O marketing educacional é essencial para divulgar, posicionar escolas e universidades como autoridades e transmitir confiança no que fazem. Afinal, por mais qualidade que a sua instituição de ensino tenha, para que as matrículas se multipliquem é preciso que as pessoas saibam sobre ela.
Continue lendo para entender o que é, suas vantagens e como usar essa estratégia na sua instituição de ensino.
O que é marketing educacional
O marketing educacional é uma estratégia de comunicação para instituições de ensino com o objetivo de atrair e reter alunos.
Para isso, é necessário um planejamento estratégico sério, uma execução de qualidade e o acompanhamento constante para perceber o que deu certo para ser repetido, ou o que pode melhorar.
Lembre que, dependendo do tipo de instituição de ensino, a sua comunicação pode ter que atingir não só os estudantes matriculados e potenciais alunos, mas também pais e familiares, já que são tomadores de decisão e influenciadores.
Outro ponto importante é que o marketing educacional não se atém somente ao início do ano ou datas específicas. Na verdade, é um trabalho constante de posicionamento de marca ao longo de todo o ano letivo.
Quais as vantagens do marketing educacional
Com cada vez mais instituições de ensino no mercado e a crescente conscientização sobre a necessidade de investimento em comunicação, é muito difícil que uma escola ou universidade sobreviva sem dar a atenção necessária às estratégias de marketing.
Essa estratégia traz muitas vantagens às instituições, seja escolas ou universidades, e listamos as principais abaixo:
- Posicionamento e difusão dos valores da escola;
- Maior interação e proximidade com alunos e seu respectivo núcleo familiar;
- Melhor comunicação com o público em geral;
- Maior captação de alunos para matrícula;
- Retenção e fidelização dos estudantes;
- Reconhecimento da instituição como autoridade em educação;
- Melhor resultado financeiro.
Como fazer marketing educacional
É indispensável a atuação de um profissional de marketing ou de um setor dedicado ao assunto, pois amadores não irão trazer o resultado desejado para a sua instituição de ensino.
O marketing educacional se inicia com o estudo de mercado, quando se pesquisa profundamente as características de seus clientes ideais e concorrentes, além dos pontos fortes e fracos da própria escola ou universidade. Nesse ponto, são definidos os objetivos e metas que o trabalho deve perseguir.
Após isso, é feito o estudo acerca de quais os melhores canais para divulgar a instituição no marketing educacional digital e offline, assim como a identidade visual e o tom de voz a serem utilizados para criar uma conexão com o público desejado.
A partir daí, é estruturado o planejamento estratégico de marketing com tudo o que deve ser produzido para alcançar os objetivos definidos pela empresa.
Muitas instituições de ensino têm priorizado o marketing educacional digital, que é feito por meio da internet, mas também existem outras ações de marketing fora dela. No geral, entre digital e offline, os recursos mais utilizados são:
- Organização de eventos temáticos;
- Distribuição de brindes;
- Redes sociais;
- Site;
- Blog;
- E-mail marketing;
- Newsletter.
Como você viu, toda instituição educacional precisa investir no marketing educacional como estratégia para ter sucesso a longo prazo. Quer aprender mais sobre marketing educacional e comunicação em geral? Siga a Jokerman no Instagram e acompanhe as publicações recheadas de conteúdo!