Humanização de marcas é um assunto empolgante porque implica em agregar a imagem do negócio atributos que revelam o melhor das pessoas. Assim, promove uma reputação especial e única para as empresas bem-sucedidas em aplicá-la.
Realizar esse objetivo depende de capacidade de liderança, envolvimento da equipe e de muita empatia, o que envolve desafios inspiradores e conquistas importantes, capazes de contribuir para a realização profissional e a rentabilidade do empreendimento.
Você está pronto para superá-los? Confira os detalhes e as nossas dicas!
O que é a humanização de marcas?
O sentido mais comum atribuído ao termo “humano” é o de identificar tudo que é relativo ao homem, mas investigando um pouco melhor, podemos encontrar definições mais aprofundadas e até filosóficas, nas quais a humanização é um processo contínuo de aprimoramento em direção ao ideal do homem.
Já o conceito de marca, reflete a impressão deixada (marcada) na mente do público em relação a um produto ou empresa. Unindo esses dois conceitos, podemos pensar a humanização das marcas como um processo de construção de uma imagem que assume características humanas e reforça os aspectos mais nobres das relações, como honestidade, solidariedade, confiabilidade, sensibilidade e empatia.
Como construir uma marca humanizada?
Com base na definição que acabou de ler, você já pode deduzir que o processo de humanização da sua marca envolve aspectos emotivos do seu público, mas relacionamos alguns pontos para você considerar de um modo mais objetivo e prático. Conheça-os nos tópicos abaixo.
Entenda o que é humano para o seu público
É humano uma marca ajudar uma comunidade carente em determinada época do ano? Normalmente, a resposta para essa pergunta é sim, mas determinados públicos podem achar que fazer isso apenas em um período seja uma atitude oportunista, que não muda a vida dessas pessoas de fato.
Contudo, esse é apenas um exemplo. Necessariamente, humanizar não depende de ações de responsabilidade social e de caridade, ainda que elas sejam ótimas para isso. O importante é conhecer o seu público e focar nele, para entregar o tipo de humanidade que ele valoriza.
Comece por sua equipe
É difícil imaginar que um time possa prestar um atendimento humanizado se não receber o mesmo tratamento. Desse ponto de vista, não pense na humanização como uma série de regras a serem seguidas por todos, mas como uma cultura interna que valoriza as pessoas e os aspectos humanos das relações. A partir dessa visão, mesmo que não consiga no curto prazo, trabalhe continuamente suas habilidades de líder para conscientizar a equipe sobre ela.
Ofereça relevância
Se o seu público faz pesquisas periódicas sobre o seu produto quando ele têm alguma dúvida, a busca na internet visa resolvê-las. Para construir uma marca humanizada, é fundamental conhecer essas dúvidas e saber formular respostas diretas sobre elas, produzindo conteúdos nas redes sociais, no seu site, canais e blog que ajudem na compreensão desses questionamentos.
Personifique as relações
Uma marca humana interage com os seus clientes com proximidade, o que implica em definir seu público como uma pessoa e não um número. Além de suas características demográficas, como idade e faixa de renda, os seus clientes têm preferências, manias, desejos e problemas que os caracterizam como seres humanos.
Use as redes sociais
As pessoas se revelam nas redes sociais de um modo único e particular. Nenhum outro canal permite levantar informações de comportamento, segmentar ações, monitorar resultados e transmitir mensagens tão próximas, personificadas e humanas.
Por fim, pense na humanização de marcas como o melhor recurso que você tem para aumentar a proximidade com os clientes, o engajamento e para fidelizá-los. É isso que torna essa estratégia tão importante e bem-sucedida. Por isso, continue se informando sobre assuntos relacionados ao tema.
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