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Marketing focado no cliente: garanta a direção correta para as suas estratégias

Trabalhar o marketing focado no cliente é muito importante para garantir a satisfação do seu consumidor. Acesse este artigo e entenda!
marketing focado no cliente

O marketing focado no cliente refere-se a todas as estratégias utilizadas por uma empresa para atender às necessidades do seu consumidor, surpreendendo-o de uma maneira positiva. Nesse caso, são oferecidas, aos clientes, soluções que superam as suas expectativas com o objetivo de aumentar o número de fidelizações.

Essa estratégia é importante porque ela ajuda a ganhar a confiança do seu consumidor e, com isso, faz com que o seu negócio se torne a preferência dele. Além disso, o cliente também passa a ser, mesmo que de maneira inconsciente, um promotor da sua marca, indicando a sua empresa para seus amigos, familiares e contatos nas redes sociais.

Neste artigo, separamos as principais estratégias para garantir a implementação de um marketing focado no cliente. Continue a leitura para saber como aplicá-las em seu negócio!

Realize follow-ups para entender os feedbacks

O follow-up ajudará você a acompanhar o comportamento do consumidor dentro da jornada de compra. Esse gerenciamento ajuda a melhorar as suas estratégias para garantir a satisfação do cliente.

Em primeiro lugar, você precisa manter contato direto com o seu cliente. É nesse momento que as dúvidas precisam ser sanadas, e as objeções, quebradas. Se possível, apresente cases de sucesso para trazer mais segurança à negociação.

No entanto, não pense que a compra se encerra após o consumidor sair do seu estabelecimento — muito pelo contrário! O pós-venda é fundamental para saber se o atendimento oferecido supriu todas as necessidades do cliente. Feito isso, você mostrará que a sua empresa está comprometida com o bem-estar do consumidor e com a sua satisfação.

Analise a experiência do cliente

Existem vários métodos para analisar a experiência do cliente em sua empresa. Estamos falando das pesquisas de satisfação. Uma das mais comuns é o NPS (Net Promoter Score). Com uma simples pergunta, você consegue saber se o atendimento oferecido foi suficiente ou não. A pergunta seria assim:

“De 0 a 10, qual é a probabilidade de você recomendar nossos produtos/serviços para um amigo ou colega?”

As respostas de 0 a 6 representam os detratores, ou seja, clientes insatisfeitos. As de 7 a 8 representam os clientes neutros, que, apesar de estarem satisfeitos, podem facilmente ser seduzidos pela sua concorrência.

Já as respostas de 9 a 10 representam os promotores da sua marca, isto é, clientes satisfeitos que continuarão comprando em sua empresa e recomendando-a a outras pessoas.

Com base nesses resultados, você consegue traçar estratégias específicas e mais eficientes para melhorar cada vez mais a experiência do seu consumidor.

Ofereça um treinamento à equipe de colaboradores

Os colaboradores são peças fundamentais quando o assunto é marketing focado no cliente. Isso porque são eles que têm contato direto com o consumidor, por isso, oferecer, aos seus funcionários, treinamentos que visam a conscientizá-los sobre a importância de melhorar a experiência do cliente é fundamental para o sucesso das suas estratégias.

Além disso, também é possível ensiná-los a lidar melhor com situações de conflito, sempre buscando resolver o problema e não deixando o consumidor sem resposta ou solução.

Percebeu como o marketing focado no cliente pode ajudar a sua marca a ganhar a preferência de seus consumidores? Portanto, não deixe de investir nessa estratégia e faça com que seus clientes se tornem promotores da sua empresa!

O marketing digital da sua empresa não está dando os resultados esperados? Isso é sinal de que algo, dentro da sua estratégia, não está correto. Confira nosso outro artigo e veja as 5 dicas para melhorar o marketing digital do seu negócio!

Psiu!

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