir, inclua no seu conteúdo, no atendimento e nas peças de divulgação, por exemplo, algo que transmita o seu propósito de forma consistente.
Lembre-se que quem quer agradar a todos pode acabar não agradando ninguém. Então foque em gerar identificação com quem importa para sua marca.
Torne-se amigo do público
Coloque o relacionamento com o cliente em primeiro lugar. Ouça o que ele tem para contar, troque ideias e conquiste engajamento. Torne-se amigo do público e esteja preparado para receber tanto elogios quanto críticas nas redes sociais.
Agora que você já sabe o que é branding e qual é a sua importância para o sucesso do negócio, fica fácil entender que a criação e a gestão de uma marca são processos que demandam tempo e consistência nas ações offline e online.
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