Atualmente, uma empresa precisa estar preparada para atender diferentes públicos, especialmente aqueles que estão entrando na vida adulta e se tornando consumidores. Nesse caso, é essencial você saber como se relacionar com millennials e geração Z.
Neste artigo, explicaremos o que são essas gerações e quais as suas características, além de algumas dicas sobre como atendê-los da forma certa. Boa leitura!
Afinal, o que são millennials e geração Z?
Os períodos que definem a duração de uma geração nem sempre são iguais, pois podem variar conforme os institutos e pesquisadores que os estudam. Mas de forma geral, os Millenials são aquelas pessoas nascidas aproximadamente entre 1980 e 1995. Já a Geração Z, equivale ao período de 1996 a 2010.
Compreender a época em que nasceram é importante para defini-las, pois são os momentos econômicos, políticos e culturais de cada período que as influenciam, inclusive, em seu comportamento de compra.
Nesse sentido, um dos principais aspectos analisados é o nível de tecnologia, que modificou a forma de consumo em relação às gerações anteriores. E claro, nesse caso, é preciso guardar as diferenças econômicas que influenciam no acesso e poder de compra até hoje. Mas de forma geral, foi possível estabelecer um panorama.
Sendo assim, Millenials, ou geração Y, são parte da última geração que nasceu ou cresceu na era analógica e participaram da transição dessa fase para o período de surgimento das novas tecnologias.
Por sua vez, a Geração Z, conhecida como nativa digital, são as pessoas que eram crianças pequenas ou nasceram já com acesso a essas tecnologias dentro de casa, inclusive, consumindo-as por conta própria desde muito cedo.
Quais as principais características dessas gerações?
As gerações mudam com a sociedade. Por isso, hoje, a tendência é que o intervalo entre elas diminua.
No caso dos millennials e geração z, eles passaram a ser a maior parcela de força de trabalho e consumo. Entretanto, não são pessoas iguais. Por isso, é tão importante conhecer as características para saber como atender a cada uma, respeitando suas diferenças. Veja algumas a seguir!
Consumo consciente
Tanto millennials quanto a geração Z acreditam que é importante consumir de forma consciente. Mais engajados em questões ambientais, eles se importam não só com produtos, mas também de onde vem e para onde vão.
No caso dos Millennials, ainda se preocupam com o consumo de produtos físicos e buscam serviços mais eficientes. Já a geração Z valoriza mais experiências e não sentem tanto a necessidade de adquirir bens, apenas de usá-los.
Engajamento de marca
Para ambas gerações, mas principalmente para a geração Z, o engajamento de uma marca em causas da sociedade é fundamental. Essas pessoas exigem que as empresas não só tenham um posicionamento, mas também que desenvolvam ações reais em relação às causas discutidas em sociedade.
Vínculos
Crescendo e vivendo em um ambiente amplamente digital, a geração Z é mais individualista que as anteriores. Isso significa que as chances de criar vínculos duradouros com marcas são menores. Por isso, é preciso conquistá-las e lhes dar um senso de pertencimento.
Já dos Millennials, podemos esperar maior seletividade e fidelidade à marcas que demonstrem valor e qualidade.
Tolerância e intolerância
Tanto a geração Y quanto a Z estão altamente conectadas. Com isso, surgem espaços, antes inexistentes, para se expressar e criar vínculos com pessoas. Nesse sentido, surge um posicionamento contraditório.
Isso porque, ao mesmo tempo em que são conhecidas como as gerações mais abertas a conceitos como diversidade na sociedade, também tendem à intolerância a posicionamentos que não condizem com o que acreditam, sejam pessoas ou empresas, como no caso da cultura do cancelamento, que atinge, inclusive, outras gerações que estão na internet.
Como se relacionar com os millennials e geração Z?
Agora que você sabe a diferença entre millennials e geração Z, é importante saber como se relacionar com cada um deles. Se liga nas dicas!
Millennials
- crie produtos inovadores;
- seja omnichannel;
- promova atendimento eficiente e rápido;
- invista em conteúdos interessantes, mesmo nas propagandas;
- trabalhe com custo benefício;
- esteja presente em redes sociais populares como o Instagram.
Geração Z
- mostre seus valores e seja fiel a eles;
- interaja nas redes sociais e dê espaço para feedbacks;
- foque em boas experiências;
- promova entretenimento e uso de tecnologias;
- crie senso de pertencimento;
- ofereça conteúdos relevantes nas redes em que eles estão presentes, como o TikTok.
Millennials e geração Z nasceram próximos e estão amplamente conectados, mas isso não significa que sejam iguais. Por isso, é importante saber suas diferenças e o que almejam. Assim, é possível criar estratégias focadas em cada um e transformá-los em clientes de sua empresa.
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