Nos últimos anos, a internet ganhou cada vez mais força. Não é por acaso que o tempo gasto em redes sociais cresceu 60%, com o Brasil figurando na segunda posição na lista de consumo global. Esse impacto significa, entre outras coisas, a necessidade de adequar estratégias para potencializar os resultados corporativos.
Saber como fazer marketing nas redes sociais é fundamental não apenas para mostrar presença. No ambiente online, uma marca ganha a valiosa oportunidade de se posicionar, deixar claros seus valores e criar novos elos com o público. Além disso, abre-se uma gama de possibilidades de negócio.
Para ter sucesso com o marketing nas redes sociais, é preciso ter planejamento e qualidade. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!
Desenvolva conteúdo atrativo e relevante
Por conta da variedade de opções, um usuário facilmente sai de uma página em busca de outra que supra suas necessidades. Desta maneira, a produção de conteúdo relevante para a audiência deve ser a peça-chave no planejamento de uma estratégia de marketing nas redes sociais.
As marcas que fazem sucesso vão muito além da mera promoção de serviços ou produtos próprios. O mais importante é entregar um material útil às pessoas, solucionando algum problema ou clareando as ideias dela de determinada maneira.
Organize postagens com informações precisas e interessantes, aliando a elementos capazes de chamar mais atenção, como emojis e uma linguagem mais despojada, se o contexto e o caráter da empresa assim permitirem.
Interaja com os seguidores
Para saber como fazer marketing nas redes sociais, é primordial buscar o engajamento. Afinal de contas, as interações dos usuários com a marca, como likes, comentários ou compartilhamentos, demonstram coisas positivas, como confiança e credibilidade.
Com um alto engajamento, ainda se sai ganhando a partir da divulgação da marca, do aumento do tráfego no site e, mais importante, de uma maior quantidade de vendas. Mas esse é um processo contínuo, ou seja, exige trabalho de médio e longo prazo.
Trata-se de um efeito cascata: quanto melhor o conteúdo produzido, maior o engajamento das pessoas e, consequentemente, maior vai se tornando o alcance orgânico das publicações. E nunca esqueça de repercutir as reações do público, respondendo comentários e dando sequência ao relacionamento.
Use hashtags
Não basta estar nas redes sociais, é preciso ser encontrado! Plataformas como o Instagram, por exemplo, dependem diretamente da aplicação correta de hashtags para uma boa performance.
As hashtags devem ser poucas, mas eficientes. Antes de usá-las, vale a pena pesquisar sobre o nicho e observar quais têm feito maior sucesso. A partir dessa análise e do tema da publicação, escolha as alternativas adequadas.
Assim, a marca aumenta as chances de ganhar visibilidade nas redes sociais, sendo achada por pessoas que até então não a conheciam. Dentro de prazos mais longos, o trabalho é recompensado com um alcance cada vez maior.
Depois dessas dicas de como fazer marketing nas redes sociais, aproveitamos para deixar outra: lembre-se de que a estratégia precisa estar alinhada aos ideais e às peculiaridades da empresa. Uma agência especializada, por exemplo, é capaz de auxiliar e muito na elaboração da metodologia mais eficiente possível.
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