Você sabia que usar estratégias de marketing digital nos stories pode ser uma forma infalível de atrair clientes e vender? Ao usar o Instagram stories, é possível obter mais interação das pessoas com o perfil da empresa, visto que essa ferramenta tem uma grande adesão dos usuários da internet.
Assim, torna-se uma forma dinâmica e descontraída de engajar os seus consumidores, uma vez que eles tendem a tomar algumas ações no negócio, se forem bem guiadas pelo funil de vendas.
Sendo assim, é possível obter alguns resultados bastante positivos, como, por exemplo: a compra de algum produto ou serviço — que também é uma maneira do empreendimento estar mais próximo da clientela ao postar conteúdos divertidos e interativos.
Por isso, é importante conhecer essa e outras ferramentas de marketing digital nos stories para atingir o seu público-alvo no Instagram. Então, se você quer entender melhor sobre o assunto, confira este artigo até o final. Boa leitura!
6 estratégias de marketing digital nos stories
As estratégias de marketing digital são fundamentais para garantir uma comunicação mais eficiente com o público-alvo do negócio. Sendo assim, ao utilizar o Instagram Stories, é possível gerar mais vínculo e relacionamento com o público.
Para isso, é necessário seguir algumas boas práticas, por isso, confira abaixo algumas dicas para aplicar o marketing digital nos stories da sua marca:
1. Compartilhamento de posts do feed
O compartilhamento de posts do feed é uma ótima forma de convidar os usuários a verem suas postagens nas redes sociais. Isso porque, quando seu público segue muitas pessoas, ele pode acabar não vendo as publicações que você fez sobre determinado assunto.
Contudo, ao compartilhá-lo nos stories, fica mais fácil dos consumidores se sentirem interessados em conhecer o conteúdo e visitar suas publicações.
Outra possibilidade é usar essa estratégia em posts de empresas parceiras e quando desejar passar alguma mensagem motivacional e divertida para o seu público, por exemplo.
Para fazer isso, basta usar o botão, em forma de seta, que fica logo abaixo da foto da publicação do feed e publicar o conteúdo no stories.
2. Destaques
Umas das funcionalidades do stories é o fato do conteúdo só ficar disponível por 24 horas. Mas calma, com os ‘Destaques’ essa realidade muda. Ele permite que o assunto divulgado fique salvo pelo tempo que desejar.
Além disso, a boa notícia é o fato de poder separá-los por sessões, além de colocar capas em cada um dos seus destaques.
Para que isso seja possível, basta clicar no botão ‘Destaques’ no stories que já publicou. Ele ficará disponível logo acima do seu feed. Assim, pode-se criar álbuns e deixar o perfil mais organizado.
Um bom exemplo, é quando se separa destaques para cada item, como: lançamento de produtos, promoções, perguntas frequentes, entre outros.
3. Uso de figurinhas que engajam
Já conhece as figurinhas dos stories? Algumas delas são a contagem regressiva, enquetes, testes e perguntas, e costumam ser um método eficiente de engajar os seus clientes.
Por meio delas é possível estimular o seu público a manter uma interação com a empresa, como responder qual o tipo de produto da sua companhia eles mais gostaram, etc.
Além disso, o Instagram agora conta com um novo tipo de figurinha chamada “Sua vez” sendo utilizada na rede para criar correntes e aumentar ainda mais o engajamento.
Esse recurso permite que o usuário compartilhe tanto fotos quanto vídeos a respeito de um determinado tópico, além de se integrar nas tendências. O bônus é que tanto a pessoa que postou quanto os demais participantes, podem visualizar os conteúdos compartilhados.
4. Aposte no CTA
É provável que já tenha ouvido falar no Call to Action (chamada para ação), ou como também é conhecido: CTA — estratégia ideal para convidar o usuário para tomar uma determinada ação.
A dica é utilizar um CTA atrativo para melhorar o índice de conversões nos stories. Ou seja, isso nada mais é que um excelente método do marketing digital para incentivar os usuários a interagirem, a clicarem em um link, a acessarem uma página ou realizarem alguma atividade.
Sendo assim, quando se anuncia um projeto, produto ou serviço nos stories do Instagram e se utiliza uma chamada para ação eficiente, as chances de garantir conversões aumentam bastante.
5. Mostre os bastidores
Uma boa estratégia de marketing digital nos stories, é mostrar os bastidores do seu negócio. É possível exibir os processos de produção ou fabricação de determinados produtos, seja em vídeo ou por meio de imagens.
Além disso, se a sua empresa é prestadora de serviços, pense na possibilidade de mostrar um pouquinho de tudo, como, por exemplo: funcionamento das atividades do negócio, quem é a equipe de funcionários, o que fazem e muito mais.
A dica é mostrar os bastidores de forma espontânea para que os clientes se identifiquem e criem um sentimento de maior proximidade. Desta forma, torna-se possível estabelecer um relacionamento com o consumidor.
6. Realize lives no Instagram
Outro recurso ideal para empresas no Instagram, são as lives. Sim, os vídeos ao vivo são uma grande tendência na rede e funcionam como uma estratégia eficaz para garantir mais conexão e maior interatividade com o público.
Entretanto, a aposta é em conteúdos diferentes dos que já realizados nos stories e feed. A intenção é oferecer dicas exclusivas sobre assuntos relacionados ao seu serviço ou empresa.
Lembre-se que o foco é em garantir que o público se engaje, se identifique e crie uma relação com o negócio!
A partir disso, você pode recolher dados e fazer análise sobre o perfil dos seus consumidores, o que é fundamental para pôr em prática os melhores métodos para atrair cada vez mais clientes para o seu empreendimento.
Conclusão
Saber como usar o stories do Instagram é essencial para otimizar suas estratégias de marketing digital. Por isso, saiba que não há um número mínimo ou máximo desse tipo de postagem por dia.
Há empresas que publicam uma média de 10 stories diários, já outras fazem isso apenas algumas vezes na semana. Dessa forma, para entender qual a recorrência ideal, você precisará julgar alguns fatores, como:
- O tipo de conteúdo que será postado;
- Perfil do seu público-alvo.
Assim, fica mais fácil entender se suas publicações são do agrado de todos e que tipo de material você divulgará.
Agora, se você deseja entender tudo sobre o assunto para aplicar no seu empreendimento, saiba que a Jokerman tem um treinamento de stories completo que garante o conhecimento a respeito das ferramentas e vai ajudá-lo a alcançar os melhores resultados na sua empresa!
Então, não deixe essa oportunidade passar, hein?