No universo das vendas o pior erro que se pode cometer é parar no tempo e não acompanhar a evolução da jornada de compra dos clientes. Seguindo este raciocínio, hoje decidimos falar sobre o mix de marketing.
O mix de marketing, composto de marketing ou 4Ps do marketing são termos para definir uma estratégia muito utilizada para posicionar ou reposicionar um produto ou serviço no mercado.
Boa leitura!
O que é mix de marketing?
O conceito, que foi criado nos anos 60 e passou a ser difundido mundialmente por Philip Kotler, trata de estratégias de marketing para influenciar e conquistar o público-alvo.
O composto de marketing funciona bem tanto para produtos quanto para serviços, visto que sua principal função é gerar desejo de compra no público-alvo.
Como funcionam os 4Ps do marketing?
Cada “P” corresponde a um pilar das estratégias de marketing que, juntos, exercem a função de transformar os rumos da empresa tendo por base a análise de dados e diversos fatores a influir sobre a relação empresa e cliente. Confira:
Produto
Toda empresa oferece algo à sua clientela, seja um produto ou serviço. Nesta primeira etapa, você irá definir quais são as características e atributos do que está sendo ofertado.
Uma dica muito importante é ir um pouco além e focar nas vantagens e benefícios, ao invés de apenas falar do produto. Veja como chegar a esta definição com algumas perguntinhas básicas:
- • Qual a necessidade e funcionalidade do seu produto?
- • Como, quando e onde ele será utilizado?
- • Como é o produto fisicamente?
- • Qual o nome e marca?
- • O que o diferencia dos demais?
- • Quais soluções oferece ao consumidor?
- • Porque o seu produto deve ser escolhido?
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Preço
Agora que você já estruturou uma definição do seu produto é hora de precificar, por isso, tenha em mente que esse “P” é determinante para a sobrevivência do seu negócio.
Uma estratégia eficaz é mapear o preço que os seus concorrentes ofertam e, assim, ter um respaldo sobre qual caminho seguir. Coloque essas questões no papel e responda:
- • Por quanto você oferta o seu produto ou serviço?
- • Qual valor você considera pertinente?
- • Qual o comportamento do cliente em relação ao seu preço?
- • Quanto os consumidores estão dispostos a pagar?
- • Como está o seu valor em comparação aos concorrentes?
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Praça
Praça tem a ver com os canais de distribuição, onde os clientes encontrarão o seu produto, onde você oferta o seu negócio.
Considere todas as formas de fazer negócios: loja física, e-commerce, porta-a-porta, redes sociais.
São todos os canais de venda que levam ao consumidor, tanto para introduzir seu produto ou serviço em um novo mercado, quanto para expandir o seu negócio. Então, reflita:
- • Onde estão seus clientes?
- • Onde você irá ofertar seu produto ou serviço?
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Promoção
Chegamos ao último “P”! Tão importante quanto os demais, a promoção envolve o trabalho do marketing e da publicidade para fazer a sua marca atingir o objetivo principal.
Estamos nos referindo às ações e estratégias de divulgação do seu produto/serviço, que terão como função gerar visibilidade para a marca e, como consequência, atrair novos clientes. Por fim, responda:
- • Quais canais apresentaram melhor desempenho?
- • Qual o melhor momento para se conectar com a sua audiência?
- • Qual é o comportamento do seu consumidor?
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Resumindo, um bom Mix de Marketing pode ser um dos principais responsáveis pelo sucesso e longevidade de uma empresa.
Você precisa de ajuda para entender mais sobre seu público-alvo e mercado em que está inserido? Entre em contato conosco para saber como podemos lhe ajudar!