Do mesmo modo que ocorre com os pacientes em consultas, o diagnóstico empresarial é um método que permite identificar as causas das dores e problemas enfrentados no dia a dia de um negócio. A diferença é que o organismo em estudo é a própria clínica, o que inclui sua saúde financeira, a qualidade do atendimento, a efetividade do marketing e assim por diante.
Neste texto, vamos abordar o diagnóstico global, mas com foco na atuação digital da clínica. Assim, você poderá responder perguntas como:
- A clínica oferece uma boa experiência para os pacientes?
- Os canais digitais utilizados contribuem para minimizar o desconforto causado por enfermidades? Ou dificultam a interação para o paciente na marcação de consultas, por exemplo?
- As ações da clínica facilitam e estimulam a atração de novos pacientes?
Além disso, um bom diagnóstico permite definir quais são suas prioridades para focar no que é mais importante. Continue a leitura e confira!
Como funciona o diagnóstico empresarial?
Como já adiantamos, o diagnóstico empresarial é uma ferramenta que identifica as fraquezas da clínica. Para cumprir essa função, o método aplicado deve se basear em indicadores de desempenho, relatórios financeiros, pesquisas e estudos sobre cada processo que integra a atividade de gestão.
No entanto, especialmente nos diagnósticos de marketing, de atendimento e os relativos à estratégia digital, é preciso levantar dados sobre o macroambiente. Uma análise mais elaborada pode incluir, informações sobre novas medidas da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que possam impactar na atividade, por exemplo.
Ou seja, existem variáveis internas e externas que influenciam os resultados. Quanto mais delas for possível monitorar, maior será a precisão do seu diagnóstico, mesmo em relação a problemas menos graves. Todo médico sabe como um pequeno desconforto pode se tornar uma grave doença em alguns casos. Com a clínica não é diferente.
Como fazer o diagnóstico empresarial?
Com base no que já revelamos, já deve estar claro que não existe avaliação sem o levantamento de informações. Quanto mais objetivas elas forem, mais preciso será o diagnóstico.
Supor causas e efeitos pode até ser um exercício útil, mas desde que sejam confirmadas posteriormente. Indicadores de performance, pesquisas de satisfação e acompanhamento da jornada do paciente são bons exemplos de fonte de dados.
Tenha em mente que o processo de digitalização fez com que passássemos a ter acesso a uma infinidade de dados. Por isso, não há qualquer necessidade de tentar adivinhar o melhor caminho.
Além de permitir a identificação dos aspectos e falhas que mais impactam nos resultados e, portanto, devem ser tratados com prioridade, o diagnóstico baseado em dados também deve ser usado para encontrar oportunidades que não estão sendo aproveitadas.
Depois disso, procure levantar informações sobre a operação de clínicas que ocupam espaço de referência. Comparar o desempenho com o da concorrência é ótimo para determinar metas de melhoria e definir estratégias de diferenciação. Porém, isso não é uma sugestão para copiar. Nem os chineses fazem mais isso (ou melhor… Bom, deixa pra lá!).
Para concluir, considere que o diagnóstico empresarial sofre limitações quando efetuado pela equipe interna. Por mais qualificada que ela seja, costuma ser difícil observar claramente todos os problemas, pois muitos deles são incorporados à rotina. Além de todo o conhecimento e experiência de um especialista, uma colaboração externa favorece um olhar mais isento e critico — no bom sentido do termo.
Mas essa não deve ser uma preocupação para sua clínica, pois a oportunidade de obter essa contribuição está a dois cliques de você. Faça nosso diagnóstico gratuito e receba um feedback profissional!