Já foi o tempo em que blog era uma espécie de diário virtual. Hoje em dia, os blogs funcionam como excelentes ferramentas de divulgação e alimentam as redes sociais. No marketing em saúde eles são fundamentais para a afirmação da clínica ou do profissional como referência na sua especialidade.
Se você já tem um blog, mas nunca havia pensado em usá-lo estrategicamente para ampliar o número de pacientes, fortalecer a imagem do seu consultório ou atingir outro objetivo profissional, deve começar a fazer isso o quanto antes! Gerar conteúdo informativo de qualidade é uma das formas de chegar rapidamente ao seu público.
Entenda mais sobre a importância de profissionalizar o seu blog e como usar essa estratégia de marketing médico.
A importância de ter um blog médico
Um blog só tem sentido em existir se ele servir para informar, educar ou entreter. Por isso, o marketing de conteúdo é tão valorizado. Trata-se de uma forma de chamar a atenção de um grande número de pessoas, mas também de se conectar com o seu público, seus clientes potenciais e ajudá-los.
Quem nunca pesquisou um termo médico no Google que atire a primeira pedra. Você mesmo já deve ter se deparado com uma série de situações em que o paciente chega no consultório sabendo todas as possibilidades de diagnóstico e tratamento para a sua suposta doença na primeira consulta, não é?
Por isso é tão importante ter uma estratégia de marketing em saúde dedicada a oferecer um conteúdo que informe e eduque as pessoas, nem que seja para alertá-las para os riscos de procurar diagnósticos pela internet. Esse, inclusive, é um dos benefícios de ter um blog: educar a população.
A consequência disso é que seu nome se tornará referência na área. As pessoas passarão a confiar mais em você e vão se interessar em agendar consultas, veículos de comunicação poderão entrar em contato para pedir a sua opinião sobre determinado tema. Tudo isso agrega valor ao seu trabalho e à sua marca.
Como fazer marketing de conteúdo em saúde
Para que seja possível aproveitar os benefícios do marketing médico com um blog, é fundamental que você acerte na implementação desse canal de comunicação. Existem boas práticas que precisam ser adotadas para realmente causar um impacto positivo no seu público.
As estratégias de marketing de conteúdo são baseadas em técnicas de SEO (otimização para mecanismos de busca, em português). Elas incluem estabelecer um funil de vendas, uma persona, calendário editorial etc.
Veja algumas formas de profissionalizar o seu blog com essas técnicas.
Pense no seu paciente
Quem é o seu paciente? Qual o sexo, a idade, a classe social, onde mora… Essa será a sua persona. Tente especificá-la o máximo possível, indicando o histórico de doenças genéticas, por exemplo. Quanto mais detalhada a persona, mais assertiva será a sua produção de conteúdo.
Um detalhe bastante importante desse processo é considerar o que a sua persona pensa. Quais são as principais dúvidas desse público? Motivações, dores, desejos, entre outros, são elementos que requerem a sua atenção e serão decisivos para você criar um material legitimamente interessante em seu blog.
Produza conteúdo educativo
Pensando nas perguntas que o seu paciente leva até o consultório, elabore textos que eduquem e orientem a persona. Se você tem uma clínica de radiologia, por exemplo, produza conteúdos sobre os tipos de problemas que podem ser detectados em exames de raio-X, sempre esclarecendo de forma clara e em linguagem acessível.
Para acertar na escolha de pautas para esses materiais de marketing em saúde, coloque-se no lugar do público que você pretende atingir. Pense naquelas que são as principais dúvidas, dores e motivações dessas pessoas e elabore materiais que atendam a essas particularidades.
Crie oportunidades de geração de leads
O seu blog tem tudo para ser uma ferramenta de geração de leads muito importante para você no marketing médico. No entanto, para que isso seja possível, é necessário implementar os mecanismos adequados para atrair esse público e captar os dados dele.
Uma forma de fazer isso é instalando uma caixa de assinatura de newsletter ou exigindo a inserção de informações para fazer o download de materiais especiais, como e-books. Dessa forma, você construirá uma base de público legitimamente interessado em seu conteúdo, algo bastante valioso para as suas iniciativas de marketing em saúde.
Faça uma análise de concorrência
Trabalhar com blogs médicos na área de marketing em saúde não é mais novidade. Por conta disso, parte dos seus esforços devem ser dedicados a acompanhar o que outros nomes desse mercado estão fazendo e encontrar formas de se destacar nesse meio.
A análise de concorrentes ajudará você a enxergar oportunidades em seu segmento que podem ser aproveitadas em seu blog. Esse processo precisa ser contínuo durante a sua atuação com o seu blog.
Utilize as palavras-chave certas
Quem chegar até o seu blog a partir do Google provavelmente fez isso ao realizar uma busca por determinadas palavras. Usar as palavras que o seu paciente costuma pesquisar na internet nos seus artigos vai ajudar a sua persona a encontrar o seu blog, contribuindo positivamente para os seus resultados.
Experimente anotar alguns termos mais usados durante as consultas ou fazer uma pesquisa no Google Ads para saber quais as palavras mais buscadas e que têm a ver com a sua especialidade. Procure criar conteúdo otimizado para os termos que seu público em potencial mais procura na internet, pensando também nas melhores práticas de SEO.
Promova o conteúdo
Para que o seu blog consiga trazer bons resultados, ele precisa de um impulso de promoção em seus canais de atuação. Senão, será muito difícil que consiga bons números de audiência sozinho.
Depois de publicar o conteúdo no seu blog, promova-o nas redes sociais e por e-mail, usando estratégias de marketing digital para cada meio. Compartilhe o conteúdo nas suas redes e produza e-mail marketing sobre os assuntos publicados, com link para os artigos do blog.
Capriche na usabilidade e no design
Se é complicado navegar em seu blog, ele dificilmente trará bons resultados para você. Esse trabalho requer voltar a sua atenção para a usabilidade dele, ou seja, considerar se o seu conteúdo pode ser encontrado e acessado com facilidade, se o design é intuitivo e se não existem barreiras que prejudiquem a experiência.
Esse processo deve ser contínuo. Todos os dias podem surgir novas necessidades e tendências do público dentro e fora do marketing médico que causam um impacto na usabilidade e exigem adaptação.
Como você viu, o marketing em saúde pode se beneficiar muito da produção de conteúdo bem planejada e estruturada dentro das estratégias de SEO. Mas ter um blog apenas não basta, é preciso otimizá-lo e profissionalizá-lo.
Quer entender mais sobre o assunto? Leia nosso artigo sobre criação de sites!