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Qual o percentual ideal de investimento em marketing?

Investimento em marketing: descubra agora qual é o percentual ideal para investir nas estratégias de publicidade para a sua empresa!
investimento em marketing

Você certamente já deve ter ouvido a frase “quem não é visto não é lembrado”, correto? Pois bem, quando se fala em investimento em marketing, existem empreendedores que relutam para admitir que esse é um aspecto importante para a existência do empreendimento. O que é um grande equívoco, principalmente em um mercado competitivo como o atual.

Se você tem perspectiva de crescimento e entende que a publicidade, de fato, é a alma do negócio, continue a leitura do artigo para saber o que considerar na hora de definir o percentual de investimento em marketing!

O que considerar na hora de definir o investimento em marketing?

Como alguém que já tem familiaridade com o empreendedorismo, você deve saber que nenhum investimento na empresa deve ser feito somente com base na intuição. Desde a precificação de produtos ou serviços até o valor que será gasto para produzir novas soluções para o mercado devem ser devidamente planejados.

Dado o contexto, para se chegar ao valor ideal de investimento em marketing é preciso utilizar uma série de aspectos como parâmetro, tais como:

  • porte da organização;
  • margem de lucro;
  • tipos de estratégias de marketing almejadas;
  • segmento do mercado em que o negócio atua;
  • análise da concorrência;
  • contexto da economia atual;
  • perspectivas de crescimento, entre outros fatores internos e externos.

Qual o percentual ideal para investir em marketing?

De acordo com uma consistente pesquisa de mercado realizada recentemente, a The CMO Survey, existem dois parâmetros diferentes para definir um percentual ideal de investimento em marketing, sendo eles o fato da organização ser no formato B2C ou B2B.

No primeiro caso, há uma necessidade maior de se comunicar com o público, o que leva à requisição de mídias essenciais, na maioria dos casos. Portanto, os valores tendem ser proporcionalmente maiores.

Após consultar cerca de 3 mil gestores de marketing, o percentual de investimento foi calculado com base na receita, gerando os seguintes resultados:

  • 5,4% do orçamento para organizações B2B que atuam com produtos;
  • 7,1% do orçamento para organizações B2B que atuam com serviços e produtos;
  • 10,1% do orçamento para organizações B2C que atuam com produtos;
  • 8,9% do orçamento para organizações B2C que atuam com serviços.

Com base nos valores levantados, podemos concluir que organizações no modelo B2C que atuam com a venda de produtos exige mais investimentos em marketing do que empresas prestadoras de serviços que atuam no formato B2B.

Por que revisar se o investimento em marketing traz resultados?

Por fim, é fundamental verificar periodicamente se o investimento em marketing está trazendo resultados, pois sem um acompanhamento dos resultados, é impossível saber se a empresa está obtendo lucro ou prejuízo.

Para isso, existem métricas muito úteis, como o tradicional Return On Investment, popularmente conhecido como ROI. Resumidamente, essa KPI serve para mensurar o índice de retorno sobre qualquer tipo de investimento.

Outra forma interessante de verificar a viabilidade de manter os investimentos em marketing é contar com a consultoria de uma agência de marketing especializada em estratégias para promover e consolidar o negócio em seu mercado de atuação, como a Agência Jokerman.

Como você pôde contemplar neste conteúdo, saber ao certo qual é o percentual de investimento em marketing ideal para a sua empresa é muito importante para que os recursos financeiros não sejam desperdiçados, o que contribui com a lucratividade.

Caso você tenha alguma dúvida sobre como calcular os valores para investir no marketing de sua empresa, a equipe da Jokerman pode ajudar! Aproveite para entrar em contato com a gente agora mesmo e solicitar soluções feitas sob medida para o seu negócio!

Psiu!

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