Pular para o conteúdo

Marketing Educacional: o que é e quais as vantagens para a sua instituição?

Para atrair e reter alunos, toda instituição de ensino precisa do marketing educacional. Entenda o que é e quais as vantagens.
equipe de marketing educacional reunida em escola

O marketing educacional é essencial para divulgar, posicionar escolas e universidades como autoridades e transmitir confiança no que fazem. Afinal, por mais qualidade que a sua instituição de ensino tenha, para que as matrículas se multipliquem é preciso que as pessoas saibam sobre ela.

Continue lendo para entender o que é, suas vantagens e como usar essa estratégia na sua instituição de ensino.

O que é marketing educacional

O marketing educacional é uma estratégia de comunicação para instituições de ensino com o objetivo de atrair e reter alunos.

Para isso, é necessário um planejamento estratégico sério, uma execução de qualidade e o acompanhamento constante para perceber o que deu certo para ser repetido, ou o que pode melhorar.

Lembre que, dependendo do tipo de instituição de ensino, a sua comunicação pode ter que atingir não só os estudantes matriculados e potenciais alunos, mas também pais e familiares, já que são tomadores de decisão e influenciadores.

Outro ponto importante é que o marketing educacional não se atém somente ao início do ano ou datas específicas. Na verdade, é um trabalho constante de posicionamento de marca ao longo de todo o ano letivo.

Quais as vantagens do marketing educacional

Com cada vez mais instituições de ensino no mercado e a crescente conscientização sobre a necessidade de investimento em comunicação, é muito difícil que uma escola ou universidade sobreviva sem dar a atenção necessária às estratégias de marketing.

Essa estratégia traz muitas vantagens às instituições, seja escolas ou universidades, e listamos as principais abaixo:

  1. Posicionamento e difusão dos valores da escola;
  2. Maior interação e proximidade com alunos e seu respectivo núcleo familiar;
  3. Melhor comunicação com o público em geral;
  4. Maior captação de alunos para matrícula;
  5. Retenção e fidelização dos estudantes;
  6. Reconhecimento da instituição como autoridade em educação;
  7. Melhor resultado financeiro.

Como fazer marketing educacional

É indispensável a atuação de um profissional de marketing ou de um setor dedicado ao assunto, pois amadores não irão trazer o resultado desejado para a sua instituição de ensino.

O marketing educacional se inicia com o estudo de mercado, quando se pesquisa profundamente as características de seus clientes ideais e concorrentes, além dos pontos fortes e fracos da própria escola ou universidade. Nesse ponto, são definidos os objetivos e metas que o trabalho deve perseguir.

Após isso, é feito o estudo acerca de quais os melhores canais para divulgar a instituição no marketing educacional digital e offline, assim como a identidade visual e o tom de voz a serem utilizados para criar uma conexão com o público desejado.

A partir daí, é estruturado o planejamento estratégico de marketing com tudo o que deve ser produzido para alcançar os objetivos definidos pela empresa.

Muitas instituições de ensino têm priorizado o marketing educacional digital, que é feito por meio da internet, mas também existem outras ações de marketing fora dela. No geral, entre digital e offline, os recursos mais utilizados são:

  1. Organização de eventos temáticos;
  2. Distribuição de brindes;
  3. Redes sociais;
  4. Site;
  5. Blog;
  6. E-mail marketing;
  7. Newsletter.

Como você viu, toda instituição educacional precisa investir no marketing educacional como estratégia para ter sucesso a longo prazo. Quer aprender mais sobre marketing educacional e comunicação em geral? Siga a Jokerman no Instagram e acompanhe as publicações recheadas de conteúdo!

Psiu!

Queres conteúdo gratuito?

Dicas, novidades e conteúdos exclusivos pra você. Deixe seu e-mail!

    Compartilhe esse conteúdo

    VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

    plugins premium WordPress