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Gatilhos mentais: o que são, como utilizá-los a seu favor e o que não fazer

Aprenda a usar os gatilhos mentais a favor do seu negócio e aumentar as suas vendas com essa técnica de persuasão.
Mulher com uma lâmpada sobre a cabeça simbolizando ideia sobre gatilhos mentais para vendas

Se estamos o tempo todo vendendo algo, seja um produto ou serviço, é fundamental saber usar essa ferramenta tão eficiente que são os gatilhos mentais.

Hoje vamos falar sobre essa técnica de persuasão utilizada pela maioria das empresas que desejam aumentar sua cartela de clientes assíduos e obter resultados positivos.

Então preparamos esse artigo para enriquecer suas ações de marketing digital com gatilhos mentais. Continue conosco!

O que são gatilhos mentais para vendas?

Os gatilhos mentais são utilizados para desencadear uma série de lembranças armazenadas em nossa mente, despertando sensações e sentimentos já experienciados.

Assim, eles também se tornam ferramentas de linguagem e persuasão que conseguem convencer as pessoas a tomar decisões pretendidas.

Os gatilhos podem repercutir nas áreas emocionais tanto de forma positiva quanto negativa, porque reagir a estímulos mentais é próprio da natureza humana, por isso é preciso cuidado ao usá-los.

Quais os tipos mais comuns de gatilhos mentais?

Antes de você sair aplicando gatilhos mentais na sua metodologia de vendas é preciso estudar o comportamento de compra do seu público-alvo para identificar quais gatilhos fazem sentido ao seu negócio. No marketing emocional, por exemplo, o foco é “ganhar o coração” dos clientes despertando boas sensações e induzi-los a comprar através dos sentimentos.

Para o sucesso das vendas é necessário entender cada tipo de gatilho mental e conhecer a fundo seu público para aplicar o que realmente resultará em ações concretas.

Confira os principais tipos e exemplos de gatilhos mentais que vendem!

⠀• Reciprocidade

Esse gatilho estimula a reação de retribuir algo recebido e faz as pessoas se sentirem obrigadas a devolver o bem que recebeu de bom grado.

Exemplo: Disponibilização de materiais ricos, conteúdos focados em ofertar soluções reais e brindes.

⠀• Autoridade

Uma pessoa que demonstra domínio sobre aquilo que faz é interpretada como especialista, e nossa mente entende que a autoridade deve ser acatada.

Exemplo: Conteúdos diversos que demonstrem toda a sua expertise sobre o seu nicho disponibilizados em suas páginas sociais. 

⠀• Prova Social

Sabemos que a opinião alheia tem certo peso sobre as nossas escolhas e isso também se reflete nas decisões de compra. Quando existem outras pessoas atestando que aquele produto ou serviço é especial, tendemos a creditar mais confiança a ele.

Exemplo: Depoimentos e referências de clientes, e cases de sucesso.

⠀• Novidade

Tudo que é inédito brilha em nossos olhos e aguça a nossa curiosidade. Assim, o gatilho da novidade estimula pessoas a ansiarem por algo que está por vir.

Exemplo: Lançamento de um novo produto ou serviço.

⠀• Escassez e urgência

O uso desses dois gatilhos mentais incita o sentimento de necessidade pelo seu produto, podendo desencadear até mesmo ansiedade por isso. Ao perceber que existem poucas unidades do produto e por tempo limitado, muitas pessoas sentem que precisam adquiri-lo logo para não perderem a oportunidade.

Exemplo: Inscrições limitadas, bônus por tempo determinado, e quantidade limitada de produtos.

Citamos os gatilhos mentais que mais vendem e são aplicados pelo marketing, mas há inúmeros outros que podem ser compatíveis à sua estratégia de vendas.

O que você deve evitar ao utilizar gatilhos mentais

Até aqui você viu todos os apelos dos gatilhos mentais e como empregar essas técnicas à sua realidade, agora vai saber o que não deve ser feito.

👉 Jamais use os gatilhos como “arma” de venda sem ética. Queremos que você entenda que é preciso ter coerência ao usar essa ferramenta e, além disso, ter respeito ao próximo.

👉 Parece clichê afirmar que não se deve prometer aquilo que não pode cumprir, mas é muito real e benéfico sustentar a promessa, pois isso resultará em fidelização de clientes a longo prazo.

👉 Não os use para empurrar uma venda a alguém. A ética deve servir de base para que ambos os lados tenham benefícios.

O objetivo não é enganar as pessoas vendendo uma ilusão, assim, ter responsabilidade ao usar os gatilhos mentais é primordial para o sucesso do seu negócio.

Vimos o quanto ser verdadeiro no uso dos gatilhos mentais é importante para o futuro da sua empresa, e aplicar esses estímulos nas redes sociais e demais páginas é benéfico para engajar pessoas e se destacar. Agora para completar seu conhecimento, descubra no blog da Jokerman como fazer o seu planejamento de conteúdo!

Psiu!

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