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Memes no marketing digital: conheça as vantagens dessa estratégia e saiba como aplicá-las!

Não sabe como aproveitar um memes nas redes sociais da sua empresa? Leia este artigo completo e descubra nossas dicas!
memes marketing digital

É bem provável que você já tenha visto, compartilhado ou engajado com algum meme nas redes sociais. E ainda, independente se o seu segmento requer estratégias de marketing offline ou online, é bem provável que já tenha visto seu concorrente empregando essa estratégia.

Neste artigo, vamos conversar um pouco sobre as vantagens de utilizar memes no Marketing Digital da sua empresa. Também vamos contar a origem deste fenômeno digital e compartilhar algumas dicas para que você escolha o meme ideal para conseguir o engajamento e a aproximação com o público que sua marca precisa!

Qual é a origem dos memes?

O termo “meme” foi empregado pela primeira vez por Richard Dawkins na década de 70 em seu livro “O Gene Egoísta” (The Selfish Gene). O cientista define meme como uma ideia ou informação que se propaga e multiplica dentro de um contexto social até que em determinado momento comece a fazer parte da memória da coletividade.

O meme funciona da seguinte forma: baseado na imitação de uma determinada situação ou contexto cômico, se propaga de forma viral na internet por meio de vídeos, GIFs e imagens. É um conteúdo facilmente editável e compartilhável, motivo pelo qual pode ser utilizado por diversas pessoas, empresas e marcas.

Podemos dizer que uma das principais vantagens de utilizá-los é construir oportunidades de conexão e empatia com os seguidores da marca. São momentos de descontração e espontaneidade que podem proporcionar personalidade para sua comunicação digital.

Como os memes são usados pelo Marketing Digital?

Os memes funcionam quase como uma linguagem própria nas redes sociais. Mesmo aqueles que não fazem parte da geração Z, Alfa ou Millennial são fluentes em memes.

É muito importante que sua marca saiba se comunicar para se manter relevante, mas é preciso ter cuidado. Se a sua marca ou empresa tem a seriedade e a formalidade como identidade, o meme pode não ser uma boa estratégia.

A empresa precisa manter coerência quanto a personalidade, tom e voz construídas durante sua história. Se existe a possibilidade que o meme seja entendido como uma ação oportunista nas redes sociais, é melhor que não o use.

No entanto, se você quer perder um pouco da seriedade e busca tornar a marca mais descontraída, o ideal é que faça isso gradualmente, com planejamento e ajuda de uma agência especializada.

Como escolher o meme ideal para uma publicação?

Quando os memes são empregados de forma correta, podem não somente tornar sua marca lembrada como também amada pelos seguidores.

No entanto, muitas vezes, a pressa para aproveitar o buzz, a falta de reflexão e bom senso pode fazer o tiro sair pela culatra. O que era para proporcionar um momento de descontração acaba trazendo impactos negativos, e na pior das hipóteses, até mesmo cancelamentos.

A seguir apresentaremos algumas dicas para a produção deste tipo de conteúdo:

  • Entenda seu público e sua marca;
  • Veja se esse tipo de comunicação faz sentido para sua marca;
  • Observe o timing;
  • Tenha bom senso e empatia;
  • Não se perca no contexto do meme;
  • Contrate uma agência especializada.

Neste artigo, você entendeu algumas vantagens do emprego de memes no Marketing Digital e descobriu algumas dicas para empregar essa estratégia em suas redes sociais.

Então, como anda o seu relacionamento com a audiência? Caso você queira melhorar, transformar leads em clientes fiéis e alcançar novos públicos, entre em contato para saber como podemos lhe ajudar!

Psiu!

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