Pular para o conteúdo

4 dicas para utilizar a estratégia de e-mail marketing com eficiência

Quer saber como o e-mail marketing pode aumentar as vendas do seu negócio? Confira o nosso artigo e veja 4 dicas que preparamos para você!
e-mail marketing

As empresas que conseguem se comunicar bem com os seus leads e clientes têm boas chances de aumentar as suas vendas. Além de investir em um conteúdo que seja relevante, é preciso escolher bem os canais nos quais ocorrerá a comunicação com o público. O e-mail marketing surge como uma excelente alternativa, sendo um meio de estabelecer um relacionamento duradouro com os consumidores.

Para que a estratégia de e-mail marketing faça a companhia obter os resultados desejados, é necessário seguir alguns passos. Ao longo deste texto, falaremos melhor sobre isso, de modo a ajudá-lo na hora de se comunicar com a sua audiência. Ficou interessado em se aprofundar no tema? Continue, então, a leitura do nosso artigo e veja quatro dicas que separamos para você!

O que é e-mail marketing?

Quando falamos em e-mail marketing, estamos nos referindo à comunicação que ocorre entre empresa e cliente (ou lead) pelo e-mail. Para que uma pessoa entre nessa lista de contatos, ela faz o download de algum material no blog dessa corporação, como um e-book ou um infográfico. Esse interesse em se aprofundar em um determinado tema torna o indivíduo mais suscetível a receber algumas comunicações na caixa de entrada, que podem ser:

  • newsletters;
  • outros artigos do blog;
  • promoções, entre outras.

Como usar a estratégia de e-mail marketing na prática?

Agora que você entendeu melhor o que é e-mail marketing e como ele pode impactar as vendas de uma empresa, separamos 4 dicas que o ajudarão a obter sucesso com essa estratégia. Veja a seguir!

1. Segmentar a base

Após definir a persona do negócio, é preciso dividir essa base de pessoas em grupos, de acordo com os interesses e as necessidades delas. A razão para isso é que, mesmo em um único nicho, os clientes em potencial podem ter objetivos diferentes.

Considere como exemplo uma academia. Não faz muito sentido enviar e-mails sobre ganho de massa muscular para uma pessoa que começou a se exercitar com o intuito de perder peso, não é? Mesmo que, no futuro, ela queira também atingir esse propósito, é fundamental elaborar conteúdos com o máximo de especificidade, indo ao encontro das necessidades presentes do cliente.

2. Criar conteúdos objetivos

Como as pessoas costumam estar ocupadas em boa parte do dia, investir em conteúdos objetivos e relevantes aumenta bastante a chance de elas abrirem o e-mail. Títulos que sejam sucintos e curtos fazem toda a diferença, principalmente na hora de obter algum destaque entre as várias mensagens que aparecem na caixa de entrada.

Além disso, é importante otimizar os títulos para o smartphone, de modo que o máximo aceitável é em torno de 40 caracteres. Em computadores, esse limite pode ir até, aproximadamente, 70 caracteres.

3. Apostar na personalização

Quanto mais personalizada é a comunicação com o público, maior será a abertura das pessoas com aquilo que o seu negócio oferece. Chamar o cliente ou lead pelo nome e lembrar-se dele no dia do seu aniversário é uma das formas simples de fazer com que ele se sinta valorizado e com que aquela mensagem não seja mais uma propaganda ou newsletter na caixa de entrada.

4. Realizar testes A/B

O teste A/B tem por objetivo medir o nível de aceitação das pessoas em relação às mensagens enviadas. Funciona da seguinte forma: a empresa envia dois e-mails diferentes para os mesmos contatos da lista. Por meio da análise de métricas, é possível saber qual dos dois conteúdos teve maiores taxas de abertura e de rejeição, por exemplo.

Com base nessas informações, a companhia pode realizar ajustes até encontrar aquela configuração que vai, de fato, aumentar o engajamento e, consequentemente, as chances de conversão.

O e-mail marketing ajuda as empresas a se comunicar com os seus contatos e a ter boas chances de aumentar as suas vendas. Para escolher os melhores assuntos, é fundamental conhecer bem a persona do negócio, além de saber o estágio em que a pessoa está no funil de vendas. À medida que ela fica mais próxima de comprar um produto ou contratar um serviço, os conteúdos enviados podem ser mais específicos e, dessa forma, elevar a chance de conversão.

Gostou das quatro dicas que apresentamos sobre como aumentar as vendas da sua empresa pelo e-mail marketing? Continue em nosso blog e compartilhe este conteúdo nas redes sociais!

Psiu!

Queres conteúdo gratuito?

Dicas, novidades e conteúdos exclusivos pra você. Deixe seu e-mail!

    Compartilhe esse conteúdo

    VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

    plugins premium WordPress