Pular para o conteúdo

Fases do marketing: a evolução que quebrou barreiras!

Entenda como as fases do marketing foram mudando ao longo dos anos, seguindo a evolução do comportamento dos consumidores.

Partiu embarcar numa viagem do tempo e conhecer todas as fases do marketing? Isso pode ajudar a sua empresa a melhorar as estratégias. Não acredita? Então, vem!  

Sabe aquele marketing raiz, lá da época dos nossos pais, que parecia funcionar no grito? 😅 Pois é, ele cresceu, evoluiu e hoje está quase mandando mensagens personalizadas pro seu WhatsApp. 

E faz sentido essa evolução ter acontecido, sabe? O mundo mudou, então o marketing teve que aprender a dançar conforme a música para não ficar parado na cadeira – e que dança, hein?!

Vem com a gente que hoje vamos fazer uma pequena viagem no tempo, cheia de nostalgia e boas risadas, para relembrar todas as fases pelo qual o nosso querido marketing passou. Vamos mostrar como ele saiu do ‘compra, compra, compra’ pra conquistar o coração (e o bolso) do consumidor 😉. 

Fases do marketing: de massas a emoções conectadas!

Nossa viagem no tempo começa agora! Vamos juntos?

👨🏼‍🏭 Marketing 1.0: produção em massa (e nada mais)

Era industrial, baby! Aqui o que importava era fabricar muito e gastar pouco. Os consumidores? Ahhh, um mero detalhe. Quer um carro? É preto, é Ford e pronto! Essa fase era puro foco na produção e na padronização. Quem tivesse um produto no mercado já estava na frente.

Lembra do Model T da Ford? Então, Henry Ford dizia: “Você pode escolher qualquer cor, contanto que seja preto”. Genial para a época, mas zero consideração com as preferências dos consumidores, né?

👀 Marketing 2.0: de olho nas necessidades do cliente

Opa, parece que aqui o jogo começa a virar. No marketing 2.0, as empresas percebem que as necessidades dos consumidores são mais do que só demandas pontuais: são oportunidades para criar soluções que fidelizam! Aqui entra o famoso “cliente em primeiro lugar”, e a segmentação de mercado finalmente começa a dar as caras.

Os comerciais da Bombril, com o ator Carlos Moreno, se tornaram memoráveis na época. Quem não lembra do bordão “Mil e uma utilidades”? #saudades… Esses comerciais mostravam como o produto se encaixava direitinho no dia a dia das pessoas, valorizando as necessidades delas e convenhamos, de um jeito bem criativo.

🫱🏻‍🫲🏾Marketing 3.0: gente como a gente

Aqui a internet veio para bagunçar (e melhorar) as coisas um pouco. No marketing 3.0 os consumidores têm voz e querem se sentir valorizados e eles estão mais exigentes também.

Essa fase é sobre humanização. Não adianta só vender; é preciso ouvir, dialogar e mostrar valor. A conexão emocional começa a ser o coração do marketing e as estratégias, mais humanas.

A campanha “Isso Muda o Mundo”, do Itaú, marcou essa época (quem aí lembra?). A marca deu um show ao conectar suas iniciativas com preocupações sociais e ambientais, mostrando que pequenas atitudes fazem diferença.

🦋Marketing 4.0: personalização na veia

Agora o marketing começa a olhar diretamente nos olhos do consumidor. Tudo é sobre ele: suas preferências, seu comportamento, sua experiência. Inclusão digital e abordagem sob medida viraram palavras de ordem, e perde quem não segue elas. Cada etapa do funil de vendas é um universo à parte e precisa de uma estratégia específica.

Exemplo? iFood! A marca foi pioneira em usar tecnologia para personalizar a experiência do cliente ao máximo. Do restaurante preferido ao cupom certo na hora certa, tudo ali tinha (e tem) objetivo: agilidade e praticidade na palma da mão para matar a fome! 

🫀Marketing 5.0: tecnologia com emoção

Chegamos ao futuro (ou será que podemos dizer, presente?). O Marketing 5.0 é sobre usar tecnologia para criar conexões reais e profundas com o consumidor. A ideia é unir o melhor dos dois mundos: o poder dos dados com a empatia humana. 

Durante a pandemia, vimos um “boom” dessa fase, com diversas empresas repensando sua existência para mostrar que estão ao lado do cliente.

Quem não lembra do Mercado Livre, quando mudaram o símbolo para um toque de cotovelos? Foi um jeito simples da marca reforçar a necessidade de manter distanciamento social, mas mostrar que estava conectada (e preocupada) com a realidade do momento.

Você também pode gostar: Canais de Distribuição: o que é e os 5 principais no Marketing

Preciso entender das fases do marketing?

Oxi, claro que sim! Por que, vamos combinar: marketing nunca foi só sobre vender, vender e vender, e sim sobre construir relações sólidas com os clientes.

Entender as fases do marketing pode ajudar a nossa empresa a não cair na armadilha de aplicar estratégias ultrapassadas, por exemplo. Conseguimos manter o nosso planejamento redondinho, alinhado às tendências atuais. 

Imagine querer atingir a Geração Z com métodos do marketing 1.0? Não dá, né?! 

🚀 Bóra turbinar o marketing? Vem com quem entende do jogo!

Ficar atualizado no marketing é trabalho sério que exige ferramentas, conhecimento em tendências, análise de dados e por aí vai… É coisa de louco? Sim! Mas também é apaixonante! Principalmente se você tiver do lado pessoas que amam esse trabalho e tem na veia a arte de criar e transformar ideias.

Aqui na Jokerman Belém, nós somos apaixonaaaaados por construir planos de ação e moldar as estratégias de nossos clientes. Inclusive, adoramos também ver os números da sua empresa subindo em escala, mostrando que as ideias no papel trouxeram resultados reais falta só abrirmos uma champagne e comemorar, hoho! 🥂

Se assim como outras empresas você quer dar aquele upgrade no seu marketing, aqui vai um conselho do nosso time: escolha o parceiro que vai embarcar nessa jornada de cabeça com você! Aquele que vai deixar suas estratégias afiadas para atrair, captar e reter clientes e tornar esse trabalho do marketing bem diferentão! 😎 

Bóra bater um papo? Clique aqui e fale agora com nosso time pelo WhatsApp!

Post atualizado em Dezembro/2024

Psiu!

Queres conteúdo gratuito?

Dicas, novidades e conteúdos exclusivos pra você. Deixe seu e-mail!

    Compartilhe esse conteúdo

    VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

    plugins premium WordPress