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Estratégias de pós-atendimento na área da saúde: como fazer?

Como fazer o pós-atendimento? É provável que você já tenha uma boa percepção da importância do relacionamento posterior ao atendimento, mas ainda assim vale a pena destacar sua relevância.

Quando é atendido em sua necessidade e, posteriormente, recebe cuidados, o paciente aumenta sua confiança na clinica e identifica o propósito do atendimento. Ou seja: ele percebe uma iniciativa de humanização, passando a dar preferência em ocasiões futuras e fazendo indicações.

Interessou-se pelo assunto? Continue a leitura e confira algumas dicas para um bom pós-atendimento!

Mantenha um cadastro atualizado

Do mesmo modo que um histórico de prontuário facilita a anamnese, o de atendimento contribui para o entendimento sobre os mais diversos detalhes da relação entre o paciente e a clínica.

Aliás, “mnesis” deriva do grego e se refere à memória — que nada mais é do que o armazenamento de dados. Um cadastro atualizado, de fácil acesso e com informações detalhadas é determinante para cada etapa do atendimento.

Capacite a equipe de atendimento

Um atendimento humanizado e atencioso é instintivo para algumas pessoas, mas também pode ser aprendido. Além disso, uma abordagem profissional de capacitação fornece diversos subsídios que não são intuitivos.

Saber como armazenar e usar a informação, por exemplo, é um dos conhecimentos necessários, bem como o conceito de experiência do paciente e tantos outros imprescindíveis ao entendimento sobre o tema.

Entenda a experiência do paciente

Além de um diagnóstico preciso, um tratamento eficaz e uma recuperação plena, os pacientes esperam que esse processo seja o mais confortável possível. Um atendimento humanizado pressupõe que cada etapa que o constrói seja conhecida e cuidada.

As dores físicas são inevitáveis em algumas situações, mas a experiência vivida em uma clinica para saná-las pode ser satisfatória ou não. O ambiente físico, a qualidade do atendimento, a agilidade, a eficiência e cada detalhe adicional contribuem para o marketing e a formação de uma percepção sobre a competência e a qualidade.

As etapas posteriores ao atendimento são os momentos propícios para perceber se essa experiência foi satisfatória e o que pode ser feito para melhorá-la.

Demonstre atenção com a continuidade do diagnóstico e o tratamento

A manifestação de atenção e a demonstração do valor humano atribuídas pelo paciente à clínica é o ponto central do pós-atendimento. Se tal intenção ficar evidente, o objetivo principal estará cumprido. De forma mais pontual e prática, podemos listar as estratégias abaixo.

Lembre o paciente sobre procedimentos

Uma mensagem refrescando a memória do paciente sobre a necessidade de jejum para um exame posterior ou de uma compressa para aliviar determinado sintoma (entre outras providências) é uma ótima maneira de garantir um bom atendimento posterior.

Faça pesquisas

Uma enfermeira pode considerar uma coleta de sangue tecnicamente perfeita, por exemplo. Mas, se ela fizer isso de modo que pareça estranho para o paciente, não podemos dizer que o procedimento tenha sido de fato impecável.

A coleta do ponto de vista do paciente por meio de pesquisas , quando bem executada, também transmite a preocupação da clínica com a visão dele.

Acompanhe o tratamento

O suporte posterior ao atendimento consiste essencialmente em acompanhar o relacionamento. Portanto, como se trata de dar continuidade ao tratamento, é lógico supor que monitorá-lo seja uma forma de manifestar o valor do paciente para a clínica.

Nesse caso, é preciso ter sensibilidade. Perguntar sobre a saúde do paciente em casos graves pode ser invasivo e desagradável. Por isso, é importante ter o cuidado de se limitar à confirmação de que suas expectativas em relação à clínica foram atendidas, ou seja, de que ele recebeu o que precisava da forma ideal e no tempo certo para continuar o tratamento.

No mais, ter ciência de como fazer o pós-atendimento significa também saber o momento de celebrar com o paciente. Datas comemorativas, como aniversário e Natal, são ótimas oportunidades para entrar em contato no período após a recuperação.

Mas há muito mais a ser refletido sobre o atendimento. Saiba como melhorá-lo na sua clínica!

Psiu!

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