Você está precisando dar um gás na sua equipe? Motivar os colaboradores da empresa? Então, temos uma solução, o endomarketing!
Todos que trabalham ou já passaram pela rotina de uma empresa sabem bem o quanto é necessário que os colaboradores “vistam a camisa” e se identifiquem com a cultura organizacional para que o negócio tenha êxito.
Por isso, a Jokerman Belém preparou este artigo para te ajudar a melhorar o relacionamento interno e bem-estar da sua equipe. Boa leitura!
O que é endomarketing?
Diferente da comunicação interna, que funciona como um elo entre setores, o endomarketing se baseia em ações voltadas a engajar a equipe tanto para o alcance de objetivos como aumento da produtividade do time.
Mas, vamos além e considerar que através de um endomarketing bem direcionado a reputação corporativa ultrapassa as paredes da empresa e se torna uma eficiente estratégia de marketing.
Afinal, quem não gosta de se sentir pertencente a algum grupo ou lugar?
É isso que buscamos ao adentrar em uma equipe, fazer parte de um plano de ação para atingirmos juntos as metas estabelecidas.
Quais as vantagens do endomarketing?
Investir no cliente interno do seu negócio é a base do endomarketing, promovendo um ambiente de trabalho leve e positivo para o crescimento geral.
E, toda boa ação da empresa em prol de seus colaboradores poderá se converter em benefícios à instituição em diversos aspectos, principalmente quando se trata de produtividade e aumento dos lucros. Confira a seguir.
Vantagens do marketing institucional
- • Motivação e valorização da equipe;
- • Maior produtividade;
- • Enriquecimento das relações corporativas;
- • Bem-estar no ambiente de trabalho;
- • Diminuição da rotatividade de funcionários;
- • Recebimento de feedbacks;
- • Agregação de valor ao trabalho;
- • Conversão de colaboradores em promotores da marca.
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Qual a colaboração do endomarketing para a empresa?
O endomarketing é uma forma de demonstrar ao colaborador o seu papel e valor para a instituição e, assim, fazer com que ele enxergue todo o seu potencial.
Possivelmente o maior objetivo destas ações é motivar o funcionário de maneira que se sinta satisfeito com o ambiente de trabalho como um todo.
Quer um exemplo de que o endomarketing é altamente eficiente para resultados positivos?
Observe como a Coca-Cola trabalhou o marketing interno de sua equipe para que todos fizessem um bom trabalho nas Olimpíadas do Brasil, motivando sentimentos de orgulho e pertença.
Como aplicar ações de endomarketing na rotina da equipe?
Observe a seguir algumas estratégias que você pode aplicar no ambiente de trabalho e melhorar o desempenho da equipe.
Benefícios e recompensas
Que outra melhor forma de demonstrar que você está satisfeito com o trabalho que seus colaboradores vêm entregando? Incentivando e recompensando-os por isso!
Exemplos:
- • Incentivo à práticas de atividades físicas (vale-academia);
- • Cupons de descontos;
- • Day off no aniversário, etc.
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Plano de carreira
Aplicar um plano de carreira em que os funcionários entendam onde estão e o caminho que devem percorrer para crescer é uma forma de motivá-los a permanecer na equipe e investir em seu trabalho.
Dessa forma, fica mais fácil vislumbrar um futuro próspero e estimular o sentimento de pertencimento.
Comunicação interna
Promover um ambiente de trabalho favorável ao diálogo é imprescindível para que a empresa conheça as expectativas e frustrações de seus colaboradores.
Ao partilhar opiniões, o funcionário expressa a sua realidade e os feedbacks podem ser transformados em mudanças internas que beneficiem todos.
Exemplos
- • Eventos motivacionais;
- • Pesquisas de clima organizacional.
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Capacitação
De nada adianta cobrar eficiência da equipe se a empresa não fornece subsídios para isso.
É fundamental preparar o time de funcionários para gerar resultados positivos, e para tornar isso possível, nada melhor do que entregar ferramentas, cursos e treinamentos voltados para capacitá-los.
Exemplos:
- • Network;
- • Cursos;
- • Palestras.
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Eventos e comemorações
Vamos para algo que é campeão em motivar equipes: comemorar conquistas.
Ao celebrar resultados e metas cumpridas, a empresa demonstra a sua gratidão pela contribuição dos funcionários e reconhece a importância de cada um ali dentro.
Exemplos:
- • Happy hours;
- • Confraternizações;
- • Aniversários;
- • Folgas extras.
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Quantos ganhos podem ser obtidos com estas ações, não é mesmo?
Cada empresa possui um perfil e uma cultura organizacional diferente, e suas estratégias de endomarketing devem estar alinhadas a isso e aos objetivos pretendidos.
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