Fazer marketing para idosos é muito diferente de agradar públicos mais jovens — se você já teve que encarar esse desafio, deve ter percebido quanto pode ser complicado agradar essa fatia da população.
Esse desafio, no entanto, é cada vez mais importante. Afinal, estima-se que, até 2030, o Brasil terá a quinta maior população de idosos no mundo, embora já conte com 30 milhões de pessoas nessa faixa etária atualmente.
Afinal, quais são os principais recursos para cativar essa audiência? É o que veremos neste artigo! Continue lendo e confira como você pode melhorar a qualidade do marketing da sua empresa e atingir em cheio esse público.
Repense a linguagem do seu negócio
Com quem a sua marca fala? Se você quiser atingir os idosos, reestruturar a linguagem que utiliza em seus canais de comunicação deve ser o primeiro passo.
Um erro muito comum é o de tratar esse público como crianças, assumindo que ele não tem familiaridade com os mesmos recursos que os mais jovens utilizam. Mas isso não só é ineficiente quanto pode afastar as pessoas que você quer atrair.
Os idosos mais jovens em 2019, por exemplo, nasceram por volta de 1960 e já estão bem familiarizados com as principais tecnologias utilizadas na área de saúde, bem como com as mídias digitais. O ideal, portanto, é falar como você fala com qualquer adulto — lembrando que a terceira idade compreende várias faixas etárias, cada uma com expectativas diferentes.
Priorize o atendimento
As gerações anteriores são tão preocupadas com a qualidade do atendimento que recebem quanto os mais antenados millennials. Por isso, já que essa parcela do público está cada vez mais conectada, não deixe de investir em canais de comunicação on-line. Pense sempre, porém, no fator humano dessas interações.
Em geral, os idosos preferem falar com uma pessoa do que com uma máquina, e ficam bem mais frustrados do que outros públicos ao lidar com atendimentos eletrônicos em que precisam pressionar muitos botões. Nesse sentido, zelo e atenção farão uma grande diferença nos resultados do seu departamento de marketing para cativar essa parcela do público.
Invista em acessibilidade
Quão acessíveis são as suas ações de marketing para idosos? Muitas pessoas, após completarem 60 anos, precisam de óculos ou perdem parte da audição, por exemplo. Cabe aos seus anúncios e postagens, portanto, se adequar a essa realidade.
Falar com clareza nos vídeos que você posta no YouTube e no Instagram, incluir legendas para ajudar aqueles que já não têm mais tanta acuidade e evitar o uso de letras miúdas são algumas das medidas que a sua marca pode adotar para transmitir confiabilidade.
Por fim, vale ressaltar que as estratégias voltadas para pacientes idosos não precisam ser off-line. De todas as parcelas da população, a que engloba os idosos é hoje a que mais cresce quanto ao uso da internet — e a utilização do celular pode estar diretamente associada a isso.
Alguns estudos indicam que a tenologia ajuda a prolongar a saúde mental dessas pessoas e a ampliar as suas funções cognitivas. Por isso, para obter o máximo de resultados, considere utilizar as estratégias que mencionamos aqui tanto on-line quanto off-line!
Então, gostou destas dicas estratégicas para alavancar os resultados do seu marketing para idosos? Agora, aproveite para assinar a nossa newsletter e receba mais conteúdos ricos como este diretamente no seu e-mail!