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Memorabilidade: o novo ROI de marketing

Já ouviu falar em memorabilidade? Esse termo é considerado o novo ROI de marketing e pode ser usado para avaliar o sucesso da sua marca. Vem entender!

Muitos líderes ainda medem o sucesso de suas campanhas olhando apenas para métricas de performance — ROI, cliques, impressões. Claro, esses números têm o seu valor, mas no fim do dia, o que faz a diferença é se a marca é inesquecível ou não

No meio de tanta informação e empresas disputando atenção online, o verdadeiro desafio é ser lembrado!

Bem-vindo à jornada para a memorabilidade, o novo ROI de marketing. Bóra descobrir como sua empresa pode chegar lá?

Memorabilidade: um diferencial que desafia o básico

Quero que você pare um pouco o que estiver fazendo agora, e anote em um papel todas as marcas que você prioriza na hora de comprar um produto. 

Na coluna de refrigerantes, tenho quase certeza de que sua escolha vai ser Coca-Cola, assim como na coluna de fast-food, provavelmente o McDonald’s. Na coluna de roupas esportivas, é Adidas ou Nike, e na coluna de tecnologia, talvez Apple ou Samsung.

Acertei?

Se sim, acredite, isso não é nenhum tipo de mágica. O que vemos aqui é apenas resultado de uma estratégia que várias marcas diferentes adotaram para se tornar o que são hoje: memoráveis!

Elas quebraram as barreiras do que consideramos boas empresas para serem predominantes em seu nicho. Nesse lugar, elas não precisam competir por espaço. Elas sabem que existem poucas marcas que se mostram como ameaça.

Então, se você pergunta, o que é ter uma marca memorável, nós respondemos: ser a única, ou pelo menos uma das principais marcas, a ocupar a mente do cliente em um momento de escolha.

Não é fácil tornar a marca memorável, e eis o porquê

Todas as empresas querem alcançar o patamar de autoridade em seu nicho de atuação. 

Ao conquistar esse lugar, é possível “relaxar” um pouco, reduzir custos com campanhas massivas e dar mais atenção a estratégias de relacionamento e inovação. Afinal, o nome da marca por si só já faz o serviço de gerar leads, atrair público e converter vendas.

Não é que não exista mais esforço do marketing — o trabalho continua. Mas agora, o trabalho está mais focado em expandir o mercado.

Agora, porque tornar a marca memorável é uma missão que poucos conseguem completar? São muitos elementos que contam, mas se fossemos resumir tudo em uma só palavra, seria: autenticidade.

Entregar algo além do convencional, criar uma identidade que respeite a proposta da empresa e se tornar popular entre os consumidores exige muito estudo. E não só estudo na hora de criar uma marca, mas também na hora de construir campanhas, desenvolver produtos, divulgar experiências e, claro, se conectar com as personas.

A criatividade é o ponto-chave aqui; ela precisa fazer parte da cultura de negócio desde o princípio — e infelizmente, ela costuma ser negligenciada na maioria das vezes.

“Ahhhhh! Eu quero ter uma marca memorável! O que preciso fazer?”

Tá! Eu sei que nessa parte do conteúdo você pode estar desesperado achando que a sua marca não tem chance de alcançar esse novo ROI de marketing, que é a memorabilidade, mas acredite quando dizemos que, sim, é possível.

No entanto, precisamos ser honestos e dizer que, para alcançar essa posição na mente do cliente, a jornada não vai ser fácil. E que todas as marcas que já se tornaram memoráveis precisaram passar por esse mesmo percurso. Então, lembre-se: não existem atalhos. É só seguir o caminho e pronto.

E qual é esse percurso? 

Pois bem, a jornada começa pela criação de uma marca forte. Ela será responsável por conectar, inspirar e gerar confiança com o seu público-alvo, então nada mais importante do que construir um nome que carregue esses valores.

Às vezes, na urgência de entrar no mercado, os empresários acabam recorrendo a medidas rápidas para construir a sua identidade visual, como em sites e templates prontos, mas essa está longe de ser a estratégia que a Coca-Cola ou o McDonald’s seguiram.

Assim, criar uma marca forte, que realmente siga os princípios originais da empresa e atraia os clientes certos, é o primeiro passo.

“Mas eu já tenho uma marca construída!”

Ela está atraindo e retendo clientes? Se a resposta for “não”, esse é o momento de cogitar o rebranding, uma estratégia que envolve redesenhar a identidade e a estratégia de marca. 

Agora, desenvolvida uma marca de peso? Será preciso trilhar pelo seguinte caminho:

1- Identifique seu diferencial e valorize-o

Nem sempre é fácil saber o que torna a sua marca única, mas isso é muito importante para quem busca ser lembrado. Que aspectos o seu produto ou serviço têm? Pode ser uma funcionalidade inovadora, um atendimento incrível ou até mesmo os valores que sua empresa carrega e expressa. 

A questão é: no meio de tantas opções, o que faz alguém escolher a sua marca? Se você consegue responder a essa pergunta e comunicar bem isso, você já está a caminho de conquistar o seu espaço na mente (e no coração) do cliente.

2- Construa uma conexão emocional

O consumidor pode até escolher pela razão, mas é a emoção que faz ele voltar e se tornar fiel. 

Por isso, construa campanhas que vão além do produto e que mostrem como a sua marca entende o mundo dele.

Isso pode ser feito com campanhas de marketing que abordam temas com os quais o seu público se importa, trazer histórias que toquem o coração ou até mesmo usar o humor certo para criar essa aproximação. 

3- Inove sempre que puder

A inovação não precisa ser uma mudança louca que mexe com toda a estrutura operacional da sua empresa; às vezes, pequenos ajustes e melhorias já são suficientes para mostrar que você está atento e que se importa em oferecer o melhor. 

Atualizar seus produtos, testar novas abordagens e acompanhar as necessidades do seu público-alvo garantem que sua marca não fique ultrapassada. Tenha em mente que a ideia aqui é continuar sendo uma escolha relevante mesmo com o passar do tempo.

4- Cultive uma comunidade

A força de uma marca está nas pessoas que a defendem. Assim, procure cultivar uma comunidade que se conecte com o propósito e o estilo da sua marca, e incentive as pessoas a engajar. Não só isso, escute também o que eles têm a dizer e torne as pessoas parte da sua história. 

Essa base de clientes fiéis será o seu melhor marketing a longo prazo, acredite. Afinal, quem não quer fazer parte de algo grande e que realmente acredita?

Memorabilidade: torne sua marca inesquecível

Marcas inesquecíveis se fazem com estratégia. Curioso para ver até onde a sua pode chegar?

Mande uma mensagem para o time da Jokerman Belém e descubra como podemos tornar a sua marca memorável!

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