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Gamificação em Marketing: entenda o que é e suas aplicações

A gamificação é uma estratégia bastante efetiva em termos de vendas e fidelização dos clientes. Para saber mais, confira nosso artigo!
gamificação em marketing

Qual empresa não deseja prender a atenção do público, gerando engajamento e conversão? Mesmo investindo em conteúdos relevantes para a audiência, o consumidor do século XXI está sempre à procura de mais experiências, o que exige visão e preparo por parte das empresas. A gamificação em marketing surge exatamente com esse propósito: estreitar a relação entre o público e as marcas.

Talvez você já tenha ouvido falar em gamificação, porém não aplicado ao mundo do marketing. Ao longo do texto falaremos acerca desse conceito, ressaltando as suas vantagens, principais técnicas adotadas e como utilizá-las na prática. Boa leitura!

O que é gamificação em marketing?

A gamificação é o uso de elementos presentes nos jogos para os mais variados fins. Na área educacional, por exemplo, usa-se o conceito na hora de aumentar o aprendizado de crianças portadoras de déficit de atenção. No contexto do marketing, a técnica é utilizada para fornecer uma experiência melhor ao público, saindo um pouco do senso comum de criar conteúdos para blogs e fazer postagens nas redes sociais. Dito isso, os elementos principais da gamificação são:

  • regras;
  • competição;
  • pontuação.

Quais as vantagens da gamificação em marketing?

A gamificação é um meio bastante efetivo de fidelizar clientes, ajudando a aumentar as receitas e o diferencial competitivo do negócio. No entanto, a empresa pode se beneficiar de várias outras formas, como você pode conferir abaixo:

Aproximação entre empresa e consumidor

A gamificação ajuda a quebrar algumas crenças dos consumidores. Uma delas é a visão de que uma empresa existe apenas para vender, prestar um bom atendimento e obter lucro. Portanto, proporcionar uma experiência diferenciada faz o público enxergar a companhia com outros olhos, aumentando assim a relação de proximidade.

Maior chance de compartilhamento

Existem formas de gamificação que exigem compartilhamento ou alguma ação específica para o consumidor permanecer no jogo. Isso não só aumenta o engajamento, como também atrai de forma espontânea leads qualificados para o negócio, implicando em uma redução de custos referentes com a prospecção de novos clientes.

Maior alcance do negócio

Mesmo pessoas que passam boa parte do tempo jogando ou acessando redes sociais podem não conhecer uma determinada empresa. Nesse sentido, a gamificação é um ótimo meio de divulgação da marca, pois pode em pouco tempo se tornar um negócio mais popular e comentado entre as pessoas.

Quais as técnicas usadas na gamificação em marketing?

Para um jogo atrair o público, é preciso projetá-lo segundo algumas técnicas. A primeira que podemos citar é a história, sendo que uma das formas de torná-la cativante é inserir personagens que tenham alguma identificação com o público-alvo, bem como gerar engajamento e compartilhamento por parte dessas pessoas. Outras técnicas aplicadas na gamificação que podemos citar são:

  • contagem regressiva, indicando que o consumidor será recompensado de alguma forma se executar aquela ação o mais rápido possível;
  • emblemas ou títulos, que mostram as conquistas daquele usuário;
  • ranking, estimulando a competitividade entre os consumidores.
  • divisão em níveis, como básico, intermediário e avançado.

Quais as principais aplicações práticas da gamificação em marketing?

Se você ainda não visualizou até aqui a gamificação, saiba que separamos para você alguns exemplos do. O Waze ajuda os condutores a fugir de congestionamentos e trechos em obras que podem fazê-los se atrasar na ida a algum lugar. Além disso, o usuário fornece informações para que o aplicativo auxilie também outros motoristas, em uma relação de ganho mútuo.

Outro exemplo é a Nike, que lançou um aplicativo para que os seus clientes fossem estimulados a praticar atividade física. Uma das formas de promover a gamificação nesse caso é o ranking, de modo que os usuários possam compartilhar seus resultados com os amigos, fomentando a competitividade entre eles.

A gamificação em marketing surge com o propósito de estreitar a relação entre o público e as empresas, gerando fidelização. Se deseja obter o máximo de potencial dessa estratégia, saiba que nós somos uma agência especializada em serviços de marketing. Agregamos valor ao seu negócio por meio de serviços como planejamento estratégico de marketing digital, gestão de mídias sociais e tráfego pago.

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