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O que é branding e por que se preocupar com a gestão da sua marca?

Toda marca deseja se destacar e fidelizar clientes. Para isso, é preciso conhecer o que é branding e gestão de marca. Entenda o assunto aqui!

Se você tem seu próprio negócio, quer se destacar da concorrência e fidelizar o seu público, é fundamental conhecer o que é branding e gestão de marca para construir uma boa imagem da empresa na mente (e no coração) do consumidor.

O conceito de branding apareceu antes da internet e, claro, com o surgimento das novas mídias, teve o campo de atuação ampliado. Hoje, é possível se comunicar em canais mais personalizados e com menores custos. No ambiente virtual, esse termo costuma ser chamado de digital branding.

Nosso tema do post de hoje é justamente esse. Falamos sobre o que é branding e por que se preocupar com a gestão da sua marca. Preparado? Boa leitura!

Afinal, o que é branding?

Podemos traduzir branding como a criação e a gestão de uma marca. Em outras palavras, é o que você pensa dela e como deseja que seja vista pelos consumidores. E tudo isso só pode ser feito com um bom planejamento e gerenciamento a longo prazo da estratégia de marca.

Assim, o branding engloba desde a identidade visual até o relacionamento de uma empresa com o seu público, passando por diversos processos que explicaremos a seguir.

Quais os principais pontos do branding?

Identidade visual

As representações visuais, como logotipo, cores, elementos gráficos, fontes e tipos de foto, contribuem para a criação de uma imagem do seu negócio na cabeça do cliente.

Por isso, desenvolva uma unidade de estilo também na web e, em tempos de smartphones e tablets, fique atento ao bom entendimento do conteúdo nas telas reduzidas.

Para uniformizar a utilização da identidade visual, é recomendável ter tudo reunido no manual da marca. Assim, a aplicação dos elementos seguirá sempre os mesmos padrões.

Tom de voz

Quando se sabe o que é branding, entende-se o quanto é essencial definir o tom de voz da marca, afinal, tão importante quanto a imagem é a personalidade da marca. Qual é o seu propósito? Se sua empresa fosse uma pessoa, seu estilo seria mais formal ou descontraído?

Lembre-se de que a linguagem deve estar adequada ao perfil do público que deseja alcançar, para, assim, gerar a sensação de identificação nele.

Posicionamento offline e online

Há uma variedade de canais online e offline em que sua marca pode (e deve) estar presente. No entanto, mais do que aparecer em todos eles, é preciso saber avaliar quais são, de fato, relevantes para o crescimento do negócio.

Para isso, é preciso ter um estudo sobre onde a sua persona ou cliente ideal está, quais canais de comunicação refletem a personalidade da empresa e como ela pode desenvolver uma comunicação nesses meios.

Afinal, cada um deles possui formatos e linguagens específicas, mas não se deve esquecer de deixar claro os valores da marca.

Ponto de venda

Caso sua empresa tenha pontos físicos de venda dos produtos ou serviços, é preciso que sigam a estratégia de branding. Cada detalhe deve ser pensado para transmitir as sensações desejadas ao consumidor, seja na decoração, no atendimento ou mesmo no aroma predominante no local.

Se a marca só atende pelo site, ou seja, de forma online, o visual e as funcionalidades da página também precisam seguir essa estratégia, proporcionando ao usuário uma boa experiência no contato com sua empresa.

Conteúdo

Um material bem trabalhado ajuda sua marca a ganhar mais visibilidade nos mecanismos de busca e autoridade na área de atuação. O conteúdo deve ser focado nos interesses do cliente ideal, mas sempre relacionado aos objetivos estratégicos da empresa.

Quando a empresa alimenta seus canais de comunicação com assuntos que podem agregar a vida da audiência, ela passa a ser percebida com mais empatia e identificação. Portanto, qualidade precisa estar sempre entre as prioridades.

Por que entender o que é branding e quais as suas vantagens?

É importante entender o que é branding, pois, como você viu, essa estratégia não se resume apenas à identidade visual. Ela é formada de vários componentes que, juntos, vão transmitir a personalidade e posicionamento da marca.

Quando não se tem ideia do que esse conceito significa, pode-se acabar contratando um serviço incompleto e que não trará os resultados esperados pela empresa.

Outro erro é esperar que os efeitos sejam imediatos, quando, na verdade, só devem ser percebidos a médio e longo prazo. Lembre, também, de que sem constância na aplicação do plano de branding, dificilmente você verá mudanças consistentes, pois a gestão de marca deve ser constante.

As vantagens de uma boa estratégia de branding são várias. Podemos listar algumas, como:

  • Valores e posicionamento melhor percebidos pelo público;
  • diferenciação em relação à concorrência;
  • fidelização e maior conexão com os consumidores;
  • colaboradores integrados e coesos aos valores da empresa;
  • geração de valor para a marca.

Como fazer uma boa gestão de marca?

As estratégias determinadas no plano de branding podem variar em cada caso, mas certas dicas são unânimes. Aqui vão algumas:

Conte boas histórias

Seu negócio já tem uma identidade visual legal e um propósito bem definido? Então chegou a hora de contar a sua história de maneira atraente! Afinal, é mais fácil se envolver, se emocionar e se inspirar ouvindo ou lendo bons relatos, concorda?

Mostre seu propósito

Marcas humanizadas se conectam muito mais com a audiência e são melhores percebidas por ela.

Depois de definir o que a empresa deseja transmitir, inclua no seu conteúdo, no atendimento e nas peças de divulgação, por exemplo, algo que transmita o seu propósito de forma consistente.

Lembre-se que quem quer agradar a todos pode acabar não agradando ninguém. Então foque em gerar identificação com quem importa para sua marca.

Torne-se amigo do público

Coloque o relacionamento com o cliente em primeiro lugar. Ouça o que ele tem para contar, troque ideias e conquiste engajamento. Torne-se amigo do público e esteja preparado para receber tanto elogios quanto críticas nas redes sociais.

Agora que você já sabe o que é branding e qual é a sua importância para o sucesso do negócio, fica fácil entender que a criação e a gestão de uma marca são processos que demandam tempo e consistência nas ações offline e online.

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