Ter uma empresa que gere bons resultados no mercado e satisfaça bem o seu cliente, é o sonho de todo gestor. No entanto, para que esse trabalho ocorra com eficiência é preciso ter muito mais do que uma equipe com profissionais qualificados, é necessário engajamento. Por isso, o marketing de incentivo é uma estratégia que pode ajudar nesse objetivo.
Consiste em motivar os empregados para que atuem com o seu melhor, depois o gestor deve analisar o resultado para chegar no reconhecimento e recompensa. No fim das contas, ambas as partes saem ganhando. Apesar da competição estimulada entre os profissionais, a estratégia é saudável, atrai e retém talentos, motiva a equipe e diminui custos da empresa.
Portanto, veja a seguir os passos para praticar o marketing de incentivo no seu negócio!
1. Descubra qual a motivação
O marketing de incentivo deve ajudar a empresa a solucionar um problema, por isso entenda o que motiva você a utilizar essa estratégia na sua gestão. Está recebendo muitas reclamações dos seus clientes? A taxa de turnover está alta? A equipe está desmotivada?
Essas são algumas perguntas possíveis para se fazer e chegar na sua motivação. Só assim a estratégia terá sucesso, identificando primeiro o que precisa resolver na empresa para melhorar o seu desenvolvimento.
2. Estabeleça os objetivos
Para que o marketing de incentivo funcione é essencial definir muito bem o objetivo da empresa e isso está relacionado a sua motivação. Portanto, entenda os pontos que precisam ser melhorados para estabelecer a meta e onde se quer chegar. Por exemplo, aumentar as vendas, diminuir a espera do cliente, estimular a entrega dos pedidos no prazo etc.
3. Ofereça boas premiações
A parte de recompensa é importante para o sucesso da sua estratégia Afinal, você quer que os seus colaboradores desejem o prêmio e para isso façam por merecer, não é mesmo? Então, é hora de entender os interesses dos profissionais para premiá-los conforme as suas expectativas.
Para isso, vale oferecer algum passeio, jantar com acompanhante ou até mesmo um curso profissionalizante. Muitas empresas preferem investir nessa última opção, pois além de motivar o colaborador, melhora a sua mão de obra — e ambas as partes usufruem desse benefício.
4. Faça feedbacks
Para que todos os colaboradores recebam o mesmo nível de informação sobre a estratégia, é relevante criar um evento ou reunião para lançar o seu marketing de incentivo. Durante ou depois, pode surgir feedbacks por parte dos empregados, assim como o gestor pode expor uma mensagem relevante.
De modo geral, ofereça condições iguais a todos os colaboradores para que eles possam competir sem ficar em desvantagem a outro empregado. Por isso, o feedback deve ser feito com frequência e clareza, para que todos entendam o que precisa aprimorar e como obter êxito no processo.
5. Crie um regulamento
Por fim, o regulamento deve ser criado e exposto para todos da empresa, com informações do que será avaliado, como será mensurado os resultados e os prazos e as premiações que devem acontecer. Nesse sentido, as métricas também são utilizadas para medir o resultado de um marketing de incentivo.
Com todos os passos definidos e um regulamento documentado, ficará mais fácil a análise dos resultados mediante os KIPs. Para isso, você pode contar com a Agência Jokerman que domina esse tipo de estratégia e análise de resultados, para colocar o seu marketing de incentivo alinhado aos demais planos da sua empresa.
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