Sua empresa B2B investe em marketing no LinkedIn? Se a resposta for “não”, cuidado! O seu negócio pode estar perdendo uma oportunidade única de gerar mais leads e converter vendas.
Quando se trata de estatísticas impressionantes, o LinkedIn se destaca como uma das redes sociais que mais apresentaram crescimento nos últimos anos. São mais de 850 milhões de membros cadastrados em 200 países e territórios, e 58 milhões de empresas registradas.
Desse volume de usuários, 40% acessam a plataforma diariamente. E mesmo sendo usada com mais moderação quando comparado às outras redes, o LinkedIn tem se mostrado muito mais eficaz na geração de leads, segundo a Hubspot. 277% a mais que o Facebook e o Twitter.
Não é à toa que muitos profissionais de marketing estão investindo pesado em marketing no LinkedIn. Os marqueteiros B2B, inclusive, relatam que 80% dos seus leads de mídia social vêm da plataforma.
Convencido de que construir uma estratégia é importante para destacar a empresa no Linkedin, além de identificar e concretizar mais oportunidades de negócios? Então continue com a gente para entender melhor o funcionamento desta plataforma, e quais benefícios as empresas B2B podem obter ao investir nela!
LinkedIn para empresas: entendendo o seu funcionamento
O LinkedIn é uma plataforma de mídia social voltada especificamente para profissionais e empresas. Funciona mais ou menos como um grande banco de dados profissional, onde os usuários podem criar perfis detalhando suas experiências, conectarem-se com outros talentos e participarem de grupos de discussão relacionados à sua área de interesse ou atuação.
Para as empresas B2B, o LinkedIn oferece oportunidades únicas de vendas e networking. A plataforma permite que as marcas encontrem potenciais clientes, parceiros comerciais e talentos para recrutamento, além de poderem compartilhar conteúdo relevante para estabelecer autoridade e gerar leads qualificados.
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Quais benefícios a empresa B2B pode obter ao investir no marketing no LinkedIn
Quando se trata do LinkedIn, os investimentos em marketing podem trazer uma série de vantagens para as empresas B2B. Mas como queremos ser objetivos aqui, vamos às principais e mais importantes:
1- Geração de leads qualificados
O LinkedIn oferece ferramentas robustas de segmentação que permitem às empresas B2B alcançar públicos-alvo altamente específicos com base em critérios como setor, cargo, localização e tamanho de negócio.
Isso pode ajudar no direcionamento de mensagens e publicações para os perfis que têm maior probabilidade de se interessar pelos serviços e produtos da marca.
2- Ampliar a rede de networking
Embora a plataforma seja um ambiente ótimo para profissionais conseguirem oportunidades de emprego, as interações e conexões estabelecidas no LinkedIn tendem a ser mais relevantes e significativas para os negócios B2B.
As empresas podem expandir a sua rede de contatos, conectando-se com potenciais parceiros comerciais, fornecedores, clientes e até mesmo investidores.
3- Maior visibilidade da marca
Como o LinkedIn é uma plataforma onde diferentes perfis profissionais ficam concentrados em um só lugar, as empresas B2B podem participar de debates e discutir temas relacionados ao seu próprio nicho de atuação com um grande número de pessoas.
Ao compartilharem conteúdo relevante na sua página, podem ampliar a visibilidade da marca e, como consequência, aumentar o seu reconhecimento e credibilidade diante do público.
4- Construção de autoridade
Compartilhar conteúdo relevante e de alta qualidade no LinkedIn é fundamental para as empresas B2B consolidarem sua autoridade em suas respectivas áreas.
Ao demonstrarem expertise sobre um determinado assunto, as empresas conseguem conquistar a confiança e o respeito de outros empresários, fortalecendo a sua posição como líderes no mercado.
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As expectativas para o futuro do marketing no LinkedIn
Mesmo com mais de 850 milhões de membros cadastrados, o LinkedIn não para de investir em novos recursos para atrair mais usuários. Recentemente, adicionou funcionalidades de IA para elevar ainda mais a experiência de seus membros, e para auxiliá-los a aprimorar e destacar suas identidades profissionais e perfis.
Com a modernização da plataforma, a expectativa é que a rede do LinkedIn continue crescendo exponencialmente nos próximos anos, e que a partir disso, empresas B2B consigam aproveitar esse movimento para alcançar ainda mais leads e oportunidades de negócio.
O marketing no LinkedIn desempenhará um papel cada vez mais importante e necessário nessa jornada de atração e geração de leads qualificados, sendo responsável pelo direcionando de publicações e conteúdos de valor para os perfis certos.
A falta de investimento e planejamento das ações de marketing pode acabar limitando o alcance das empresas B2B a novas oportunidades de negócio, além de impedir que elas colham todos os benefícios que mencionamos acima.
Para ajudar nessas questões, elaboramos uma segunda parte desse material mostrando como as empresas B2B podem gerar leads qualificados no LinkedIn, na prática. Então, se você gostou desse conteúdo, fique atento(a) ao próximo post que publicaremos em breve!
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