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Laboratórios de exames e radiologia: como se diferenciar nesse mercado?

Os laboratórios de exames e de radiologia têm especificidades marcantes em relação a outras iniciativas. Especialmente, no que se refere à precisão de exames, confiabilidade e outras características que determinam sua reputação.

No entanto, esses importantes detalhes são muito mais requisitos do que diferenciais, ao menos na maioria dos casos e do ponto de vista do marketing. É verdade que existem estabelecimentos de altíssima reputação e que, portanto, são procurados em razão disso, mas na maioria deles a diferenciação depende de muito mais e, mesmo essa boa imagem, é resultado de um conjunto de critérios, alguns até subjetivos.

Por isso, a diferenciação é uma arte complexa e fascinante para quem se interessa pelo tema. Se for o seu caso, o sucesso é inevitável. Confira!

O que diferencia as iniciativas do setor?

Em primeiro lugar, para não deixar dúvidas: qualidade não é diferencial, mas obrigação. Quem não tem qualidade estará fora da disputa de diferenciação tão logo um número de pessoas suficiente perceba isso.

Dito isso, podemos relacionar duas coisas que, de fato, são capazes de criar diferenciação: inovação e conhecimento sobre os hábitos e comportamentos do paciente. Vejamos cada um deles!

Conhecimento sobre o público

Todo paciente percorre um caminho até chegar ao laboratório. Nesse percurso, existe um motivo que pode ser preventivo ou curativo. Um médico é um influenciador da escolha e, dependendo do prestígio, determina explicitamente o local e exame, a pesquisa posterior, a escolha, um atendimento e, finalmente, um pós-atendimento.

A diferenciação ocorre quando você conhece esse processo em detalhes, identifica os hábitos, influências e fatores de decisão envolvidos e, com base nessas informações, elabora uma solução para as dificuldades, problemas e dores que o paciente encontra na sua jornada.

A iniciativa mais capaz de criar um valor superior para o paciente no atendimento dessas questões será a mais diferenciada em relação às outras. Se é conceitualmente simples, não é tão fácil na prática, pois os concorrentes tentarão o mesmo.

Inovação

A criação dessa solução é uma inovação. Ela não precisa ser uma revolução. Para diferenciar, você não é obrigado a começar o negócio de monitoramento domiciliar da condição de saúde do paciente amanhã, ainda que deva se manter atento a essas empolgantes tendências.

Inovar é a aplicação bem-sucedida de algo novo. Pode ser no atendimento, na comunicação com o paciente, na entrega de exames e assim por diante.

Como usar a tecnologia para inovar em laboratórios de exames?

Agora que falamos sobre a natureza da inovação, podemos abordar as possibilidades tecnológicas, especialmente porque, com essa observação prévia, fica fácil perceber que não é a tecnologia em si que diferencia o laboratório, mas a forma como ela é empregada para facilitar a vida do paciente.

Se ela permite a automatização de alguns processos relativos aos exames e, desse modo, agiliza o serviço, além de possibilitar a retirada remota do documento pela internet, por exemplo, podemos perfeitamente considerar um conforto e uma praticidade adicional para o paciente.

No entanto, essa ação é facilmente imitável por parte de outros laboratórios de exames. Sair na frente é uma vantagem, pois transmite a imagem de uma clínica moderna e eficiente, que investe na modernização para melhorar o atendimento, mas é preciso usar a criatividade para encontrar oportunidades de entregar um serviço que seja mais valorizado pelo paciente que o da concorrência.

Enquanto reflete mais sobre isso, conheça 6 dicas para modernizar a gestão de uma clínica médica.

Psiu!

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