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Marketing de oportunidade: conheça a estratégia que pode tornar sua marca viral!

Já ouviu falar em marketing de oportunidade? Essa estratégia incrível pode tornar sua marca viral e digna dos holofotes. Saiba mais!  

Embora as campanhas de marketing utilizem elementos tradicionais, é muito importante que os times de marketing saiam da caixa de vez em quando e ampliem sua visão sobre o mundo, pois é no cenário externo que as coisas acontecem e que encontramos oportunidades de gerar resultados incríveis.

Chamamos isso de marketing de oportunidade, e grandes marcas, como Mercado Livre, Coors Light e Nomad já implementaram essa estratégia para aumentar o seu alcance, atrair a atenção de potenciais clientes, e melhorar a experiência com a marca.

Hoje vamos entender mais sobre esse tipo de marketing, quais são seus benefícios e como podemos aplicá-lo. Vamos lá?

O que é marketing de oportunidade

O marketing de oportunidade é uma estratégia que consiste em aproveitar eventos, datas comemorativas, situações inesperadas e momentos virais para promover uma marca, produtos e serviços.

Com a popularização das redes sociais, a estratégia tem sido bastante utilizada, tornando-se praticamente um elemento-chave para os influenciadores digitais, páginas de memes e famosos.

Sabe aqueles vídeos onde os influenciadores e artistas usam das trends para ganhar views em suas publicações? 

Então, essa é apenas uma das táticas que se encaixam no marketing de oportunidade, mas vale dizer aqui que a estratégia não se resume apenas a seguir trends, e que ela é muito mais ampla e complexa (e se nos permite dizer, divertida hehe).

A genialidade do marketing de oportunidade: cases para inspirar

1- Coors Light

A Coors Light é uma marca de cerveja que viu nascer a oportunidade de se destacar no mercado japonês, em uma partida de baseball. Não, você não leu errado. Um jogo foi responsável por uma das campanhas de marketing mais incríveis da história.

Em uma das partidas, a lenda do baseball, Shohei Ohtani, jogador japonês, rebateu uma bola que atingiu em cheio o patrocínio da Coors Light, resultando em um “buraco” preto no lado esquerdo da latinha do anúncio.

O que a marca fez? Ao invés de ir atrás do jogador legalmente, a empresa transformou esse “erro” em uma nova campanha que transformou a Coors Light na cerveja mais desejada no Japão.

Lotes de uma edição limitada foram fabricados com o detalhe no produto, os anúncios já existentes foram “quebrados” no mesmo local da latinha para acompanhar a ideia, e milhares de pessoas começaram a compartilhar fotos e vídeos do produto.

O negócio se tornou viral em questão de horas! Foi genial!

2- Mercado Livre

O Mercado Livre é uma das plataformas de e-commerce mais populares da América Latina e enxergou na Copa América 2024, uma excelente oportunidade para ampliar o seu alcance e associar a marca a um dos carros chefes do seu business: as entregas. 

No início dos jogos, ao invés de a bola ser entregue por um adulto comum, foi combinado que uma criança seria responsável por encaminhar a bola até o árbitro da partida e que a entrega seria realizada dentro de uma caixinha. Mas não era uma caixa comum, e sim uma caixa com o próprio símbolo do Mercado Livre. 

A ação não dura mais do que 40 segundos, mas são tantas emoções geradas aos espectadores (curiosidade, alegria e surpresa), que a marca atingiu em cheio o coração das pessoas que estavam assistindo. E não só das pessoas que estavam no estádio, mas em todas aquelas que acompanhavam os jogos pela televisão e pelos canais online. 

Brilhante, Mercado Livre, brilhante!

3- Nomad

A Nomad é uma empresa financeira em que o foco do seu negócio é proporcionar soluções bancárias internacionais. Mês passado, divulgou uma campanha com o ator Will Smith que repercutiu bastante, e que gerou para a empresa resultados incríveis de alcance e prospecção de clientes. 

No vídeo, o ator aparece falando em diversas línguas diferentes, como português, espanhol, francês e japonês para discorrer sobre os benefícios da nova solução: abrir uma conta sem fronteiras.

