Você certamente já deve ter ouvido a frase “quem não é visto não é lembrado”, correto? Pois bem, quando se fala em investimento em marketing, existem empreendedores que relutam para admitir que esse é um aspecto importante para a existência do empreendimento. O que é um grande equívoco, principalmente em um mercado competitivo como o atual.
Se você tem perspectiva de crescimento e entende que a publicidade, de fato, é a alma do negócio, continue a leitura do artigo para saber o que considerar na hora de definir o percentual de investimento em marketing!
O que considerar na hora de definir o investimento em marketing?
Como alguém que já tem familiaridade com o empreendedorismo, você deve saber que nenhum investimento na empresa deve ser feito somente com base na intuição. Desde a precificação de produtos ou serviços até o valor que será gasto para produzir novas soluções para o mercado devem ser devidamente planejados.
Dado o contexto, para se chegar ao valor ideal de investimento em marketing é preciso utilizar uma série de aspectos como parâmetro, tais como:
- porte da organização;
- margem de lucro;
- tipos de estratégias de marketing almejadas;
- segmento do mercado em que o negócio atua;
- análise da concorrência;
- contexto da economia atual;
- perspectivas de crescimento, entre outros fatores internos e externos.
Qual o percentual ideal para investir em marketing?
De acordo com uma consistente pesquisa de mercado realizada recentemente, a The CMO Survey, existem dois parâmetros diferentes para definir um percentual ideal de investimento em marketing, sendo eles o fato da organização ser no formato B2C ou B2B.
No primeiro caso, há uma necessidade maior de se comunicar com o público, o que leva à requisição de mídias essenciais, na maioria dos casos. Portanto, os valores tendem ser proporcionalmente maiores.
Após consultar cerca de 3 mil gestores de marketing, o percentual de investimento foi calculado com base na receita, gerando os seguintes resultados:
- 5,4% do orçamento para organizações B2B que atuam com produtos;
- 7,1% do orçamento para organizações B2B que atuam com serviços e produtos;
- 10,1% do orçamento para organizações B2C que atuam com produtos;
- 8,9% do orçamento para organizações B2C que atuam com serviços.
Com base nos valores levantados, podemos concluir que organizações no modelo B2C que atuam com a venda de produtos exige mais investimentos em marketing do que empresas prestadoras de serviços que atuam no formato B2B.
Por que revisar se o investimento em marketing traz resultados?
Por fim, é fundamental verificar periodicamente se o investimento em marketing está trazendo resultados, pois sem um acompanhamento dos resultados, é impossível saber se a empresa está obtendo lucro ou prejuízo.
Para isso, existem métricas muito úteis, como o tradicional Return On Investment, popularmente conhecido como ROI. Resumidamente, essa KPI serve para mensurar o índice de retorno sobre qualquer tipo de investimento.
Outra forma interessante de verificar a viabilidade de manter os investimentos em marketing é contar com a consultoria de uma agência de marketing especializada em estratégias para promover e consolidar o negócio em seu mercado de atuação, como a Agência Jokerman.
Como você pôde contemplar neste conteúdo, saber ao certo qual é o percentual de investimento em marketing ideal para a sua empresa é muito importante para que os recursos financeiros não sejam desperdiçados, o que contribui com a lucratividade.
Caso você tenha alguma dúvida sobre como calcular os valores para investir no marketing de sua empresa, a equipe da Jokerman pode ajudar! Aproveite para entrar em contato com a gente agora mesmo e solicitar soluções feitas sob medida para o seu negócio!