Se você chegou até este artigo enquanto procurava por informações sobre como fazer o gerenciamento de blog, certamente já deve ter percebido o quanto é importante ter presença no ambiente virtual.
Sendo assim, uma das premissas do marketing digital é justamente a produção de conteúdo para a internet e, para isso, o gerenciamento de blog pode ser considerado um dos pilares de estratégias segmentadas para o meio online.
Pensando nisso, preparamos este artigo para que você saiba como fazer um bom gerenciamento de blog. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto!
O que é gestão de conteúdo?
De forma simplificada, é o processo de organização, armazenamento e consolidação de maneira eficiente dos materiais que irão compor um determinado conteúdo, neste caso, o blog da sua empresa. Esses materiais podem ser textos, vídeos, áudios, imagens, infográficos, etc.
Gerenciar o conteúdo de um blog exige, entre outras coisas, um vasto conhecimento sobre SEO, já que cada postagem deve ser elaborada de forma estratégica não apenas para atrair os usuários e conquistá-los por meio de informações úteis, mas também para melhorar o posicionamento da página nos mecanismos de busca e, assim, consolidar o marca no ambiente virtual.
Considere o gerenciamento de blog como um dos passos mais importantes para iniciar sua jornada no marketing de conteúdo. Falaremos mais sobre isso nos próximos tópicos.
Como fazer o gerenciamento de blog?
Agora que você já sabe o que é gestão de conteúdo, mostraremos algumas boas práticas sobre como fazer um eficiente gerenciamento de blog.
Defina a frequência dos posts
Embora esse número possa ser maior, no mínimo duas postagens por semana pode ser o suficiente para fazer com que os usuários mantenham expectativas sobre seu blog e o SEO seja otimizado.
É claro que a frequência pode variar de acordo com o crescimento da empresa e a dominação no mercado. Mas, é importante destacar que você jamais deve abandonar o blog, pois nos dias atuais ele é um dos canais de comunicação mais importantes.
Modere os comentários
Por falar em “não abandonar o blog”, uma prática muito comum e que prejudica a imagem de diversas empresas é postar conteúdos automaticamente e ignorar as interações dos usuários.
Se o seu blog tem a seção de comentários ativada, é imprescindível que ela seja moderada. Isto é, os comentários devem ser analisados antes que sejam postados publicamente. Isso não apenas ajuda no engajamento, como também evita situações possivelmente desagradáveis.
Use ferramentas para mensurar a eficácia do blog
Como há uma infinidade de recursos para isso, não iremos citar nenhum específico, mas é importante utilizar ferramentas que mensurem o desempenho do seu blog, apontando números sobre:
- taxa de cliques;
- tempo de permanência nas páginas;
- número de acessos;
- taxa de rejeição.
Entre outras informações cruciais para o aprimoramento de suas estratégias de marketing digital.
Por que a frequência de postagem é importante?
A frequência de postagens, assim como a quantidade de artigos publicados pela sua marca, são aspectos que contribuem com a consolidação no mercado em que ela atua. Isto é, ajudam a transformar seu negócio em autoridade no assunto. Além disso, quanto mais conteúdos postados, maiores as chances que os consumidores em potencial “esbarrem” em um tópico relacionado aos seus produtos ou serviços.
Para concluirmos, vale destacar que quantidade não deve superar qualidade. É importante ter uma boa frequência de postagens, mas uma boa estratégia de gerenciamento de blog é baseada em informações relevantes e textos bem escritos. Não se esqueça de que seus concorrentes também estão escrevendo sobre temas relacionados. Quem prezar mais pela qualidade irá se destacar.
As informações sobre como melhorar o gerenciamento de blog da sua empresa foram úteis? Então não deixe de conferir também o nosso post sobre as melhores dicas para fazer marketing nas redes sociais!