E onde está o fator “oportunidade” aqui? Explicamos! 

O filme Bad Boys 4, estrelado pelo ator, estava em cartaz na semana que foi lançada a campanha, e apoiado pela popularidade do ator aqui no Brasil, a Nomad aproveitou esse momento para divulgar o vídeo em redes sociais, Youtube, plataformas de streaming e TV aberta e fechada. 

Vale dizer, ainda, que o uso de IA também foi genial na construção da companha, pois a tecnologia ajudou a manter a personalidade do ator (as características da voz não foram alteradas, por exemplo) e gerar mais proximidade com diferentes culturas. 

Show, show, show!

4- Divertidamente 2

Você certamente viu no último mês alguma publicação relacionada aos personagens do filme Divertidamente 2, um desenho da Disney que estreou em junho de 2024, em todo o mundo.

Aproveitando a popularidade da animação, muitas marcas usaram dos personagens para divulgar os seus serviços e produtos de forma divertida. Psicólogos, times de RH, empresas de marketing, enfim. As personalidades da “Alegria”, “Raiva”, “Tristeza”, “Medo”, “Nojinho” e outras, foram associadas a diversas causas.

Os influenciadores digitais e demais usuários das redes também embarcaram na onda para criar memes, trends e vídeos com os personagens, algo que ajudou não só a aumentarem o engajamento dos seus perfis, como ganhar views, seguidores, curtidas e compartilhamentos. 

Esse também é um excelente case do marketing de oportunidade, que nos mostra que aproveitar os eventos externos, que estão acontecendo fora das paredes da empresa, têm um potencial gigante para melhorar resultados de divulgação de produtos, serviços e marcas.

LEIA TAMBÉM | Marketing multigeracional: como criar estratégias para atender diferentes gerações

Benefícios do marketing de oportunidade e como aplicar 

Olhando para os cases acima, fica fácil perceber os benefícios do marketing de oportunidade proporciona: engajamento, visibilidade, conexão emocional e aumento nas vendas são apenas alguns deles. 

Entendendo isso, a questão agora é: “Como implementar essa estratégia e ter resultados tão impressionantes quanto dos cases?”

Nossos especialistas aqui da Jokerman Belém separaram algumas etapas importantes que podem nos ajudar a alcançar esse objetivo. 

Vamos dar uma olhada nelas?

  • – Monitorar tendências e eventos em tempo real: Isso vai ajudá-lo a se manter atualizado sobre o que está acontecendo no mundo e nas redes, e permitir que você reaja mais rapidamente para aproveitar momentos relevantes para a sua marca;
  • – Identificar oportunidades que estejam alinhadas com a marca: Não basta apenas reconhecer uma tendência ou evento; o ponto-chave aqui é avaliar se a oportunidade ressoa com seu público-alvo e se pode ser integrada de maneira autêntica à sua estratégia;
  • – Agir rapidamente para aproveitar o momento: A velocidade é um fator determinante no marketing de oportunidade. Por isso, após identificar uma tendência ou evento, reúna o time para desenvolver as campanhas (boas, hein?) e as implemente na velocidade da luz; 
  • – Criar conteúdos criativos: O conteúdo deve ser atraente, chamativo,  e interessante, mas também estar alinhado com a mensagem que sua marca deseja transmitir. A falta de um objetivo pode deixar a campanha confusa e como consequência, não engajar;
  • – Usar múltiplas plataformas para maximizar o alcance: Para garantir que sua mensagem atinja o maior número possível de pessoas, não fique preso apenas a um canal ou plataforma de comunicação. Utilize redes sociais, sites, blogs, e-mails, enfim. Qualquer outro canal em que seu público possa estar concentrado.

 

Existem muitas oportunidades no mundo, então não se desmotive caso tenha perdido o timing de algum evento, data ou situação. Sempre vai surgir um novo momento para aproveitar e construir campanhas que impactam!

Quer garantir um time que entende como aplicar o marketing de oportunidade? Entre em contato com a nossa equipe expert da Jokerman Belém!

[QUERO CAMPANHAS DE MARKETING DE OPORTUNIDADE]

 

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