Estratégias de produção de conteúdo online têm ganhado cada vez maior relevância, considerando o excelente custo-benefício que apresentam para os clientes. Para realizar esse investimento na sua empresa, é fundamental conhecer alguns termos específicos.
O funil de vendas, por exemplo, é uma metodologia que envolve vários processos, desde o momento em que o usuário conhece a marca até a finalização de uma compra. Todo esse caminho consiste no chamado “funil de vendas”, abrangendo topo, meio e fundo de funil.
Seguir as etapas iniciais da maneira adequada é como pavimentar o trajeto dos leads rumo ao objetivo da marca. Neste texto, falamos sobre o fundo de funil, último estágio do processo. Confira!
Qual é a importância do fundo de funil?
Depois de passar por topo e meio, é no fundo de funil que o lead se decide e resolve adquirir o produto ou serviço disponibilizado pela empresa. Trata-se, portanto, da transformação dele em um verdadeiro cliente da marca.
Vale ressaltar que o tempo do caminho do usuário pelo funil é algo bastante variável. Quanto mais eficiente o trabalho de Inbound, mais leads viram consumidores, mas nem sempre isso acontece rapidamente. Entretanto, o fundo de funil costuma ser a etapa de menor duração, porque a pessoa já formou uma opinião sobre a questão.
Considerando os conceitos de marketing digital, sabe-se que, no fundo de funil, o lead já identificou o próprio problema, e a empresa, por sua vez, demonstrou as credenciais necessárias para solucioná-lo. O fundo, então, consiste na decisão final, podendo envolver análises comparativas com a concorrência e outros detalhes.
Aplicando as estratégias corretas no que diz respeito ao conteúdo produzido, uma marca tem grandes chances de concretizar conversões na última etapa do processo. A necessidade do fundo de funil é, ao fim e ao cabo, manter o bom trabalho que fez o lead chegar até ele.
Quais conteúdos podem ser produzidos nessa etapa?
Objetividade e clareza na transmissão da mensagem são as duas palavras-chave ao planejar a elaboração de materiais para o fundo de funil. O lead precisa entender que a empresa é definitivamente capaz de resolver seu problema. Veja exemplos a seguir.
Vídeos
Mencionamos a objetividade no parágrafo acima, certo? Isso quer dizer que os vídeos devem ser curtos, demandando um tempo menor de atenção de quem os assiste. Eles têm visualização simples e facilitam a resolução de dúvidas básicas do lead.
Prestar atenção para não deixar o vídeo apelativo ao falar da marca figura como um cuidado muito importante, mas esse é um conteúdo que exige maior especificidade em relação às etapas anteriores do funil. Na hora da montagem do material, é vital prezar pela qualidade, pois não se pode correr o risco de perder a conversão.
Webinars
Webinars ganham cada vez mais espaço no mercado porque ajudam no processo de criação de autoridade da marca. Se você não conhece o termo, saiba que ele consiste, basicamente, em uma palestra online, aproximando os espectadores da empresa.
Para produzi-lo, o ideal é desenvolver um roteiro capaz de transmitir credibilidade aos leads, evitando a possibilidade de afastá-los da conclusão da compra. Outra vantagem do webinar é a possibilidade de avaliar caso a caso e ter uma ideia real sobre a quantidade de pessoas próximas do passo decisivo.
Versões teste
Aqui, a intenção é simples: ganhar pontos com o lead a partir da transmissão de autoconfiança e de credibilidade da marca. Ao oferecer uma versão teste do produto ou serviço, a empresa deixa claro que sabe da qualidade do que entrega aos clientes.
Para viabilizar a estratégia, é interessante incluir chamadas para a ação bem posicionadas para facilitar a tomada de decisão do lead. Mesmo que ele não finalize a compra e tenha apontamentos a fazer, a alternativa serve como forma de aprimorar algum detalhe visando à otimização dos próximos resultados.
O fundo de funil, conforme observamos, é uma etapa fundamental e decisiva no processo de jornada de compras. E-books, cases de sucesso e depoimentos de clientes, por exemplo, consistem em outras excelentes alternativas de materiais, e as redes sociais devem ser ativadas corretamente para amplificar o alcance das campanhas.
Quer continuar lendo sobre jornada de compras? Aproveite a visita ao blog e desvende todas as etapas do funil de vendas!