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E-mail marketing é ou não uma boa estratégia?

Quer construir e disparar boas campanhas de e-mail marketing? O time da Jokerman Belém mostra como! 

Dados do Statista revelam que aproximadamente 4,3 bilhões de pessoas ao redor do mundo utilizam o e-mail diariamente para trocar mensagens. Além disso, um estudo da McKinsey&Company indica que uma campanha de e-mail marketing pode ser até 40 vezes mais eficaz na captação de clientes do que o uso das redes sociais.

Não é de hoje que o e-mail marketing vem sendo recomendado, mas porque parece ainda haver receio em apostar nessa estratégia?

Nosso time de especialistas acredita que o problema está na falta de resultados obtidos em uma campanha de e-mail marketing mal planejada, o que fez com que muitas empresas desistissem de recorrer ao e-mail marketing!

Como nossa missão aqui na Jokerman Belém é trazer resultados por diferentes canais e abordagens, não poderíamos deixar de produzir um conteúdo que mostra, na prática, como aplicar e se beneficiar da estratégia. 

Vamos entender mais sobre essa ferramenta?

O que é e-mail marketing 

O e-mail marketing é uma estratégia que consiste em usar o correio eletrônico (e-mail) para comunicar-se diretamente com clientes e potenciais clientes de maneira personalizada.

Uma campanha de e-mail marketing pode incluir o envio de promoções, conteúdos informativos, boletins de notícias, atualizações de produtos e serviços, entre outros.

A proposta com o e-mail marketing é manter um contato direto com a sua base de contatos e fazer com que os clientes se sintam inspirados a tomar ações, como acessar um conteúdo do blog, comprar um produto ou serviço, ou saber mais sobre a empresa.

E-mail marketing: como funciona?

Por se tratar da construção e do envio de mensagens, o funcionamento do e-mail marketing é bastante simples (pelo menos na teoria).

Nós primeiramente definimos o objetivo com o e-mail marketing, que pode ser aumentar vendas, melhorar o relacionamento com o cliente ou divulgar novos produtos, para em seguida preparar uma lista de endereços para qual será enviado esse conteúdo.

Após essa etapa, desenvolvemos a mensagem que será inserida no corpo do e-mail (que deverá transmitir a informação certa e com o tom de voz ideal para nossa persona), e automatizamos o envio da mensagem a partir de ferramentas que permitem a programação dos disparos.

A etapa “mecânica”, que consiste em disparar os e-mails, é a mais simples. O desafio da estratégia está em conseguir construir um conteúdo que passe a ideia certa ao público e, principalmente, selecionar o perfil certo de clientes para receber a mensagem.

LEIA TAMBÉM | Marketing de conteúdo além do blog: conheça essa estratégia

Como aplicar a estratégia de e-mail marketing, na prática

Como falamos acima, o e-mail marketing depende de quatro pilares para funcionar: objetivo, lista de contatos, criação de conteúdos e ferramentas de disparo. Logo, para aplicarmos a estratégia (e obtermos sucesso), será preciso:

1. Definir os objetivos da nossa campanha

Quais são os resultados esperados com a campanha de e-mail:

2. Listar os contatos com base em critérios

Nem todos os clientes da base estão qualificados para receber o e-mail. Existem contatos que estão no topo da jornada de compras, enquanto outros estão mais propensos a interagir com conteúdos e clicar em uma promoção. 

Assim sendo, é muito importante segmentar o público que receberá a mensagem, considerando critérios como interesses, demografia, comportamentos, enfim.

3. Criar um conteúdo relevante para a nossa estratégia

Depois que você tiver feito as listas de contatos, será o momento de construir a mensagem que será disparada para os endereços. Aqui, você precisará avaliar o tom de voz e o formato de conteúdo ideal para cada uma das pessoas, além de desenvolver um material que faça sentido aos objetivos da sua campanha de e-mail. 

Mais abaixo trouxemos alguns exemplos para você se inspirar.

4. Programar o disparo dos e-mails

Assim que os e-mail marketing forem construídos, teremos que configurar e programar o envio das mensagens a partir de ferramentas de automação de marketing.

Acima dissemos que essa é a etapa mais fácil de toda a estratégia, mas isso não significa que ela deva ser negligenciada pelo seu time, ok? É muito importante usarmos ferramentas fáceis e intuitivas para certificar que os e-mails sejam enviados no momento certo, e assegurar que as ferramentas não apresentarão problemas no disparo dos e-mails. 

Algumas opções que podem ser interessantes, são:

  • MailChimp
  • HubSpot
  • SendinBlue

5. Aplicar testes e monitorar os resultados

Nem sempre conseguimos acertar o alvo na primeira tentativa, por isso o trabalho do time não pode ir até o disparo dos e-mails. Aplicar testes e monitorar os resultados será importante para descobrirmos o tipo de conteúdo que a nossa lista mais gosta e que gera maiores taxas de abertura. 

LEIA TAMBÉM | Perfil do consumidor 2024: entenda os principais tipos de perfis e como preparar sua empresa

Exemplos de e-mail marketing para sua estratégia

Agora que já vimos o que é e-mail marketing, como ele funciona e quais são as etapas para aplicar a estratégia, vamos dar uma olhada em alguns exemplos de e-mail marketing que podem ser usados em suas campanhas. 

1. Para uma campanha com objetivo de lançar um produto

Assunto: Você vai amar nossa novidade!

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2- Para uma campanha com foco fidelizar clientes

Assunto: Você é especial para nós!

Oi [Nome],

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3- Para uma campanha que pretende aumentar a taxa de conversão de vendas

Assunto: Você não pode perder essas ofertas!

Hello, [Nome] ! Tudo bem?

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Como a Jokerman Belém pode ajudar sua empresa a criar campanhas de e-mail marketing que geram resultados

Muitos clientes entram em contato com a Jokerman Belém porque não conseguem desenvolver boas campanhas de e-mail marketing sozinhos.

Se você e seu time também estiverem enfrentando essa dificuldade, nos mande uma mensagem para podermos ajudar! 

[QUERO BOAS CAMPANHAS DE E-MAIL MARKETING COM A JOKERMAN]

Psiu!

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