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Quais as principais métricas de vaidade e como tomar cuidado com elas?

Entenda neste conteúdo o que são métricas de vaidade e por que é preciso tomar cuidado com as falsas impressões que elas causam!
métricas de vaidade

Mensurar resultados para projetar cenários e melhorar as estratégias é uma das premissas mais importantes do marketing digital. Existem diversas formas de medir o sucesso das ações adotadas pela empresa, especialmente aquelas que são realizadas nas redes sociais, como as métricas de vaidade.

Quem nunca se empolgou com uma quantidade razoável de seguidores no Instagram, uma publicação com mais comentários do que o habitual ou um vídeo com um bom número de visualizações no YouTube, não é verdade?

Pois bem, estes são apenas alguns exemplos de métricas de vaidade que não são necessariamente relevantes para o êxito do seu negócio. Neste conteúdo mostraremos mais detalhes sobre o que significam esses indicadores, quais cuidados é preciso tomar, entre outras informações pertinentes ao assunto!

O que são métricas de vaidade?

Não é nenhuma novidade que com o processo de transformação digital pelo qual a sociedade está passando, formas inovadoras de consumir informação, entretenimento, produtos e serviços foram aderidas pelo consumidor moderno.

Para lidar com as mudanças comportamentais e atender às novas demandas do mercado, as empresas não apenas planejam os conteúdos para as redes sociais, como também investem tempo, energia e muito dinheiro para que essas mídias se tornem populares.

Afinal, bons números nas redes sociais devem significar que os negócios vão bem, correto? Errado! Esses números são o que conhecemos como métricas de vaidade e não têm outra utilidade senão inflar o ego e melhorar o status de uma marca.

Basicamente, essas métricas não contribuem com os resultados reais do negócio e tampouco fornecem dados para que a empresa adote estratégias de marketing mais eficientes, visto que são porcentagens que não condizem com a realidade.

Quais são as principais métricas de vaidade?

De forma resumida, qualquer indicador que só sirva para passar uma boa impressão, mas que não tenha uma importância real para o sucesso dos negócios, pode ser considerado uma métrica de vaidade.

Não estamos dizendo que as métricas de vaidade não têm o seu valor, mas tome cuidado para não deixar que elas gerem ilusões. Existem métricas que realmente devem ser acompanhadas e, com o auxílio de profissionais experientes, podem fazer toda a diferença para a sua empresa.

Entre os exemplos clássicos de métricas de vaidade, podemos citar:

  • curtidas e reações no Facebook;
  • likes no Twitter ou no Instagram;
  • comentários em qualquer rede social;
  • número de downloads nas lojas de apps;
  • taxa de cliques;
  • compartilhamentos;
  • taxa de rejeição;
  • número de visualizações;
  • número de seguidores.

Por que é importante tomar cuidado com as métricas de vaidade?

Para finalizarmos, agora que você já sabe o que são métricas de vaidade, é importante destacar os motivos pelos quais esses indicadores exigem atenção dobrada para o seu negócio.

O primeiro a ser pensado é de que forma esses resultados ajudarão na tomada de decisão? Embora uma postagem com muitas curtidas no Facebook traga uma satisfação temporária, será que essa métrica pode ajudar a definir outras ações ou a tomada de decisão? Se a resposta for não, talvez seja necessária procurar outros indicadores para ficar de olho.

Outra medida importante a se tomar é fazer uma análise para descobrir se esse dado reflete a realidade do negócio. A questão é que, nas redes sociais, não é difícil manipular as coisas para que um fato não se pareça exatamente com a realidade. É possível comprar seguidores, curtidas e até comentários positivos com apenas alguns minutos de pesquisa na internet.

Sendo assim, a nossa recomendação é que o foco seja dado em métricas que ajudem a empresa a criar oportunidades de vendas e deem condições para os gestores pensarem em ações que realmente incentivem os seguidores a avançarem pelo funil de compras. Algumas boas métricas para acompanhar são o Custo de Aquisição por Cliente (CAC) e o número de visitantes do site, pois são informações que impactam de verdade o faturamento e o desenvolvimento do negócio.

Como você pôde conferir, as métricas de vaidade podem gerar falsas sensações de sucesso e satisfação quando, na verdade, os resultados da empresa representam a necessidade de mudanças drásticas de estratégia. Nesse sentido, contar com a ajuda especializada de uma boa agência de marketing pode fazer toda a diferença.

Quer saber como a Agência Jokerman pode ajudar o seu negócio a mensurar resultados e elaborar as melhores táticas de vendas? Então entre em contato com a gente para conhecer as melhores soluções de marketing do mercado!

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