O marketing de relacionamento nas redes sociais, hoje em dia, é infalível para a fidelização de clientes. Isso porque, criar uma relação sólida com o consumidor é fundamental para qualquer negócio.
Por isso, trouxemos dicas infalíveis para você aplicar o marketing de relacionamento nas redes sociais da sua empresa. Vem ler que está imperdível!
1. Interaja com seguidores
A primeira dica para aplicar o marketing de relacionamento nas redes sociais é interagindo com os seguidores. Pode até parecer meio óbvio isso, mas existem muitas empresas que não fazem o básico: interagir e responder os clientes.
As mídias sociais são ambientes de relacionamento, comunicação e podem servir até como uma espécie de SAC para empresas. Então, um empreendimento que usa isso a seu favor, sai na frente das demais nesse meio tão disputado.
Para manter um bom relacionamento com o cliente é interessante respondê-los sempre que possível. Geralmente, são dúvidas, interesse em comprar um determinado produto ou serviço, ou até mesmo sugestões.
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2. Faça posts frequentemente
Lembra da polêmica do roteiro de stories da Boca Rosa? Além do direcionamento do que ela vai falar e fazer, também existe um calendário editorial. Isso a orienta na hora de fazer aparições regulares nas redes sociais.
O mesmo funciona para qualquer empresa com presença digital. Mas sabe por qual motivo? Essa é uma estratégia importante para o relacionamento com os seguidores, pois as publicações vão aparecer com mais frequência para os clientes e eles podem interagir.
Para isso, é interessante estabelecer um calendário de conteúdos que seja estratégico e mantenha seus seguidores sempre informados. Como consequência, teremos maior engajamento e fidelização.
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3. Personalize a comunicação
Para um bom marketing de relacionamento nas redes sociais é importante alinhar a comunicação do negócio com o cliente. Para isso, é necessário ter um bom conhecimento a respeito da sua persona.
O conteúdo deve sempre ser voltado para a buyer persona do negócio. Então, dependendo de quem é o seu cliente e a rede social em que ele está, é ideal que a comunicação seja personalizada.
Alinhe sempre o tom de voz do negócio e das publicações à sua persona e tenha certeza de que está se comunicando de forma adequada, isso tudo faz parte de uma boa estratégia de marketing de relacionamento.
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4. Entenda o que o cliente quer
Lembra que falamos que as redes sociais, às vezes, podem funcionar como um SAC? Isso é porque alguns clientes recorrem às redes da empresa para reclamar ou tirar dúvidas. É nesse momento que você precisa estar preparado para entendê-lo.
Por isso, quando se adota o marketing de relacionamento nas redes sociais, é possível criar um maior vínculo com o cliente. Consequentemente, gera uma maior fidelização e aumento do LTV (lifetime value).
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5. Foco no atendimento humanizado
Além de todas as dicas anteriores, é fundamental estabelecer um atendimento humanizado com o cliente. Tratando ele com respeito, paciência e empatia em todos os canais de comunicação do negócio.
Por isso, é importante que sua equipe realize um atendimento que o consumidor se sinta compreendido e queira permanecer com a empresa.
Gostou desse conteúdo sobre Marketing de Relacionamento nas Redes Sociais? Aproveite e conheça agora mesmo 4 benefícios da gestão de relacionamento com o cliente e comece aplicar no seu negócio!