Na atualidade, além dos casos em que o médico exige ou aconselha uma clínica específica, a procura ocorre na internet. Por isso, o investimento em marketing para clínicas é especialmente importante, tendo em vista a chance de aumentar a procura por exames com bastante oferta no mercado.
São as ações de marketing que vão determinar a exposição da clínica em relação às empresas concorrentes. Nesse contexto, a quantidade de vezes e a forma que ela aparece nas pesquisas é que vai determinar o resultado.
Neste artigo, você vai conhecer as iniciativas de marketing mais adequadas para fortalecer a reputação de uma clínica médica. Confira!
1. Cuide da presença online
Se os objetivos são aparecer com mais frequência e de forma mais atrativa para o seu público, é preciso garantir a presença do seu site, blog e perfis em redes sociais. O site e o blog, por exemplo, precisam ser ambientes fáceis de navegar, com informações bem distribuídas e identidade visual alinhada à clínica.
O verbo dessa ação é “facilitar”! Se o visitante encontrar dificuldades na navegação, a reação natural e esperada é que ele abandone o site em busca de uma experiência menos frustrante.
2. Produza conteúdo adequado, atrativo e relevante
Não é segredo para ninguém que a internet se tornou a principal fonte de informação para a imensa maioria das pessoas. No entanto, é tanto conteúdo disponível que estamos nos saturando de dados.
Por isso, é preciso conhecer bem o perfil de cliente da sua clínica e elaborar conteúdos que respondam às suas necessidades. Por exemplo, o blog e as redes sociais costumam ser usadas por clínicas para discutir e responder dúvidas sobre saúde, por meio de artigos, infográficos e outros formatos.
3. Impulsione as suas plataformas online
Embora as suas plataformas online (redes sociais, site e blog) possam obter um tráfego orgânico (gratuito), é importante ganhar um destaque ainda maior com anúncios e impulsionamentos pagos dos seus conteúdos online.
As redes sociais e os mecanismos de pesquisa oferecem variadas formas de impulsionar conteúdos. Elas permitem que as suas publicações sejam direcionadas para um público específico e ganhem ainda mais visibilidade.
4. Use o marketing local
Como os pacientes tendem a dar preferência a clínicas mais próximas, é aconselhável que você busque se destacar na região de atuação da sua empresa.O marketing local é uma ação poderosa nesse sentido.
Estratégias simples como um bom cadastro nos mapas do Google e no Google Meu Negócio são essenciais. Isso vai permitir que o público identifique a clínica quando fizer uma pesquisa por região e acesse informações importantes, como horário de funcionamento, telefone, fotos e facilidade de acesso.
5. Alinhe o marketing com o atendimento da clínica
As ações de marketing cumprem várias funções, e uma delas é o fortalecimento da marca da clínica. Com uma boa presença online e ações bem estruturadas, é possível passar uma boa imagem ao público.
No entanto, as experiências de maior sucesso trabalham o marketing alinhado às ações de atendimento. É preciso garantir que a facilidade da mensagem transmitida online tenha continuidade no atendimento telefônico ou presencial. Para isso, é necessário contar com profissionais bem capacitados e treinamentos para a equipe.
O investimento em marketing vem se mostrando cada vez mais importante em mercados competitivos. Neste artigo, você conheceu as formas de aumentar a atração de clientes com o marketing para clínicas. Agora, planeje-se para implementá-las.
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