Será que a forma de trabalhar a publicidade hoje é a mesma da época de nossos pais? As fases do Marketing nos mostram que o comportamento do consumidor muda constantemente, sendo preciso acompanhar esse processo.
Vamos conversar sobre isso neste artigo, vem conosco nesse bate-papo sobre as fases do Marketing!
Quais são as fases do Marketing?
As etapas do Marketing nos mostram claramente que permanecer na zona de conforto, utilizando técnicas de publicidade sem considerar o comportamento de compra das pessoas não é uma opção saudável para o crescimento das vendas.
Marketing é a busca por novas formas de alcançar pessoas, e compreender os anseios da sua audiência é fundamental para estruturar estratégias que impactem a vida dela.
Vamos entender como se deu a evolução do Marketing ao longo dos anos.
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Marketing 1.0
Surgiu na era industrial, e seu foco estava voltado para a produção em larga escala propriamente dita, o que não ofertava grande competitividade entre as marcas.
A fase do Marketing 1.0 se destaca pela padronização de produtos na busca de vender para o maior número de pessoas possível, sem considerar as suas necessidades.
• Exemplo de Marketing 1.0
A montadora de carros Ford é um exemplo clássico dessa fase do Marketing em que o objetivo era produzir mais a custos reduzidos, e seus conhecidos carros pretos demonstram a produção massiva de um padrão.
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Marketing 2.0
Dando um passo além, no Marketing 2.0 as empresas começam a reconhecer que as necessidades de seus clientes são oportunidades de negócios.
O acesso à informação entrega nas mãos dos consumidores o poder de decisão, resultando no start da segmentação de mercado.
A comunicação entre empresa e cliente deixa de ser engessada e campanhas personalizadas vão ganhando destaque.
• Exemplo de Marketing 2.0
Quem não se lembra daqueles comerciais da Bombril “Mil e uma utilidades”?
A empresa se dedicou a demonstrar aos seus consumidores que eles eram importantes e que suas necessidades seriam sanadas com o produto.
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Marketing 3.0
A evolução da internet surge para dar voz aos consumidores. Com isso, as empresas tiveram que repensar suas estratégias de Marketing para que seus clientes se sentissem únicos e que são ouvidos.
A humanização da comunicação entre essas duas pontas é a estratégia crucial para alcançar pessoas com efetividade.
No Marketing 3.0 os valores das empresas são o combustível para vendas. Ao entregar soluções para os problemas reais das pessoas, acontece o impacto positivo do público.
• Exemplo de Marketing 3.0
O Banco Itaú levou muito a sério esse conceito de Marketing e investiu em humanizar a sua marca.
Em sua campanha “Isso muda o mundo”, a instituição reforça que pequenas atitudes mudam a realidade de uma sociedade, demonstrando sua preocupação com os aspectos ambientais, sociais e financeiros de seus clientes.
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Marketing 4.0
Nessa etapa o Marketing abre os olhos e se volta para a individualidade dos consumidores, desde as suas necessidades até o seu comportamento de compra.
Toda a opinião conta e exerce influência sobre os resultados de um negócio, e assim os esforços se direcionam para a inclusão digital.
A venda se torna um processo e para cada etapa há uma abordagem específica que promove uma experiência de compra para os consumidores.
• Exemplo de Marketing 4.0
O aplicativo iFood usa de toda a tecnologia para entregar inclusão, agilidade e praticidade na vida das pessoas, demonstrando sua total utilidade ao dia a dia de sua audiência.
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Marketing 5.0
O avanço tecnológico e a realidade mundial ditam as regras dessa evolução do Marketing, que caminhou para agregar ainda mais valor à experiência dos usuários.
A palavra-chave do Marketing 5.0 é a conexão, unir as empresas e clientes para que ambos obtenham vantagens no processo de venda, e a pandemia contribuiu para este crescimento.
Philip Kotler, grande estudioso do assunto, nos mostra que as estratégias devem se pautar nas particularidades de cada público, nas novas formas de fazer negócios e na franca expansão tecnológica.
• Exemplo de Marketing 5.0
A empresa Mercado Livre, reconhecendo o poder do Marketing, se adapta à situação mundial da pandemia, e buscou deixar claro aos seus consumidores o seu engajamento com as causas sociais.
Ao mudar o seu símbolo para um toque entre dois cotovelos, reforçou a necessidade do distanciamento social e das medidas protetivas contra o coronavírus.
Por fim, podemos entender que nas fases do Marketing não há retrocesso e muito menos anulação de etapas. O que acontece é o acompanhamento das mudanças no comportamento dos consumidores e a complementação de estratégias.
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