O principal responsável pelo PIB do estado do Pará é o segmento de serviços e comércio, com cerca de 60,4%. Essas atividades são estimuladas pelo turismo, que tem tido destaque especialmente na região metropolitana de Belém, capital do estado. Outro ponto que chama atenção é o setor industrial, cujos principais segmentos são o alimentício, o madeireiro, o alumínico, o químico, entre outros.
Nesse contexto, incentivar setores que fazem a economia girar na região metropolitana de Belém é algo positivo — e, para isso, o conceito de geomarketing se mostra uma solução eficaz. Trata-se de uma estratégia em que a campanha é direcionada por meio dos dados de localização dos usuários de suas redes sociais.
Mas você sabe quais vantagens essa estratégia pode oferecer? Neste post, vamos trazer algumas das vantagens de investir no marketing digital local. Confira!
Maior segmentação do seu público
A primeira vantagem do geomarketing é o aumento significativo da capacidade de segmentar o seu público-alvo. Geralmente, isso está diretamente ligado ao marketing digital. Quando comparamos o marketing digital com o offline, podemos perceber que um dos benefícios é ser possível direcionar os recursos para os usuários que de fato apresentam interesse nas soluções ofertadas.
No marketing offline, quando se investe em um outdoor, por exemplo, é possível alcançar apenas as pessoas que passam pelo local (e nem sempre fazem parte do público da empresa em questão). Já no marketing digital isso acontece de outro jeito: as campanhas são personalizáveis, e o interessado consegue determinar as características do seu cliente ideal, isto é, pessoas que têm interesses semelhantes ao do anúncio.
Análise de mix de produtos por região
Outra vantagem é poder explorar o mix de produtos na localidade em questão. Por exemplo, em um estado como o Pará, cujo território é vasto, torna-se custoso fazer com que o estoque dos produtos esteja sempre em alta. O cenário é ainda mais complicado no caso de produtos perecíveis, visto que você pode perder a carga caso ela não seja vendida a tempo.
Logo, avaliando da forma correta o mix de produtos e as saídas por cada região da cidade, é possível reconhecer o padrão de consumo e criar estratégias muito mais acertadas. Dessa forma, você consegue saber se um determinado produto ou serviço é mais vendido em uma localização do que em outra. Isso ajudará a sua logística, o atendimento ao cliente e, consequentemente, os lucros.
Melhora a interação
Criar anúncios personalizados eleva a chance de engajamento. Isso se dá porque a identificação gerada torna mais propícia a interação do futuro cliente com aquela peça de marketing. Imagine a seguinte situação: uma agência de turismo objetiva fazer anúncios de opções de lazer em curta distância. Logo, não tem sentido enviar alternativas de viagens de um dia na região Nordeste do país para quem está no Norte. Nesse cenário, seria muito menor o engajamento.
Todavia, caso seja levada em consideração a localização dos usuários, mostrando as alternativas de lazer que estão bem próximas as pessoas de Belém, obviamente será maior o engajamento e também os resultados das vendas.
Por fim, com o mercado cada vez mais competitivo na região metropolitana de Belém, sai na frente quem tem um conhecimento maior sobre o perfil e o comportamento do consumidor — e o geomarketing é uma peça fundamental nessa missão!
Por meio dessa estratégia, é possível criar e disponibilizar conteúdos muito mais direcionados, conforme a localização geográfica do público-alvo. Dessa forma, é muito mais fácil conquistar a atenção e a preferência dos seus clientes na sua região.
Viu como o geomarketing pode ser vantajoso para a região metropolitana de Belém? Então, aproveite para ler também “Marketing digital em Belém? A economia paraense justifica esse investimento!” e saiba mais sobre o assunto!