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Marketing nas redes sociais: como definir a estratégia ideal?

As redes sociais são ferramentas importantes para melhorar o posicionamento digital da sua empresa e, assim, atrair mais clientes. Entretanto, muitos empresários fazem isso de forma desorganizada. Não é à toa que os resultados são menores do que o esperado.

Você não quer cometer esse tipo de deslize, certo? Então, para aprender como construir uma boa estratégia de marketing nas redes sociais, veja quais são as ideais para o seu negócio e os principais passos para fazer um planejamento de ações.

Boa leitura!

Quais são as redes ideais para o negócio?

Há diversas redes sociais disponíveis. Cada uma delas é mais indicada para um tipo de mercado. Confira, agora, quais são as principais para o seu negócio:

Facebook

O Facebook superou a marca de 2 bilhões de usuários, ou seja, pelo menos 1/4 da população tem uma conta nessa rede social. Por isso, ela é essencial para que você consiga alcançar seus usuários, atrair mais clientes e fidelizá-los.

LinkedIn

Diferente das outras redes citadas aqui, o LinkedIn é mais voltado para negócios. Dessa forma, você poderá encontrar funcionários para sua empresa ou fazer parcerias com outras instituições.

Instagram

É visível que muitos usuários estão passando mais horas no Instagram do que no Facebook. Isso significa que o Instagram é uma ótima opção para você se relacionar com seu público, principalmente apostando no visual, seja em vídeos, seja em imagens.

Twitter

O Twitter é a rede do engajamento. Embora o número de caracteres seja limitado, os internautas gostam da rede para discutirem sobre valores morais, políticos e éticos. Então, ela é uma boa possibilidade de mostrar para seu público tudo o que a marca acredita e defende.

Outras opções interessantes são: Medium, Pinterest e Tumblr.

Como fazer um planejamento de ação?

Ter um bom desempenho nas redes sociais requer um planejamento completo de ação. Caso contrário, suas ações nessas plataformas serão limitadas e poderão não gerar o resultado esperado. Se seus serviços não forem bem planejados e executados, é possível que os usuários tenham a impressão de que não são realmente importantes.

O primeiro passo da gestão de redes sociais é definir em quais você começará sua estratégia. Vale lembrar que, muitas vezes, menos é mais. Ou seja, o fato de estar presente em muitas não significa que você terá mais êxito.

Após isso, defina qual será o orçamento empregado em cada uma delas. O valor será utilizado para contratação de funcionários, empresa especializada e gastos com links patrocinados (como Facebook Ads e Twitter Ads). Assim, você terá uma maior noção de quais são os investimentos mais importantes no momento.

Quais ações podem garantir o sucesso da estratégia?

No investimento planejado, você deverá contar com, pelo menos, três ações para uma estratégia bem-sucedida de marketing nas redes sociais:

Produção de conteúdo de qualidade

A qualidade dos seus materiais é um fator decisivo para engajar o público. É necessário pesquisar quais são os temas que despertam mais dúvidas, medos e desejos nos seus seguidores. A questão é você pensar mais no que seu cliente precisa do que em divulgar sua marca ou produto diretamente.

Relacionamento com os usuários

Além dos conteúdos, os seguidores gostam de fazer comentários e entrar em contato com a empresa pelas redes sociais. Por isso, você precisa respondê-los com a linguagem mais adequada a eles, retirar dúvidas e mostrar que a opinião deles é importante para a sua marca.

Acompanhamento dos resultados

Os resultados obtidos pela estratégia devem ser acompanhados periodicamente. Eles mostrarão quais são os caminhos que sua empresa deve percorrer para melhorar ainda mais o número de vendas e de interações com os clientes.

Agora que você sabe como começar seu planejamento de ação, mãos à obra. Inicie seu marketing nas redes sociais de forma estruturada e consciente. Saiba exatamente o que, quando e como será feito. Além disso, mantenha o ritmo até que os resultados desejados comecem a aparecer. Por fim, monitore sempre se suas campanhas podem ser otimizadas, a fim de destacar ainda mais seu negócio no mercado.

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Psiu!

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