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4 erros que você deve evitar no marketing de relacionamento

Quer saber quais são os erros que você deve evitar no marketing de relacionamento? Então, não deixe de conferir este conteúdo!
marketing de relacionamento

Para se manter saudável a longo prazo, um negócio precisa da fidelização de clientes. Afinal de contas, ter consumidores leais e frequentes garante não apenas vendas para eles, mas também o ganho de credibilidade da marca a partir dos comentários positivos que fazem a amigos e familiares.

É por isso que o marketing de relacionamento cumpre papel tão importante. Segundo pesquisa da Bain & Company, uma mesma pessoa consome quase 70% a mais entre o 31º e 36º mês de contato com a marca em relação ao primeiro semestre da relação. Prova da necessidade de priorizar processos e não forçar uma proximidade apressada.

Se você quer saber como não cometer deslizes no marketing de relacionamento, continue conosco no post e confira 4 erros que deve evitar na sua estratégia. Boa leitura!

1. Ignorar as demandas do público

Relevância é uma das chaves do marketing de relacionamento. Portanto, a abordagem deve ser trabalhada pensando no valor entregue à pessoa. Um ótimo exemplo está na geração de conteúdos educacionais em blogs ou sites, transmitindo informações úteis para quem buscou por elas.

Para tanto, a marca precisa entender quais são as demandas do seu público. Esse tipo de pesquisa ajuda a delimitar os materiais a produzir, ou seja, jamais ignore as exigências específicas de quem de fato consumirá os conteúdos desenvolvidos. Marketing de relacionamento é, sobretudo, dependente do consumidor e seus interesses.

2. Desconsiderar o pós-venda

Entre as falhas mais comuns em estratégias de marketing de relacionamento, certamente aparecem problemas no período pós-venda. Muitas empresas deixam de manifestar a devida preocupação com o cliente depois da concretização do negócio, o que representa um erro gravíssimo pensando na fidelização.

O processo do marketing de relacionamento é contínuo. Ele demanda, por exemplo, dicas ao consumidor a respeito do uso ideal do produto ou serviço comprado. Nesse cenário, avaliações da satisfação ajudam a otimizar a experiência de acordo com o estreitamento de laços entre pessoas e marca, estimulando o retorno do cliente e a fidelização.

3. Tornar a comunicação exaustiva

Mesmo que exista uma preocupação clara com as demandas do público e o devido cuidado na abordagem pós-venda, é essencial elaborar métodos não invasivos de comunicação. Afinal, a linha entre a gentileza e a inconveniência pode ser tênue muitas vezes.

Para não parecer perturbador, o ideal consiste em desenvolver um planejamento das abordagens, englobando diversos cenários. As práticas mais eficientes de comunicação envolvem a disponibilidade constante, em vários canais e o uso da tecnologia flexibilizando o contato. E lembre-se: não insista, evitando impressões erradas.

4. Deixar de capacitar a equipe

Diante de um mercado marcado pela crescente concorrência, aliada à exigência dos consumidores, o atendimento deve ser de alto padrão. Caso contrário, a tendência é perder clientes para outras empresas do ramo.

A falta de investimento na capacitação da equipe, então, pode pesar bastante. É necessário prezar pela atualização frequente dos funcionários, garantindo abordagens agradáveis e eficientes, sem afugentar as pessoas ou prejudicar a credibilidade do negócio.

No marketing de relacionamento, conforme observamos, o foco está na experiência do público. Quando a marca se preocupa em satisfazê-lo, atendendo suas demandas e não forçando uma proximidade que normalmente se forma com o tempo, os resultados costumam ser excelentes.

Uma estratégia de marketing digital é capaz de evitar qualquer erro nas abordagens. Aproveite a visita e saiba como nós, da Jokerman Belém, podemos ajudar: solicite uma proposta!

Psiu!

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