Pular para o conteúdo

Instagram Shopping: saiba como utilizar esse recurso a favor do seu negócio!

O Instagram Shopping é uma ferramenta que simplifica o processo de compra dos clientes. Quer saber mais? Confira nosso artigo!
instagram shopping

O Instagram Shopping é uma funcionalidade recente que vem facilitando bastante a vida de varejistas e empreendedores em geral. Com um público tão expressivo acessando essa rede social todos os dias, viu-se a necessidade de simplificar o processo de compra, até mesmo sem a necessidade de sair da plataforma.

De que forma o Instagram Shopping ajuda a vender mais? Quais os recursos que podem ser explorados? Ao longo do texto responderemos a essas perguntas, de modo que você consiga tirar o máximo de proveito da ferramenta. Continue a leitura até o final e fique por dentro do tema!

O que é o Instagram Shopping?

O Instagram Shopping é um recurso que permite o acesso a informações mais detalhadas acerca de um produto, simplificando o processo de compra. Além dos ícones de feed, IGTV que ficam acima das publicações, as lojas que tiverem habilitado o Instagram Shopping terão um ícone semelhante a uma sacola. Em outras palavras, clicando nessa sacola o usuário pode agora acessar todos os produtos dessa loja.

Vale destacar também que o Instagram Shopping não é apenas direcionado a quem já tem uma loja virtual. Mesmo os pequenos lojistas que ainda não têm um site podem usar a ferramenta para vender, pois o Instagram permite que todo o processo seja feito dentro da plataforma.

Como funciona a ferramenta de venda no Instagram?

Ao decidir realizar vendas pelo Instagram, é relevante conhecer as diversas formas de dispor os seus produtos por lá. Você já sabe que existe uma ferramenta de lojinha na plataforma, não é mesmo?

Entretanto, existem outras modalidades de venda na rede social. Confira abaixo quais os possíveis formatos de venda para a sua empresa:

Stories

Os stories são uma excelente maneira de divulgar os produtos do Instagram Shopping. Logo, divulgar o item nos stories de modo a direcionar o usuário para uma página com informações mais detalhadas pode trazer excelentes resultados. Muitas pessoas, principalmente as que passam menos tempo na plataforma, tendem a visualizar mais o stories do que o feed.

Feed

Como falamos há pouco, quando o usuário clica no ícone de sacola ele tem acesso a um feed somente com os produtos marcados pelo Instagram Shopping. Se a pessoa estiver em busca de um sapato, por exemplo, é possível obter todas as especificações e detalhes visuais do produto, bem como o preço, formas de pagamento e frete.

Realidade aumentada

Já pensou na possibilidade de os usuários experimentarem um produto sem precisar sair de casa? Pois bem, os recursos de realidade aumentada do Instagram Shopping permitem isso. Se o consumidor usou e gostou, é possível clicar no item e finalizar a compra. Os principais itens que se enquadram nos filtros de realidade aumentada são:

  • chapéu;
  • batom;
  • itens de decoração;
  • óculos, entre outros.

Pequenos empreendedores

Alguns pequenos e médios empreendedores acreditam que só é possível vender se tiverem um site e isso é um grande equívoco. Hoje, através do Instagram, é possível fazer bons negócios por meio da plataforma.

O mais interessante é que o shopping do Instagram disponibiliza informações completas sobre um determinado produto. Assim, o empreendedor pode inserir links para redirecionar para uma página de vendas ou até mesmo utilizar o botão de checkout, sem precisar sair da página.
Logo, é possível fechar a compra dentro do próprio Instagram, sem existir a necessidade de criar um site ou página de vendas. Isso favorece que um pequeno ou médio empreendimento formalize suas vendassem muita burocracia e de forma otimizada.

Por que usar o Instagram para vender?

O principal motivo para vender no Instagram é ter um processo de compra totalmente otimizado. Sem burocracia, sem abrir diversas páginas, pois a plataforma conta com tudo em um só lugar.

Catálogo, informações sobre o produto e checkout no mesmo ambiente, o que favorece para que os clientes consigam fazer uma compra instantânea. 

Ou seja, a plataforma disponibiliza uma nova forma de fazer negócios mostrando produtos para clientes em potencial, em uma rede que conta com mais de 90 milhões de usuários no Brasil.

Além disso, a plataforma oferece os seguintes benefícios para os empreendedores:

  • Processo de compras otimizado para o cliente;
  • Checkout totalmente seguro;
  • Gera tráfego para quem tem site;
  • Ajuda no bom posicionamento da marca;
  • Amplia o alcance da empresa.

Quais os requisitos do Instagram Shopping?

Para usar o recurso de Instagram Shopping é preciso fazer a integração da página da loja no Facebook com o Instagram, ou ter um e-commerce. Para os empreendedores que não têm comércio eletrônico é preciso abrir uma conta no Facebook Business.

Confira os principais critérios para ter sua loja na plataforma:

  • A sua loja precisa oferecer produtos físicos, ou seja, não funciona para oferecer serviços;
  • Precisa atender às políticas de comércio propostas pela Meta;
  • Precisa ter uma conta comercial;
  • É necessário conectar sua conta a uma página criada no Facebook.

Por fim, se sua loja atende a esses requisitos, já está apta para começar a vender na plataforma!

Afinal, como criar uma loja no Instagram?

Agora que você já entendeu os critérios para criar uma loja, confira abaixo o passo a passo para abrir sua loja no Instagram:

  1. Verifique a elegibilidade da sua loja: após ler todos os requisitos do Instagram, se a sua empresa atende a todos os pontos elencados, é só seguir o próximo passo.
  2. Associe sua página do Facebook ao Instagram: entre na conta da sua loja no Instagram e edite o perfil. Após isso, na parte que consta as informações públicas, clique em “página” e escolha a página que se conectará;
  3. Carregue o portfólio de produtos: o catálogo pode ser criado diretamente pelo “Gestor de Negócios do Facebook”;
  4. Revise a sua conta: após finalizar a parte do catálogo, a plataforma irá revisar seus produtos antes de disponibilizá-los para marcação na loja. Esse procedimento pode levar alguns dias, então é necessário esperar a notificação;
  5. Cadastre seus produtos: quando sua avaliação estiver positiva, já será possível cadastrar e colocar os produtos no ar. Basta inserir as fotos de cada produto, adicionar as tags para colocar nome, preço e outras imagens da mercadoria.

Para finalizar, o Instagram Shopping, além de ajudar a vender mais e consegue favorecer a um bom relacionamento com o cliente, aumenta o alcance da marca e proporciona uma melhor experiência de compra aos usuários da rede social. 

Nós da Agência Jokerman podemos te ajudar a explorar o máximo do potencial dessa ferramenta, para que os seus resultados sejam cada vez melhores!Quer saber como podemos ajudar o seu negócio a vender mais pelo Instagram Shopping? Entre em contato conosco agora mesmo e converse com um de nossos atendentes!

Psiu!

Queres conteúdo gratuito?

Dicas, novidades e conteúdos exclusivos pra você. Deixe seu e-mail!

    Compartilhe esse conteúdo

    VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

    plugins premium WordPress