Quando planejadas adequadamente, ações de marketing para psicólogos podem trazer excelentes resultados. Esses profissionais podem aproveitar os benefícios de uma boa estratégia que seja adaptada às particularidades do segmento e às necessidades dos pacientes.
Especialmente depois da popularização do meio digital, os psicólogos podem aproveitar uma série de canais diferentes para divulgar os seus serviços e alcançar novos pacientes. Seja em revistas, jornais, nas redes sociais ou em anúncios no YouTube, é sempre possível obter bons resultados.
Para isso, é preciso encarar o processo como se fosse uma estratégia de marketing para qualquer outro tipo de empresa. É necessário levar em conta o que você quer alcançar, o perfil do seu público e a mensagem que será passada.
Quer saber mais? Veja, a seguir, os principais passos para implantar um bom planejamento de marketing para psicólogos!
Defina os seus objetivos
Toda ação de marketing deve ser iniciada tendo objetivos concretos em mente. O que deseja conquistar? Quer alcançar mais pacientes? Fidelizar os que já tem? Ou talvez fortalecer a própria marca no mercado? Seja o que for, é preciso estabelecer um indicador que defina o quanto você está perto ou longe do seu objetivo, que será monitorado continuamente durante o processo.
Conheça a legislação
Quem atua na área da saúde precisa seguir algumas regras da legislação brasileira para não ter problemas ao trabalhar o próprio marketing. Por exemplo, não é permitido garantir a cura de problemas de saúde por meio dos seus serviços. Em vez disso, prefira apenas atestar a qualidade deles. Outro exemplo de regra a ser seguida é não poder divulgar os dados dos seus pacientes.
Publique conteúdo informativo
Uma ótima forma de fortalecer a sua marca é se estabelecendo como autoridade em seu segmento. Para fazer isso, você pode começar a publicar conteúdo informativo na internet, seja em um blog ou nas redes sociais. Pense naquelas que são as principais dúvidas de seus pacientes e comece a criar um material que as pessoas queiram consumir.
Acompanhe seus concorrentes
Não comece a trabalhar com a sua estratégia de marketing para psicólogos sem voltar o seu olhar para os outros profissionais da sua área. Não se trata de procurar por ações para copiar, mas para considerar as ações deles antes de tomar as suas decisões. Dependendo da sua posição no mercado, isso pode fazer muita diferença.
Faça networking
Ter uma rede de contatos em seu mercado também é uma ótima forma de fazer marketing para psicólogos. Outros colegas podem recomendar os seus serviços ou oferecer ideias e referências para você aprimorar as suas ações de divulgação.
Crie anúncios digitais
Uma das principais vantagens de utilizar o meio digital para divulgar os seus serviços é que você pode aproveitar uma performance muito superior sem precisar gastar demais com isso. É o caso, por exemplo, de anunciar nas redes sociais ou usando o Google Ads. Basta configurar a audiência desejada e monitorar os seus resultados.
Pensar em ações de marketing para psicólogos é um processo que deve fazer parte do seu dia a dia. Afinal, sempre podem surgir novas tendências capazes de alavancar os seus resultados se bem aproveitadas dentro do seu contexto. Siga as nossas dicas e garanta mais relevância para o seu nome e um maior volume de pacientes.
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