Em 2020, existiam 4,66 bilhões de usuários da internet, segundo pesquisa realizada pela We Are Social e Hootsuite. Destes, 2,7 bilhões estavam ativos no Facebook. Ou seja, não nos surpreende o fato de grande parcela da população fazer parte das redes sociais.
Inclusive, de alguns anos para cá, elas têm se tornado uma oportunidade de negócio, tanto para venda de produtos, quanto para se aproximar de clientes. Mas será que é preciso estar em todas as redes sociais?
No post a seguir saiba por que é importante participar delas e se você precisa criar um perfil em cada uma. Veja também como decidir quais redes sociais usar. Boa leitura!
Por que é importante estar nas redes sociais?
É raro encontrar alguém que não faça parte de, pelo menos, uma rede social. Segundo a mesma fonte da We Are Social, cada usuário participa, em média, de 8 redes sociais, chegando a ficar online quase 7 horas por dia.
Com isso, as formas de consumo também mudaram, o que explica o fato do mercado publicitário movimentar US$ 152,7 bilhões em sites e US$ 97,7 bilhões em redes sociais.
Sendo assim, é importante considerar a participação nas redes, tanto como forma de comunicação com o público, quanto para usá-la como meio de ganhar autoridade em sua área, divulgar serviços e produtos e também vendê-los.
Além disso, o custo de participar delas é baixo, já que os investimentos envolvem mais ações de publicidade da empresa e manutenção de um bom conteúdo. Assim, as receitas geradas pelos negócios alcançados por elas podem suprir essas despesas.
É preciso estar em todas as redes sociais?
Já que mais da metade dos usuários de internet do mundo estão nas redes sociais, seria natural pensar que é bom estar em todas as redes sociais, certo? Porém, isso não é necessário e nem recomendado.
Isso porque grande parte das redes compartilha funções parecidas. Além disso, com o tempo, a tendência é que as redes sociais se transformem, alcançando públicos distintos, já que essas pessoas migram entre elas, conforme surgem novidades.
Por fim, estar nas redes sociais exige uma boa estratégia de Marketing Digital, o que envolve a produção de um bom conteúdo. Sendo assim, quanto mais redes você tiver, mais trabalhoso será para alimentá-las de forma original e não repetitiva.
Como saber quais redes sociais usar?
É importante você saber, que a sua marca não precisa estar em todas as redes sociais só por elas estarem em alta. Por isso, é interessante construir sua presença com base na sua persona e na necessidade do seu negócio.
Sabendo disso, confira algumas dicas abaixo que irão te ajudar:
Conheça as redes sociais
Antes de sair marcando presença em todas as redes sociais, é importante que você conheça cada uma delas e entenda seu funcionamento. Não adianta nada você estar nelas todas, sem estratégia e conhecer, de fato, seu público-alvo.
Além disso, é importante conhecer o algoritmo das redes sociais, pois cada uma delas possui seu próprio conjunto de regras, que definem o que usuário irá ver com base nos interesses.
Esteja onde o seu público está
Cada rede social tem um perfil de público. Atualmente, o Facebook é conhecido por ter pessoas mais velhas. Já o Tik Tok é a rede social dos jovens, no momento. Isso tende a mudar com o tempo.
Por isso, é importante acompanhar o seu público onde ele está e escolher as redes que mais possibilitam uma comunicação com ele. Aqui no nosso blog tem um conteúdo que pode te ajudar na hora de criar uma comunidade digital!
Avalie suas necessidades
Atuar nas redes sociais envolve o uso de vários recursos. Por isso, também é importante que a rede social ofereça as ferramentas ideais para o seu negócio. Por exemplo, espaços para os formatos de conteúdo que você usa.
Defina uma estratégia com profissionais
Após olhar todas as redes sociais, ainda restam dúvidas de como agir? Então, outra boa dica para você se posicionar online é contar com a ajuda de profissionais que possam criar uma estratégia digital para guiar o seu negócio online.
Aqui no Jokerman, por exemplo, você encontra serviços como Planejamento, Marketing nas Mídias Sociais e Marketing de Conteúdo para definir a melhor forma de atuação, tanto no Marketing Local quanto para alcançar consumidores distantes.
Assim, você não precisa estar em todas as redes sociais, apenas onde seu público está, para, dessa forma, alcançar as pessoas certas e trazer resultados reais para sua empresa.
Gostou do conteúdo? Acompanhe nosso blog e fique por dentro de tudo a respeito do marketing digital.