Um trabalho de marketing focado no funil de vendas e nas redes sociais tende a gerar excelentes resultados, independentemente do seu segmento. No entanto, você tem certeza de que sabe o melhor caminho para trabalhar com o meio de funil?
O estágio do meio de funil é bastante importante, já que ele se encarrega de cativar suficientemente o público que chega até a sua marca para que ele se transforme em um consumidor da sua oferta. Isso também se aplica às redes sociais, que têm um papel fundamental nesse processo.
Conhecer as necessidades e motivações do seu público-alvo é o primeiro passo para começar esse trabalho. Em seguida, você deve entender como esse funil de vendas evolui ao longo do tempo e, principalmente, quais argumentos são decisivos para direcionar essas pessoas à conversão.
Quer ajuda nisso? Então, conheça, a seguir, as melhores formas de nutrir leads de meio de funil nas redes sociais!
Inicie conversas
As redes sociais são ferramentas interativas em sua essência. Portanto, o sucesso da sua estratégia depende da sua capacidade de iniciar conversas significativas com seu público-alvo e convertê-lo.
Por exemplo, o envio de directs pelo Instagram pode transformar um leve interesse em uma decisão de compra. Interaja com seu público também pelos comentários, buscando sempre dar continuidade a um diálogo em vez de encerrá-lo.
Crie um conteúdo relevante
Utilizando os múltiplos formatos suportados pelas principais redes sociais da atualidade, você pode agregar bastante valor à jornada do seu consumidor até ele decidir pelo seu produto.
Para isso, primeiramente, entenda qual é a necessidade principal do seu lead. Para que ele chegue ao fundo do funil, você precisa veicular um conteúdo que seja do interesse dele e que o aproxime dessa decisão, como uma série de posts informativos, alguns vídeos, entre outros.
Estabeleça uma relação de confiança
O meio de funil costuma ser desafiador para nutrir leads porque ainda não é o momento de oferecer seu produto para venda, mas também não se pode permanecer em um campo muito superficial. Então, o que fazer?
Essa é a fase em que a sua marca precisa conquistar a confiança do seu público. Posicione-se como uma autoridade em seu segmento, em vez de adotar uma postura puramente vendedora. Assim, seus leads naturalmente penderão para uma decisão favorável.
Aprenda com os seus resultados
O segredo para uma estratégia vencedora pode estar nos seus próprios resultados anteriores. A partir desse levantamento, você deve acompanhar o que deu certo e o que ficou aquém do esperado em matéria de conversão.
Com isso, elabore ações corretivas para os problemas e que intensifiquem o que gerou bons resultados. No período seguinte, repita essa sequência para que as suas ações sejam cada vez mais estratégicas.
Baseie-se nessas dicas para estruturar a sua abordagem de marketing focada no meio de funil para aprimorar os seus resultados de maneira efetiva. Lembre-se de que os seus esforços precisam estar em constante melhoria, já que novas tendências e mudanças de comportamento podem transformar a forma como seu público reage. Boas vendas!
Quer saber mais sobre cada um desses estágios? Desvende todas as etapas do funil de vendas aqui no nosso blog.