Antes de falar sobre o marketing no LinkedIn, não é demais lembrar que, dentre as redes sociais voltadas para empresas, essa é a mais popular. De início, ela ficou conhecida como um meio de contratação de colaboradores, mas, hoje, vai muito além dessa função.
Empresários e profissionais dos mais diversos setores a utilizam para buscar informações — muitas vezes de grandes empreendedores, como Bill Gates. Além disso, o LinkedIn também é ótimo para o relacionamento com potenciais clientes, parceiros e fornecedores.
Entender essa lógica de uso — o que inclui conhecer muito bem o seu público e seu comportamento, com o objetivo de produzir conteúdos relevantes — é importante para elaborar uma estratégia adequada e obter resultados significativos. Continue a leitura e confira os detalhes!
As estratégias de marketing no LinkedIn
O formato diferente do LinkedIn sugere ações específicas e direcionadas, como é comum no marketing digital. Vejamos como lidar com as particularidades dessa rede.
Promoção do relacionamento
Um ponto em comum do LinkedIn com outras redes sociais é a necessidade de manter um relacionamento constante com a sua rede. Se sua empresa não aparecer, não interagir e não fornecer um conteúdo relevante, será muito difícil esperar uma resposta positiva. Os clientes precisam de estímulo para “bater à sua porta” — exatamente como ocorre com uma loja física.
Uso do LinkedIn Ads
Os anúncios do LinkedIn não oferecem os mesmos recursos de segmentação que outras redes, como o Facebook. Contudo, é possível elaborar uma boa estratégia de direcionamento. Além disso, os anúncios são fundamentais para que a divulgação da empresa ganhe escala.
Produção de conteúdo
Poucas redes sociais fornecem tanto conteúdo interessante e relevante sobre a atividade empresarial. Para quem se interessa em temas dessa área, o LinkedIn é uma fonte rica, confiável e interessante. Por isso, um bom trabalho de produção de conteúdo é uma ótima estratégia para fortalecer a reputação da empresa e demonstrar o conhecimento da equipe.
As boas práticas de criação de uma página empresarial
O formato de sua página no LinkedIn vai fazer grande diferença no modo como as pessoas percebem a empresa. Por isso, confira algumas das práticas que não devem ser esquecidas a seguir.
Engaje a equipe
A participação dos colaboradores amplia a exposição da empresa. Por isso, é uma excelente prática para buscar destaque.
Otimize sua página
Se bem usada, a página da empresa no LinkedIn facilita sua estratégia de SEO. Por isso, garanta uma boa escolha de palavras-chave e um conteúdo realmente relevante para o seu público.
Simplifique sua URL
O endereço de URL da página é automaticamente configurado com um número, mas você pode personalizá-lo com o nome da empresa para simplificar e facilitar o acesso.
Levante informações
O LinkedIn é uma poderosa fonte de informação e é muito eficaz no fornecimento de indicadores sobre o desempenho de sua página. É fundamental acompanhar esses dados para saber o que funciona e o que merece mais atenção.
Divulgue seu conteúdo
O LinkedIn oferece a possibilidade de investir em campanhas de divulgação, o que é fundamental para potencializar os resultados. Sem esse tipo de investimento, a empresa fica limitada pela exposição orgânica, o que pode ser trabalhado, mas sempre de modo mais limitado. Ou seja, o ideal é conjugar as duas formas: a paga e a gratuita.
Por fim, o marketing no LinkedIn deve ser aplicado de modo diferente em páginas e perfis pessoais. Usadas para divulgar um negócio e não as habilidades pessoais, as páginas empresariais permitem gerenciar anúncios e levantar insights e dados importantes sobre o seu público.
Desse modo, podemos concluir que o marketing no LinkedIn é uma importante ferramenta de relacionamento, seja para a venda B2B, seja com o público em geral, interessado em negócios, seja com possíveis colaboradores, seja com fornecedores. O que muda é é a forma de usar e a natureza do conteúdo produzido.
Agora, acesse nossas páginas nas redes sociais e observe as diferenças de formato de nossas postagens em cada uma delas. Aproveite e siga-nos nas de sua preferência. Estamos no LinkedIn, no Facebook, no Twitter, no YouTube e no Instagram.